Qual a Diferença Entre Luzes e Mechas no Cabelo?

Até um tempo atrás, duas opções de iluminações eram unânimes entre a mulherada, principalmente. São elas: luzes e mechas. Porém, como o mundo da beleza tem novidades todos os dias, atualmente existe uma infinidade de outras iluminações, como mechas californianas e ombrés, por exemplo.

No entanto, mesmo com tantas opções, há ainda que continue fazendo as iluminações mais tradicionais. Assim como também tem muita gente que não sabe qual a diferença entre luzes e mechas no cabelo.

Por isso, no post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre essas suas alternativas de iluminações, quais as diferenças, como são feitas e muito mais. Continue lendo e confira tudo aqui.

Diferença Entre Luzes e Mechas

Apesar de esses dois procedimentos serem usados para clarear os fios, eles oferecem resultados muito diferentes. No entanto, a forma com que ambos são feitos é a mesma. Eles podem ser feitos à mão livre, ou com o uso de papel.

A procura pelas duas técnicas costuma ser igual nos salões de beleza.

Luzes e Mechas

Luzes e Mechas

Confira abaixo as principais características de um desses dois procedimentos:

1 – Luzes

As luzes são mais discretas e fininhas, e deixam um aspecto mais natural aos fios.  Depois, de pronto, a impressão é que os cabelos foram clareados pela ação do sol.

As luzes são bem mais delicadas do que as demais técnicas de clareamento. É por isso que se tornaram tão famosas. Vale frisar que não se deve fazer um procedimento por cima do outro, para não ressecar os fios.

Luzes

Luzes

2 – Mechas

As mechas podem ser feitas em diversas espessuras diferentes. E em vários pontos da cabeça também, sempre se destacando da cor original dos cabelos. As mechas podem ter a mesma cor dos cabelos, se destacando pelos tons mais claros ou mais escuros. Ou podem também ser de cores diferentes.

Se as mechas forem feitas por todo o comprimento dos cabelos, então pode ser preciso retocar a raiz com frequência.

Mechas

Mechas

Tratamento Para Cabelos Com Luzes e Mechas

Seja qual for a técnica escolhida, é fundamental tratar muito bem os cabelos antes e depois do procedimento. Os profissionais costumam, inclusive, realizar um fortalecimento antes de fazerem qualquer uma das técnicas, com o uso de produtos reconstrutores, à base de queratina e de nutrientes importantes para os cabelos.

Nunca se deve clarear os fios sem que os mesmos estejam muito bem tratados. Isso ajuda a evitar a quebra e o ressecamento dos cabelos pelo clareamento.

Cabelos Com Mechas E Luzes: Como Tratar

Os cuidados com os cabelos devem ser diários, e não apenas quando vamos realizar algum procedimento mais agressivo nos mesmos.

Porém, quando pretendemos fazer mechas e luzes, e depois também, é necessário ter alguns cuidados a mais.

Abaixo, listamos os principais deles, para te ajudar a manter os seus cabelos sempre lindos e saudáveis. Acompanhe!

  • Cronograma capilar: que consiste em uma rotina de cuidados com os cabelos, que servem para repor elementos essenciais aos fios.

    Cronograma Capilar

    Cronograma Capilar

O cronograma capilar é composto de 3 etapas distintas, sendo que cada uma delas repõe um tipo diferente de nutriente para os fios. As 3 etapas são: hidratação, nutrição e reconstrução.

A hidratação tem o objetivo de repor a água dos cabelos. Mantendo-os sempre sadios, com menos frizz e macios. Além disso, ela evita que os fios ressequem por causa das mechas.

A nutrição repõe os lipídeos, a oleosidade dos fios.

Enquanto isso a reconstrução tem a função de repor a massa dos fios. A reconstrução é um dos passos mais essenciais para quem tem química nos cabelos.

Cada uma dessas etapas (hidratação, nutrição e reconstrução), deve ser feita com regularidade. A hidratação, por exemplo, é um exemplo de tratamento que nunca é demais. Toda semana pode ser realizado.

E os outros dois dependem da necessidade de cada cabelo. Converse com o seu cabeleireiro para entender o que o seu cabelo mais precisa, e qual a periodicidade de cada etapa do cronograma capilar.

Antes de depois de fazer mechas e luzes, você precisa cuidar muito bem dos seus cabelos, seguindo à risca o cronograma capilar.

  • Evite lavar os cabelos em água quente: o ideal para lavar os cabelos com luzes e mechas é na água fria, ou em temperatura ambiente. A água quente aumenta a oleosidade dos cabelos, faz com que os fios fiquem mais fracos e quebradiços, além de retirar a camada protetora que os cabelos possuem.

No caso dos cabelos com química, os danos podem ser ainda maiores, pois eles tendem a ficar mais sensíveis.

  • Use produtos específicos: os cabelos com luzes e mechas requerem produtos apropriados. Não basta apenas lavar os cabelos com um shampoo comum e hidratar os fios. Existem produtos próprios para cabelos com mechas.

Eles não só ajudam a manter os fios mais bonitos e radiantes, como também minimizam os dados do procedimento, pois oferecem aos cabelos as propriedades perdidas durante a descoloração.

Na lavagem do dia a dia, uma dica é usar um shampoo neutro., que não agride os fios, por ser mais suave. Se for preciso realizar uma limpeza mais profunda, use um shampoo matizante a cada 15 dias. Ele evita que os cabelos com mechas fiquem alaranjados ou amarelados. Aqueles com pigmentação roxa ou azul são os mais indicados.

No caso do condicionados, prefira aqueles mais ácidos. Eles neutralizam o pH alcalino dos fios com química ou coloridos. O uso de leave-in é super indicado. Assim como o uso de protetores térmicos também. Afinal de contas, o secador e a chapinha danificam demais os cabelos.

E esses produtos ajudam muito na hora se selar os fios, mantendo-os hidratados por mais tempo. Evitando que eles quebrem ou ressequem com muita facilidade.

A piscina também é uma grande vilã de pessoas com luzes e mechas. O cloro causa o amarelão nos cabelos. Por isso, evitar é o melhor remédio. Se não for possível, use touca impermeável com o um coque bem justinho. Depois de sair da piscina, a dica é correr para fazer uma super hidratação nos cabelos.

  • Retoque mechas e luzes apenas no salão de beleza: muitas pessoas se arriscam a tentar retocar os fios em casa, mas isso não é recomendado. Além do risco de danificar os cabelos, você também pode comprometer a cor das mechas e das luzes.

Por isso, procure um profissional. Não se arrisque a fazer e nem deixar uma pessoa leiga tentar retocar suas luzes e mechas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.