Não é preciso mencionar que a chapinha para cabelos foi uma das melhores (se não a melhor) invenção dos últimos anos. O público feminino que o diga! Não importa qual o tipo de cabelo, ela dá conta do recado e traz sempre inovações para deixar os cabelos ainda mais bem cuidados.
Sem sombra de dúvidas a prancha para cabelos facilitou muito a vida das mulheres, tanto em questão de comodidade quanto praticidade. Com a rotina e a correria do dia a dia é difícil conhecer alguém que não cede aos alisamentos rápidos e práticos da chapinha.
Com a grande demanda no mercado, sempre surgem novos modelos, mais práticos, de manuseio mais fácil e com tecnologias que deixam os cabelos sempre bem cuidados. Sabe-se que a chapinha eleva muito a temperatura do cabelo para poder alisá-lo, e por isso mesmo é que várias marcas desenvolveram tecnologias de raios infravermelhos e adição de íons que neutralizam as ações do aquecimento. Ainda dá uma aparência de cabelos mais hidratados, brilhantes, sedosos e com menos arrepiados.
O material das pranchas para cabelos na maioria das vezes é a cerâmica, pois alisa melhor. Há outros materiais, como a turmalina e o mármore frio, que também dão brilho aos cabelos e eliminam um pouco o calor da resistência da chapa. Porém, a mais escolhida é de cerâmica, devido à sua eficiência no alisamento.
Alguns modelos mais modernos também modelam os cabelos, dando forma de cachos ou mais volume ao penteado, já que não é necessário mais ir ao cabeleireiro para fazer penteados diferenciados.
A praticidade da prancha para cabelo se torna cada vez maior em termos de utilização doméstica, sendo que as bem fininhas (de cerca de uma polegada) são excelentes para o alisamento da raiz dos cabelos.
Os riscos com queimaduras também são menores agora, pois alguns modelos já vêm com peças plásticas e que mantém os dedos e o couro cabeludo afastados das partes que são aquecidas da chapinha. De qualquer forma, ter cuidado é sempre muito importante.
Um acessório que facilita bastante o alisamento e ainda não queima os cabelos é o termostato. Trata-se de um regulador de temperatura, que geralmente vai dos 160° aos 220°.
Para cabelos mais finos ou quimicamente tratados, deve-se usar temperaturas mais baixas, pois os fios são/estão mais fragilizados, podendo as altas temperaturas queimá-los. Já para cabelos mais grossos e mais resistentes, temperaturas mais elevadas são necessárias, caso contrário, o calor não penetra no fio do cabelo para poder alisá-lo, sendo necessário passar a prancha várias vezes, o que leva tempo.
A chapinha se tornou um acessório tão utilizado que alguns modelos pequenos você carrega na própria bolsa e usa em qualquer lugar. Para ter cabelos lisos práticos e bem alinhados, não é preciso mais passar horas no salão, você pode ter tudo isso sem sair de casa.