Não tem como negar que o cabelo liso é preferência nacional. Segundo uma pesquisa, de cada dez mulheres no Brasil que não possuem os fios lisos, 8 delas gostariam de tê-los com essa textura. A questão é que dessas 8 que sonham com as madeixas lisas, 80% possuem os cabelos cacheados.
Um grande fabricante de shampoo realizou uma pesquisa no Brasil para identificar os tipos de cabelo e a quantidade de mulheres com cada um deles. O resultado mostrou que 42% das mulheres possuem os cabelos lisos, porém, dessa parcela, somente 19% tem a textura natural, as demais os consegue usando alisamentos. Ainda segundo o estudo, 51% das mulheres em algum momento tentou alisar os fios usando produtos químicos e basta circular por um salão de beleza para confirmar esses dados.
Nessa busca pelo liso mais liso é que algumas mulheres acabam usando produtos que não são permitidos no Brasil, pois segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, eles podem causar sérios danos à saúde. Como é o caso do produto à base de formol, considerado uma substância cancerígena.
Algumas mulheres ao usar esse tipo de produto, que é facilmente encontrado em salões mesmo diante da sua proibição, relataram sensações como coceira, alergia, falta de ar, ardência, tosse e dor de cabeça. Ao longo prazo, o uso de produtos com formol pode ainda provocar enjoo, vômitos, dor de barriga, desmaios, entre outros efeitos.
De Olho no Mercado de Cabelos Lisos
Considerando as pesquisas e a busca das mulheres pelos lisos, as fabricantes de produtos cosméticos estão investindo pesado para oferecer o melhor produto. Cada vez mais eles são seguros para saúde e mantém os fios lisos por mais tempo. Porém, a ANVISA alerta e orienta que antes de usar qualquer um desses serviços, que a consumidora pesquise sobre o produto e o que faz parte da sua fórmula.
Além disso, optar por um salão renomado, que são aqueles que costumam estar em dia com as ordens da ANVISA e procuram ter os profissionais mais bem treinados. É muito comum que um mesmo produto não aplicado por um profissional experiente, cause um verdadeiro desastre nos fios.
A seguir, confira alguns alisamentos sem formol:
1- Escova de feito da Avlon: indicada para mulheres com fios volumosos, crespos ou enrolados.
O que faz com que esse produto consiga alisar é a carbocisteína presente na fórmula e tem uma vantagem, ela não é incompatível com nenhum outro tipo de química, que pode ser mesmo de alisamento ou de coloração. Se trata de uma escova com um processo definitivo e com as cutículas abertas e uma prancha bem quente, o resultado é a forma desejada pela cliente, o liso.
Na primeira aplicação não é possível esperar 100%, mas ela pode chegar a 90%, além de hidratar os fios, podendo ser feitas por mulheres com qualquer tipo de cabelo. O resultado depende do tipo de cabelo, mas como mínimo, garante a redução de volume. O tempo de duração também varia considerando a textura dos fios, no caso do crespo, a durabilidade é menor. Em média, o tempo varia entre três e seis meses.
2- Escova X-Tenso L’Oréal: indicada para cabelos cacheados e ondulados.
O que faz o efeito de alisamento na fórmula desse produto é o tioglicolato de amônio, ele entra nos fios e abre as cadeias de enxofre, o resultado são fios mais maleáveis e é possível moldá-los como a cliente deseja. Para completar e otimizar o resultado é feita uma escova normal com uso da chapinha em seguida religando 100% essas pontes de enxofre.
Esse método é considerado pelos especialistas como seguro e muito eficaz, porque também não compromete a saúde dos fios. Sem falar que os seu fabricante é considerando um expert no assunto e vem aprimorando técnicas ao longo dos anos. A sua grande vantagem, caso a ideia seja ter para sempre fios lisos, é que os cabelos não voltam a enrolar e depois é necessário somente retocar a raiz.
3- Exohair da Kosmental: método serve para cachos largos, lisos com volume ou fios ondulados.
Esse método alisa porque contém dois produtos na fórmula: lático e ácidos acético. Essa combinação provoca a dilatação da fibra dos fios. Quando aquecido posteriormente, o ácido lático recupera o fio e vai preenchendo os espaços abertos, isto é, aquelas partes dos fios que foram danificadas, por isso além de alisar consegue dar mais brilho.
Também é um processo considerado uma boa opção pelos especialistas, pois a fibra original dos fios é respeitada. O efeito de liso neste caso, dura em média, de três a cinco meses. Neste caso, também devemos considerar que ele ameniza o peso da raiz, evita que ela cresça pesada e por isso, o efeito parece durar mais tempo.
4- Wellastrate da Wella: serve para cabelos muito ondulados ou crespos.
O produto consegue alisar os fios graças a presença do tioglicolato de amônio, que mexe com a estrutura dos fios, deixando-os mais maleáveis e fáceis de remodelar. A chapinha é que faz o papel para deixar os fios retos.
Segundo os especialistas é mesmo um produto que facilita a vida da mulher, pois ele não só alisa, mas trata também. Tira o volume e deixa as madeixas maleáveis com aparência de natural. É um produto considerado muito seguro e o nível de satisfação das clientes é muito grande.
Se trata de um alisamento definitivo e o retoque deve ser feito na raiz, já que ela mostra o cabelo como é que ficará em contraste com o alisado. A média de refazer é de acordo com o crescimento do cabelo de cada uma, normalmente, três meses.
5- Escova de Monoetalonamina da Lissé Cosméticos: indicada para qualquer tipo de cabelo.
A substância com força alisadora neste caso é a carbocisteína. Ela consegue reduzir o volume e faz isso sem danificar os fios. O efeito não é somente de alisar, mas de tratar, hidratar. Para os especialistas é a escova de alisamento mais segura dos dias atuais, pois ela não destrói os fios por conta de entrar em contato com outra química, que a maior parte das mulheres possui.
Para conservar o efeito, o produto deve ser reaplicado a cada 3 meses e o resultado do liso depende do tipo de fios originais. O que significa que em cabelos muito enrolados não chegará ao liso total, o mesmo serve para os crespos.
Ter os cabelos mais lisos é um sonho para muitas mulheres, porém, é necessário que esse procedimento seja feito com todo cuidado para não estragar os fios e nem mesmo causar problemas de saúde, quando existe adição de formol no procedimento. Por isso conheça algumas técnicas de alisamentos sem formol.
Escova Ácido Hialurônico– Nessa técnica os cabelos são lavados com um shampoo de PH baixo e depois da retirada do excesso de água é feita a chapinha. Para finalizar é utilizado um reconstrutor nos fios por 10 minutos.
Escova Lissé – Depois de lavar e secar o cabelo é aplicado o produto, em seguida, uma chapinha é feita. Depois de feita uma pausa os cabelos são lavados novamente, secos e hidratados.
Escova London – Tudo começa com a lavagem com shampoo de limpeza profunda, depois de deixar agir por 20 minutos deve-se enxaguar os cabelos e secar, aplica-se o produto. O passo seguinte é fazer uma prancha que vai potencializar o produto.
Faço alisamento sem formol depois de 30 dias começa a dar queda , porque ?
O que eu tenho que fazer nos meus clientes ?