Desodorante é desodorante. Todo desodorante é igual. Não é bem por aí, até porque os fabricantes de cosméticos fazem questão de criar novidades ou pelo menos é isso que dizem quando lançam um novo produto. Falando nisso, o desodorante da natura merece atenção. Não os “tipo comum”, mais a novidade que é o desodorante em creme. Num primeiro momento a proposta parece um pouco estranha, uma vez que a textura não tem cara de “higiênica”, mas é melhor se “aprofundar” no produto para saber se vale a pena ou não.
Natura Tododia Leite de Algodão
O produto com textura creme Natura Tododia Leite de Algodão garante proteção antitranspirante de 24 horas, graças a sua fórmula eficaz. O creme é leve e em contato com a pele causa a sensação de frescor e conforto, a mesma que se sente durante todo o dia depois da aplicação.
Se a fabricante diz isso, o que realmente podemos esperar do desodorante da Natura. Vejamos!
Diferentemente dos outros desodorantes antitranspirantes, o produto se apresenta em uma embalagem que é uma bisnaga, o que o faz ser higiênico. Não seria legal ter que enfiar o dedo no pote para retirar o creme e levar embaixo dos braços e repetir a cena para o seguinte. Além disso, sendo em bisnaga, não se desperdiça o creme, que basta ter cuidado na hora de apertá-la e colocar nas axilas somente a quantidade necessária.
A Natura então deixou de lado o roll-on e trouxe uma novidade no quesito embalagem com o seu novo desodorante.
A textura do produto também é ótima, nem muito cremoso, nem fino demais, na medida certa. Dá para pensar sem ficar com a sensação de que tem algo errado embaixo do braço. Outra coisa muito importante, que é uma preocupação de quem usa um novo desodorante antitranspirante é que o creme não mancha a roupa. Aliás, entre aplicar e secar o tempo é curtíssimo.
Além disso, o desodorante da Natura cumpre o que promete, proteção 24 horas. O único que pode ser um problema é que o produto foi desenvolvido com cinco perfumes diferentes, que são bem gostosos. Porém, para quem prefere o desodorante antitranspirante sem cheiro ainda não existe essa modalidade.
Desodorantes Para Comparar
Já que estamos falando de desodorante da Natura, nada melhor do que conhecer outros produtos para ter o que comparar e ajudar na hora da compra. Pra quem está em busca de um desodorante sem cheiro e já sabe que a novidade da Natura é perfumada, fique de olho no resumo de algumas marcas.
1- Rexona Clinical: o princípio ativo desse produto está na quantidade máxima que é permitida e por isso, a sua proteção contra a transpiração é mais duradoura do que a que oferece vários outros produtos. O que também ajuda a combater o mau cheiro é o tipo de sistema de fragrância que é encapsulada. Além disso, a fórmula funciona também como hidratante.
A novidade do produto é a versão “sem perfume”, que tem a mesma eficácia e o mesmo efeito hidratante. A quantidade de ativos antitranspirantes é a mesma usada na versão com perfume. Sem falar que o produto é hipoalérgico, uma ótima novidade para as pessoas que possuem alergias e irritações na pele.
2- Natura Erva-doce: esse produto da Natura tem o cheiro suave do erva-doce e também cumpre o seu papel de proteger contra o mau cheiro durante um dia inteiro. A embalagem é em roll-on e possui efeito hidratante para as axilas. O produto é sem álcool e tem secagem imediata logo depois da aplicação. Podendo ser aplicado depois da depilação sem nenhum tipo de problema e evitando qualquer tipo de irritação.
3- Dove original ou na versão Dermo Aclarant: com um quarto de creme hidratante que dá uma excelente textura para a pele, a nova versão ainda foi incrementada com ingredientes que são colocados nos cremes para rosto. Para diferenciá-los, a Dove oferece o novo desodorante em uma embalagem mais moderna, com design diferenciado.
Glicerina e ômega 6 são só alguns dos componentes desse desodorante que tem um aplicador que permite seu uso de forma mais homogênea e sem nenhum desperdício.
A Dove também criou o desodorante Dermo Aclarant que é especialmente pensando para as pessoas que sofrem com alergia. A fórmula inclui extrato de semente de girassol e calêndula e ajuda a prevenir o escurecimento da pele das axilas.
Dos desodorantes testados, o que se tem mais reclamação são os da mara Avon, do Rexona aersol e do Garnier Bio.
Por Dentro: Diferença Entre Desodorante e Antitranspirante
Ambos produtos servem para a higiene pessoal e o objetivo é controlar a transpiração e acima de tudo evitar o seu cheiro ruim. Um desodorante pode ser antitranspirante ou não, depende dos componentes que forem utilizados na sua fórmula. Assim como a quantidade é que vai determinar quanto mais tempo ele consegue evitar o mau cheiro ou não. Atualmente, todos os desodorantes são antitranspirantes, alguns dele com efeito hidratante e outros que servem para clarear a pele das axilas, além dos pensados para pessoas que sofrem com alergia.
O produto é vendido na embalagem aerosol ou spray, em cremes, roll-on ou bastões. Sendo esse primeiro mais popular.
Se um produto está caracterizado da forma correta e é dito como desodorante somente, ele não possui os agentes antimicrobianos e isso significa que não podem conter o mau odor. Porém, como foi dito, dificilmente, o produto não tem os dois efeitos.
Como Funciona o Desodorante Antitranspirante?
Automaticamente quando entra em contato com a pele, os componentes ativos se “espalham” entre o suor ou na umidade que estiver nas axilas. Em seguida, se forma uma espécie de gel que cria um tipo de “tampa” na pele sobre as glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor. Um efeito temporário. Com isso, essa “tampa” consegue deter a quantidade de suor fabricada por essas glândulas.
Como o efeito é temporário, reaplicar o produto pode ser a garantia de diminuir a transpiração durante todo o dia. Vale ressaltar que o fato de exercerem esse controle sobre a transpiração não significa que o produto afete a capacidade natural do controle do corpo sobre a temperatura.
–
A Natura é uma das principais marcas cosméticas do Brasil. Ela é referência em maquiagens, perfumes e artigos de higiene pessoal, como a linha de desodorantes. Para quem aprecia os perfumes da marca, é possível adquirir também os desodorantes com a mesma fragrância. O desodorante Sintonia descende de um dos principais perfumes da marca. Trata-se de uma colônia masculina amadeirada com notas de cedro branco e florais. Na composição encontra-se sândalo e âmbar, além de outros elementos. Além do Sintonia, a Natura possui uma linha de produtos de desenvolvidos para o dia a dia, como o desodorante Natura spray Íon e o Natura Nitro, que unem proteção contra maus odores e contam com fragrâncias refrescantes. Para quem preza por uma proteção mais prolongada, existe a opção do roll-on Natura, que garante 24 horas de proteção. As axilas compõem uma região de grande concentração de glândulas sudoríparas. Por isso, é comum as pessoas suarem mais sob os braços do que em outras regiões do corpo. A grande concentração de resíduos que a pessoa expele atrai organismos e bactérias que se encontram por toda a parte. Estes organismos se alimentam dos resíduos corporais e, consequentemente, deixam um cheiro desagradável, proveniente da eliminação de dejetos desses organismos. Pode ser desagradável imaginar que tudo isso ocorre em sua própria pele, exatamente por isso os desodorantes servem de consolo. Já que se tratam de organismos que se alimentam de resíduos corporais e geram o mau cheiro, é importante estabelecer uma estratégia para evitar o problema. Um deles é o uso de um antitranspirante. Uma vez que você não sua, não há bactéria se alimentando, tampouco o mau cheiro. O problema é que num país tropical, onde o verão beira os quarenta graus Celsius, nem sempre o antitranspirante é suficiente. Por isso, resta a segunda opção, que trata de acabar com as bactérias.
Os desodorantes possuem ação prolongada e a função deles não é impedir o suor, mas conter o surgimento dos organismos que poderão gerar o mau cheiro. Entre as principais queixas de quem faz uso de desodorantes está a que se refere às machas amareladas deixadas em roupas brancas. O surgimento dessas manchas se dá por uma reação química que pode ser causada por questões hormonais, tipo de tecido da roupa ou devido à concentração de sal de alumínio no antitranspirante. Uma ideia é nunca aplicar o antitranspirante quando já estiver vestido, mas esperá-lo secar. Além disso, uma dica para remover essas manchas é não passar o ferro sobre o local, pois o calor ajuda a fixá-las. O ideal é conferir, após a lavagem, se a mancha ainda está no local. Em caso positivo, experimente lavar e esfregar com sabão neutro ou utilizar um removedor de manchas durante a lavagem. O que não pode é deixar de utilizar um produto para conter o mau cheiro.