Cuidados Após a Depilação

Muitas mulheres e também homens, preferem optar pela depilação para tirar os pelos indesejáveis. Normalmente, o número de vezes que é necessário fazê-la aumenta durante o verão, e nesse período, como a pele está mais exposta, por causa do sol, o cuidado deve ser redobrado. O que não quer dizer que no inverno dá para descuidar, pelo contrário, os cuidados pós depilação são importantíssimos para evitar problemas como: irritação da pele, manchas e o famoso pelo encravado, que tira o sono de qualquer pessoa.

A Depilação Pode Provocar Ressecamento na Pele: Como Cuidar e Prevenir o Problema

Segundo os dermatologistas, qualquer que seja o método escolhido para retirada dos pelos, existe uma “quebra” de barreira na pele, e uma das consequências é a facilidade para o ressecamento da pele. O que significa que um dos cuidados mais importantes após a depilação a ser tomado é: aplicar um hidratante. De preferência use um produto à base de loção cremosa que contenham ativos como: óleos essenciais, ureia e ceramidas. Esses três componentes ajudam a evitar o ressecamento da pele, que pode acontecer, já que foi retirada a “barreira” protetiva. Cada tipo de depilação reage de um modo diferente na pele, no caso do ressecamento, as técnicas que mais provocam esse efeito são: aquela feita com cera fria e aquela feita com cera quente.

A Depilação Pode Provocar Manchas na Pele: Como Cuidar e Prevenir o Problema

Não é o só ressecamento que pode ser uma consequência ruim da retirada de pelos, existem problemas mais graves, que devem ser combatidos com os cuidados após a depilação, como por exemplo, manchas. Isso mesmo, segundo os dermatologistas, o processo inflamatório que pode ser desencadeado depois de uma depilação pode terminar criando uma mancha na pele. O pior ainda, é que esse tipo de mancha é difícil de ser tratada e para fazer com ela desapareça é preciso um longo período. Esse problema é ainda mais complicado de ser resolvido e sanado, quando o paciente usa o mesmo método de depilação por um longo tempo. Para evitar o problema de mancha na pele em consequência de pelo encravado, é importante que nos cuidados após a depilação, você retire o pelo encravado com a ajuda de uma pinça e imediatamente comece usar uma pomada anti-inflamatória.

A Depilação Pode Provocar Pelos Encravados: Como Cuidar e Como Prevenir o Problema

Quantas vezes já ouvimos esse ditado “é melhor prevenir do que remediar”? Centenas ou  milhares, não é mesmo? E vamos falar a verdade, é um ditado muito bom para ser seguido, em tantas coisas, até mesmo no pós depilação. É melhor cuidar bem da pele depois de fazer qualquer tipo de técnica para retirada dos pelos do que ter problemas num futuro próximo e acaba com manchas indesejadas. Também chamado de foliculite, o pelo encravado é um problema muito comum para algumas pessoas depois da depilação. O problema é desencadeado por conta de uma inflamação do “folículo piloso” e não tem lugar certo no corpo para acontecer. Os dermatologistas explicam que isso acontece por causa do “processo de barreira” que a nossa pele faz para que os pelos cresçam novamente gerando a inflamação, a foliculite. Deixando a parte científica de lado, o que podemos e devemos fazer para cuidar da pele depois da depilação e evitar os pelos encravados é a depilação a laser  ou com foto depilação. Fora isso, não tem muito jeito, não importa que você use pinça, cera ou qualquer outro aparelho, os pelos podem acabar encravando. Neste caso, o cuidado antes depilação, de esfoliar a pele dá mais garantia do que o pós.

A Depilação Pode Provocar Irritação na Pele: Como Cuidar e Como Prevenir o Problema

Outro problema muito comum e que pode ser evitado com os cuidados pós depilação é a irritação na pele, que na verdade nada mais é que o organismo mostrando-se “incomodado” com algum componente do que foi usado na técnica. Na grande maioria dos casos, essa irritação deverá ser tratada como uma alergia e deverá ser observado o que a provocou para que não aconteça novamente. E entra nesse ponto, o cuidado depois da depilação, uma vez que você perceba qualquer vermelhidão, coceira ou qualquer outra coisa, não use mais o produto e procure um dermatologista. É necessário identificar o que irrita a sua pele para não repetir o problema. Depois de fazer uma depilação, um outro cuidado que pode evitar possíveis irritações é a prática de esportes, então evite. Além disso, se estiver para usar um produto depilatório pela primeira vez, faça o teste de contato antes de aplicá-lo.

A Depilação Pode Provocar Irritação na Pele: Como Cuidar e Como Prevenir o Problema

A Depilação Pode Provocar Irritação na Pele: Como Cuidar e Como Prevenir o Problema

Outras Dicas de Cuidados após a Depilação

  • Depois da depilação não se exponha imediatamente ao sol.
  • Não aplique nenhum tipo de creme ou produto que tenha substâncias fortes na sua composição, logo após a depilação.
  • Não use bucha com cerdas grossas no banho logo após a depilação, pode causar irritação a pele que estará mais sensível.
  • Procure passar um bom hidratante, que refresque a pele e evite o ressecamento.
  • Não coloque nenhum tipo de roupa muito justa na parte que foi depilada logo depois de ter usado qualquer que seja a técnica depilatório, deixe a pele respirar.
  • Quando for comprar um produto para fazer depilação, leia sempre com atenção o que faz parte da composição e se existe algum daqueles componentes que desencadeiam alergia na sua pele, não use.
  • Depois de depilar a pele tome um banho fresco, não muito quente, morno, de preferência e use um sabão neutro, passe somente uma bucha muito macia sobre a pele ou deixe a água escorrer naturalmente.
  • Cuidado ao usar a pinça para retirar os pelos que não saíram com a depilação, é muito comum quebrar os fios ao invés de arrancá-los, e isso, acaba provocando pelos encravados.
  • Quando usar o método de depilação com cera, evite de ficar tentando arrancar os pelos várias vezes no mesmo lugar, isso poderá resultar em ressecamento da pele e irritação. Pior ainda, pode desencadear uma alergia.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.