Uma dúvida bastante pertinente, pois se você pinta o cabelo já deve ter ouvido que a hidratação pré-coloração faz muito bem ou muito mal, não é mesmo? Cuidar da saúde das madeixas é muito importante para que a cor, seja de um tonalizante ou de uma tintura permanente, possa se manter por mais tempo e com brilho. Entender como fazer o processo assertivamente é fundamental para garantir o bem-estar do seu cabelo.
Hidratação Antes de Pintar o Cabelo: Pode ou Não Pode?
A hidratação antes de pintar o cabelo não faz nenhum mal para os fios, muito pelo contrário, ajuda a fortifica-los e torna-los aptos para receber a coloração. O ideal é fazer uma hidratação completa no salão 15 dias antes de pintar as madeixas e ter como hábito aplicar uma máscara de hidratação semanalmente no cabelo. Como os fios sofrem durante o processo de coloração é interessante fazer uma nova hidratação 15 dias depois de ter pintado os fios.
Fica a dica para evitar ao máximo o uso de fontes de calor, como chapinha e secador, no cabelo com tinta. O calor tende a abrir as cutículas das madeixas deixando que os pigmentos escapem, com o passar do tempo vai se criando um aspecto desbotado. O mais indicado é fazer hidratações convencionais sem o uso de produtos de acionamento térmico.
Dicas Para Uma Hidratação Eficiente Para Cabelos Pintados
Para te ajudar a fazer uma hidratação mais eficiente do seu cabelo pintado listamos algumas dicas abaixo, você poderá conferir como fazer esse procedimento com mais assertividade.
– Água Morna
O cabelo deve ser lavado com água morna, a água quente faz com que as glândulas sebáceas sejam ativadas e isso aumenta a oleosidade das madeixas fazendo com que fiquem mais pesadas.
– Aplicando a Máscara
Antes de aplicar a máscara de hidratação é necessário lavar o cabelo com o shampoo de sua preferência para que esteja limpo para o procedimento. A máscara deverá ser aplicada no comprimento e nunca na raiz. Quanto em contato com a raiz do cabelo a máscara deixa o cabelo mais oleoso e pesado.
– Questão de Tempo
A máscara de hidratação deverá ser mantida nos fios no período indicado pelo rótulo, se está escrito ‘2 minutos’ não adianta deixar 20. O efeito não será mais intenso pelo maior tempo de contato com o cabelo, em alguns casos pode até prejudicar os fios.
– Reconstrução
No caso de quem está se preparando para pintar as madeixas a dica é ficar atento para as necessidades nutricionais dos seus fios. Se perceber que o cabelo está quebradiço e fraco é válido investir numa hidratação com ativos de reconstrução. A ideia é fortalecer o cabelo para que ele possa se tornar mais forte para receber a tintura. Quanto mais saudável as madeixas estiverem no momento da coloração mais bonito ficará o efeito.
– Manutenção
Conforme for fazendo a manutenção da cor da sua tintura é válido fazer procedimentos de hidratação para dar aos fios tudo o que eles precisam para se fortalecer. Coloque a saúde do seu cabelo acima de tudo.
Gostou dessas dicas de como hidratar e cuidar do seu cabelo?