Na hora de fazer chapinha lembre que algumas dicas são fundamentais. É importante adotar alguns cuidados para amenizar os danos e garantir o liso tão esperado. Existem outras formas de alisamento definitivo ou com duração curta, porém, grande parte das mulheres prefere utilizar a prancha, por ser uma opção que, literalmente, sai com água.Em primeiro lugar, é importante saber como o alisamento funciona. Para fazer um cabelo encaracolado ganhar o aspecto liso é necessário alterar a estrutura dos fios. A forma, nesse caso, é aquecê-lo a altas temperaturas ao mesmo tempo em que o espreme. Não há forma de realizar esta ação sem agredir os cabelos, por isso é importante que o processo não seja efetuado seguidamente, dando mais tempo para o cabelo se recuperar.
Além disso, os fios capilares não retêm o calor por muito tempo, sendo assim, em poucos minutos eles já terão esfriado. Se a chapinha é feita lentamente ou se você der alguns intervalos enquanto alisa, vai acabar prejudicando o cabelo, já que a mudança constante de temperatura é altamente nociva.Uma dica importante é utilizar chapinhas de cerâmica, pois elas são capazes de manter uma temperatura constante, diferente do alumínio ou ferro, que podem sofrer variações, além de esquentarem a níveis muito elevados. Se puder adquirir uma chapinha ionizada verá que o benefício é ainda maior, pois irá se livrar dos incômodos fios elétricos.
Felizmente existem diversos tratamentos caseiros para diminuir o ressecamento causado pela prancha. Muitas marcas conceituadas disponibilizam produtos que podem ser administrados durante o banho ou durante o próprio alisamento. Alguns produtos ricos em queratina e silicone, utilizados antes da prancha, podem formar uma camada protetora nos fios, além de acelerarem o processo de alisamento, evitando a necessidade de várias passadas da prancha. Após o processo, é recomendável utilizar reparador de pontas e sempre hidratar os cabelos.Antes de iniciar a chapinha, é importante se certificar de que o cabelo está totalmente seco. Passar a prancha quente nos fios molhados é quase o mesmo que cozinhá-los.
Utilizar o secador, mesmo sem fazer uma escova é a melhor opção, a menos que você disponha de tempo para secá-los naturalmente.Contudo, mesmo que a prancha seja para cabelos molhados, o ideal é evitar tal produto. Isso porque ele não causa tanto bem aos fios, deixando-os fracos, e por isso não é a opção mais recomendada.Uma dica importante pra evitar as mudanças de temperatura é não utilizar o secador com ar quente. O ar na temperatura ambiente não causa nenhum dano ao cabelo, porém, o ar quente causa ressecamento. Junte isso à ação da chapinha e o dano será muito maior. Sendo assim, mesmo que você não vá fazer uma chapinha, evite o ar quente.