Como Evitar Manchas Brancas nas Unhas

Ter unhas bonitas é ter unhas saudáveis e por isso mesmo parte do tempo que as mulheres dedicam a cuidar da aparência e beleza deve ser destinado a elas. Um dos principais problemas que as mulheres enfrentam no dia a dia de cuidados com as unhas é com certeza o aparecimento de manchas brancas.

Se você não aguenta mais sofrer com esse problema saiba que é possível evitar que essas manchas apareçam. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre essas terríveis inimigas da beleza das suas unhas e como fazer para evita-las. Você pode ter unhas lindas, saudáveis e fortes.

As Unhas

As unhas são formadas por células vivas assim como os cabelos e a pele. Por isso mesmo as unhas podem ser usadas como um “equipamento” de avaliação do organismo. Apenas dando uma olhadinha nas suas unhas é possível saber como anda a sua saúde e se o seu organismo está trabalhando bem.

As unhas transparentes refletem uma boa saúde, já aquelas que tem manchinhas são motivos de preocupação uma vez que podem indicar alguns probleminhas. É importante observar bem essas manchinhas para entender o que elas podem significar para a sua saúde.

As Manchas Brancas

As marcas brancas que surgem ás vezes nas suas unhas são chamadas de leuconiquias. Algumas situações do cotidiano podem fazer com que as unhas se tornem mais propensas para o aparecimento desse tipo de marquinha. Por exemplo, o contato com produtos químicos agressivos ou mesmo o esforço exagerado com movimentos bruscos para fazer a manutenção das unhas ou até mesmo pequenas pancadas.

Para que as suas unhas tenham uma boa aparência é necessário que você evite as manchinhas brancas. Confira alguns dos cuidados fundamentais para ter unhas sempre bonitas, fortes e resistentes.

Evitando Manchas Brancas nas Unhas

Unhas Secas e Limpas

Para começar é de extrema importância manter a higiene das suas unhas. Para isso é importante que as suas unhas estejam secas e limpas.

Não Roa Unhas

Se você tem o péssimo hábito de roer unhas saiba que deve parar agora mesmo, uma das formas de evitar o aparecimento de manchas é não levar as unhas a boca. Além do mais as unhas roídas ficam muito feias, não é mesmo?

Tenha Seu Kit de Manicure

Ter o seu próprio kit de manicure e realizar a correta higienização do mesmo é um cuidado que vai te ajudar a evitar as manchas brancas nas suas unhas. A dica é que mesmo que você vá a uma manicure utilize apenas o seu equipamento. Além disso, depois de cada uso faça a higienização do kit.

Apare em Formato Quadrado

A forma como você apara as suas unhas também faz muita diferença na saúde das mesmas. A melhor forma para deixar as suas unhas é a quadrada para evitar que acabem encravando.

Não Remova as Cutículas

Parte da proteção das suas unhas é feita pelas suas cutículas e por isso mesmo você deve evitar removê-las de forma integral. Pode parecer um pouco estranho, mas quando você remove totalmente as suas cutículas está tornando as suas unhas mais frágeis.

Isso não significa ter que deixar as unhas com uma aparência não tão legal, basta que você use um bom creme amolecedor de cutículas e depois empurre-as para as extremidades. Tente não cortá-las com o alicate.

Removedor de Esmaltes

A acetona já perdeu os seu dias de glória na remoção de esmaltes, já faz algum tempo que os especialistas recomendam que seja utilizados removedores de esmaltes no lugar desse produto.

Hidrate

A hidratação das suas unhas também ajuda a evitar aquelas manchas brancas tão desagradáveis. É importante que essa hidratação das unhas seja feita com ativos fortalecedores como a ureia e o lactato de amônia.

Nada de Sapatos Apertados

Os sapatos mais bonitos infelizmente ainda são aqueles mais desconfortáveis, porém, é necessário que você evite fazer uso desse tipo de calçado todo dia. O melhor é evitar ao máximo usar calçados que sejam muito apertados ou fechados por muito tempo.

Evite Contato com Produtos de Limpeza

Os produtos de limpeza podem ser verdadeiros vilões para as suas unhas e por isso mesmo é importante evitar o contato direto com eles.

A Alimentação

Uma má alimentação em que existe principalmente carência de nutrientes como ferro, zinco, vitamina B6 e vitamina B12 é o que contribui em grande parte para as unhas se tornarem mais frágeis. As unhas de pessoas que se alimentam mal tem muito mais chance de que haja o aparecimento de leuconiquia.

Os nutrientes que mencionamos são importantes para fortalecer o metabolismo da derme, a parte mais profunda da pele e que fica logo abaixo da matriz da sua unha.

Cuidado Com os Medicamentos

O uso de alguns medicamentos também pode ser um fator que ajuda a causar as manchas brancas. Por isso tente saber sempre o que está ingerindo e se esses medicamentos poderão acarretar em problemas de fragilização para as suas unhas.

Fique Atento

Muitas pessoas não levam a leuconiquia a sério, pois acreditam que se trata apenas de algumas manchinhas brancas nas unhas. É importante que não se subestime a leuconiquia, pois ela pode ser um indício de que existem problemas de saúde como intoxicação por metais pesados, insuficiência renal, deficiência de zinco ou proteínas, anemia entre outras enfermidades.

Apesar disso não fique desesperado olhando para as suas unhas, pois o que essas manchinhas representam somente os médicos poderão dizer. Apenas pelas unhas não é possível se ter certeza de nada além de que pode haver algum problema. O médico irá realizar os exames necessários para averiguar qual é o problema e assim oferecer uma solução.

Uma orientação é observar se as manchas brancas desaparecem sozinhas, no caso de a mancha não sumir ou aumentar é importante procurar um médico para que sejam feitos os exames bioquímicos específicos.

Confira substâncias que podem te ajudar a cuidar e fortalecer as suas unhas:

D-pantenol ou pró-vitamina B5 – Fortalecem unhas fracas e quebradiças.

Queratina – Ajuda a dar uma consistência endurecida para as suas unhas.

Methiosilane C – Ajuda a fortalecer a queratinização das suas unhas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.