Engana-se quem pensa que somente as mulheres têm vaidade suficiente para recorrer aos alisamentos nos cabelos, feitos em salões de beleza profissionais. Muitos homens também seguem essa opção, seja somente para alisar ou para ter cabelos mais leves e fáceis de lidar. A química utilizada nos cabelos masculinos pode ser a mesma dos cabelos das mulheres. Mas, é importante ressaltar que, antes de escolher de maneira definitiva um recurso, o homem faça uma consulta com um cabeleireiro profissional que indique o melhor tratamento, de modo a testar os produtos, bem como evitar reações adversas e resultados que não sejam plenos.
As famosas e solicitadas escovas progressivas, escovas inteligentes, escovas definitivas, tioglicolato de amônia, entre outras soluções, também são eficientes nos alisamentos para homens. E os cuidados também são os mesmos. Não se pode deixar de hidratar os cabelos, mesmo depois do alisamento, para manter a saúde dos fios. Uma vez por semana é possível hidratá-los, principalmente se eles são submetidos com frequência à ação do secador e da chapinha, para evitar a aparência ressecada dos fios, e para recuperar proteínas e vitaminas eventualmente perdidas em alguns procedimentos estéticos.
Os passos de um alisamento são tradicionais: primeiramente, é aplicado um produto que modifica a estrutura dos fios. Logo depois um neutralizador, que atua removendo os resíduos. Depois desse tratamento, dá para retocar as raízes, para manter o efeito prolongado. A frequência pode variar, de acordo com o tipo de alisamento ao qual o homem aderiu.
Para atingir efeitos naturais depois do alisamento do cabelo masculino, uma dica é utilizar os finalizadores de penteados. Alguns exemplos são as pomadas para modelar, mousses modeladores, cremes leave-in e óleo de silicone, que garantem uma finalização de acordo com o estilo desejado.
Até a técnica do relaxamento pode proporcionar efeitos incríveis para os cabelos masculinos. Trata-se de uma versão um pouco mais suave do alisamento tradicional. Se o problema é fio arrepiado e rebelde, essa técnica garante mais leveza e menos volume aos fios, que ficam mais fáceis de domar. O retoque das raízes para renovação do efeito pode ser feito de 3 a 5 meses.
Embora os mesmos produtos do alisamento utilizados nas mulheres também sirvam para os homens, algumas mudanças já começaram a ser feitas. A indústria de cosméticos está atenta à tendência de alguns homens levarem sua vaidade adiante, e está desenvolvendo produtos mais específicos para o sexo masculino. Com isso, hoje em dia produtos para eles são encontrados facilmente em salões de beleza e farmácias. Como geralmente os cabelos dos homens são mais curtos, o preço dos alisamentos tende a ser bem menor do que o procedimento custa para as mulheres. Com um investimento de aproximadamente 100 reais já é possível conquistar um efeito liso e interessante. Até nos cabelos mais curtos o alisamento é eficiente.