Cirurgia Plástica – Lipoaspiração ou Lipoescultura?
Nos últimos anos o Brasil se tornou referência no mundo inteiro em cirurgia plástica, e tem avançado muito nesta área, com profissionais altamente qualificados que desenvolveram técnicas inovadoras e menos invasivas, obtendo excelentes resultados. Essa credibilidade e a preocupação cada vez maior com a estética e as gorduras localizadas, que são um martírio para muitas mulheres, fez com que as cirurgias plásticas, especialmente a lipoaspiração e a lipoescultura tenham se popularizado muito, e hoje são muitas as mulheres, de diferentes classes sociais, que procuram os cirurgiões para resolver seus problemas estéticos e melhorar sua auto-estima. Quando as dietas e a malhação não atingem os objetivos propostos então é hora de procurar outras formas alternativas, e as duas cirurgias são as campeãs na preferência feminina, mas qual a diferença entre as duas?
Lipoaspiração
A lipoaspiração é atualmente o procedimento mais realizado pelas mulheres em se tratando de cirurgias plásticas, ela remove as gorduras localizadas especialmente no abdômen, quadris, coxas, joelhos, pescoço e nas nádegas. A lipoaspiração remodela as formas quando reduz o volume de gordura, refletindo diretamente nos contornos do corpo. A lipoaspiração consiste na aspiração da gordura através da introdução de cânulas que são caninhos muito finos, ligados a um aparelho que vai sugar as células adiposas. A lipoaspiração tem muitas vantagens sobre outras formas de cirurgia plástica para remoção e gorduras, é um método menos invasivo, de menor risco e as cicatrizes são praticamente invisíveis. No entanto é importante ter ciência de que a lipoaspiração não é uma cirurgia para a paciente perder peso, e sim uma cirurgia modeladora, indicada para aquelas pessoas que apresentam gorduras localizadas resistentes a dietas e malhação, e que estão dentro do seu peso.
Lipoescultura
A lipoescultura pode ser considerada como um avanço da tradicional lipoaspiração, pois ela surgiu com a diminuição do diâmetro das cânulas por onde são aspiradas as gorduras, permitindo um procedimento menos traumático e com melhor resultado. Na lipoescultura a gordura e aspirada de determinados lugares onde há excesso e aplicada em outros, aumentando o volume. Assim pode-se, por exemplo, retirar gordura localizada do abdômen e aplicar nas nádegas, no entanto somente cerca de 30% da gordura injetada é absorvida pelo organismo, exigindo que seja aplicada uma quantidade maior do que o desejado, para se obter um resultado final harmonioso.
É de suma importância ressaltar que o resultado definitivo de uma lipoescultura só é alcançado cerca de um ano após o procedimento. Tanto a lipoaspiração quanto a lipoescultura são modernos tratamentos cirúrgicos capazes de obter resultados excelentes para a beleza do corpo, mas é fundamental que eles sejam associados a hábitos saudáveis como uma dieta alimentar balanceada e atividades físicas regulares, para que seus efeitos sejam realmente duradouros, pois as cirurgias não são um tratamento isolado, mas sim devem integrar uma série de cuidados para que se obtenha a harmonia corporal definitiva.