Benefícios da Rosa Mosqueta: Óleo Cicatrizante

Nos últimos tempos os cuidados de beleza ganharam um grande aliado, o óleo de rosa mosqueta. Esse óleo conta com um poderoso efeito de regeneração de cicatrizes, estrias, manchas e até mesmo das temidas rugas. Desvendamos um pouco do mistério desse óleo quase mágico, prepare-se para conhecer os seus benefícios.

Rosa Mosqueta – O Óleo Mágico

O óleo da Rosa Mosqueta tem se tornado cada vez mais um sinônimo de regeneração da pele. Muitas mulheres usam esse óleo com o objetivo de combater rugas, eliminar manchas e até mesmo durante a gravidez para prevenir o aparecimento de estrias. Para quem não conhece a rosa mosqueta é uma planta silvestre cuja origem é oriental e resiste ao frio e as chuvas intensas.

Trata-se de uma planta já bastante conhecida na Europa há séculos, mas é nos Andes Chilenos que está a principal concentração dessas plantas. Para se ter uma ideia os nativos Araucanos tinham diversos usos para essa planta. Com o tempo a rosa mosqueta se tornou um sinônimo do óleo da beleza que é tão valorizado pela indústria cosmética. 

Óleo de Rosa Mosqueta

O óleo já bastante reconhecido pelas suas funções cosméticas é extraído das sementes do fruto da Rosa Mosqueta. O poder de regeneração que o óleo possui vem do fato de que ele contém uma grande quantidade de ácidos graxo poli-insaturados, ácido oléico e linolênico e linoléico.

Com essa composição o óleo promove a regeneração dos tecidos da pele além do crescimento celular. Já na década de 80 esse óleo ganhou status de mágico devido a um estudo realizado pela Universidade de Concepción, no Chile. Nos últimos anos universidades de países como Alemanha e Itália também focaram os seus estudos nos resultados incríveis que esse óleo pode oferecer.

Aliás, foi nesses estudos europeus que se percebeu a grande capacidade cicatrizante que o óleo de rosa mosqueta possui. É exatamente esse poder de cicatrização que tem chamado a atenção da indústria de cosméticos e encontrado milhões de adeptos ao redor do mundo. 

Benefícios do Óleo de Rosa Mosqueta

Imagine um óleo que promove a regeneração intensa da pele através de elementos naturais e que ainda não conta com efeitos colaterais, esse é o óleo de rosa mosqueta.

Benefícios Para o Rosto

Saiba que esse óleo é um grande aliado do seu rosto porque oferece uma grande quantidade de ações positivas o combate as rugas, o rejuvenescimento, redução das olheiras e das bolsas. O trabalho ‘pesado’ é feito pelas vitaminas e nutrientes que estão contidos na rosa mosqueta, eles agem alisando a pele além de oferecer uma boa tonificação. 

Benefícios Para o Corpo

Além do seu rosto, o seu corpo, pode ser bastante beneficiado pelo óleo de rosa mosqueta. Trata-se de um óleo bastante rico que oferece uma hidratação intensa para a pele garantindo a sua suavidade.

O óleo também pode ser usado para cuidar de problemas de pele como cicatrizes e estrias. Muitas mulheres utilizam esse óleo durante a gravidez para evitar o aparecimento de estrias.

Benefícios Para As Mãos e Articulações

Esse óleo é bastante benéfico para as mãos e para as articulações que podem acabar perdendo a sua textura devido ao passar do tempo.

Benefícios Para Cotovelos, Calcanhares e Joelhos

Um óleo que ajuda a evitar aquele visual seco que é comum nessas áreas do corpo. 

Como Usar o Óleo de Rosa Mosqueta

Em geral esse óleo e os seus derivados são aplicados sobre a pele, três vezes por dia. Para que o óleo ofereça melhores resultados é necessário fazer uma massagem circular, assim você terá certeza de que o óleo será absorvido pela pele. Para que sejam percebidos resultados é necessário fazer um tratamento contínuo, entre 4 e 8 semanas já é possível observar algumas mudanças.

Como é Obtido o Óleo de Rosa Mosqueta

A seguir vamos explicar como é o processo de obtenção do óleo de rosa mosqueta para quem ficou curioso.

Pré – O Tratamento das Sementes

A obtenção do óleo de rosa mosqueta começa com um processo bastante complexo e rigoroso que consiste na preparação dessa fruta. Isso seguindo as etapas descritas abaixo:

Colheita

Durante os meses de fevereiro, março e abril as frutas são colhidas à mão para que não haja danos a casca das mesmas. 

Pré-Secagem da Fruta

Esse processo de secagem deve ser feito em locais apropriados, é necessário que haja o máximo de energia do sol.

Secagem

Esse fruto é colocado em bandejas de forma que o processo de desidratação termine num forno de secagem. O mais importante é que as características do fruto não sejam alterados.

Seleção

Depois que o fruto está seco passa então pelo processo de ser moído e é cuidadosamente selecionado. É neste momento que o fruto é separado da semente.

Extração

As sementes passam por um processo de extração do óleo realizado por uma prensagem mecânico em frio.

Os óleos vegetais que são obtidos a partir da prensagem em frio e não refinados conseguem conservar todos os nutrientes sem que haja nenhuma modificação. Porém, é necessário que haja um processo de refinação para evitar que algumas substâncias tóxicas como peróxidos e ácidos graxos livres permaneçam.

Óleo de Rosa Mosqueta Refinado

Devido à possibilidade de existirem substâncias tóxicas nos óleos vegetais extraídos, como explicamos acima, é realizado um processo de refinação com solvente. Esse processo de refinação acontece em algumas etapas:

Degomagem

É o processo realizado com a ação do vapor de água, agitação e decantação. Através desse procedimento são removidos os fosfolipídeos e outros lípidios polares hidratados. Há também o cuidado de eliminar parcialmente a clorofila e carboidratos. 

Neutralização

Fase na qual são neutralizados os ácidos graxos livres usando hidróxido de sódio.

Branqueio

Trata-se de um processo realizado com terras e carvão ativados para remover corantes e pigmentos do óleo bem como eliminar impurezas.

Winterização

O processo de Winterização consiste em manter o óleo em baixas temperaturas para que haja a cristalização que remove algumas impurezas mais resistentes.

Desodorização

Um processo realizado usando vapor com vácuo e temperatura elevados. Os componentes voláteis que causam os maus odores são eliminados.

Embalagens

Após todos esses processos o óleo é colocado dentro de tambores de metal e plástico para que fermentem e são mantidos num ambiente inerte o que faz com que as suas propriedades físicas e químicas sejam mantidas. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.