Muitas pessoas têm dúvidas sobre a melhor maneira de aplicar tonalizante ou coloração permanente nos cabelos. Quando decidir tingir os fios permanentemente, é preciso tomar alguns cuidados super importantes, que ajudam a evitar muitos erros nesse momento.
O estado dos cabelos antes da aplicação do produto é uma das dúvidas mais comuns. Por isso, se você quer saber qual a melhor maneira de pintar os cabelos – sujos ou limpos, continue lendo, que daremos todos os detalhes.
A Importância da Oleosidade Moderada No Momento da Pintura
Quem já pintou os cabelos, ou já pesquisou sobre o assunto, certamente já viu informações de que é preciso manter os fios sujos antes de aplicar a coloração. Mas, enfim, será que isso é mesmo verdade? Será que faz alguma diferença?
E, para o alívio de quem já tingiu os cabelos sujos, saiba que essa medida é sim importante, e a forma correta de pintar os cabelos.
O fato é que a oleosidade natural dos fios cria uma película protetora, reduzindo as chances de acontecer algum tipo de irritação no couro cabeludo, e também de deixar as pontas ressecadas, que são problemas comuns no caso das pessoas que pintam os cabelos.
Isso não quer dizer que lavar os cabelos antes da pintura está errado, mas deixar os cabelos sujos aumenta a proteção aos fios.
Mas é preciso atentar para o excesso de oleosidade. Assim como os cabelos limpos não fornecem muita proteção ao couro cabeludo, os cabelos muito sujos, que ficarão vários dias sem serem lavados, também não são indicados, pois o excesso de oleosidade pode causar algum problema na cor também, comprometendo o resultado.
Além disso, pode também causar ainda mais irritação no couro cabeludo e coceira.
Uma quantidade elevada de sebo pode impedir que a tinta pigmente corretamente, ou alterar a tonalidade.
Dessa forma, o ideal mesmo é não ficar sem lavar os cabelos por muitos dias. Isso contribui para um bom resultado. No caso de quem tem os cabelos mais secos, o ideal é ficar, pelo menos, dois dias sem lavar os fios.
Enquanto que as pessoas com cabelos mais oleosos podem lavá-los na véspera, para evitar qualquer problema na pigmentação.
Regras Para Tonalizantes e Para Colorações Semipermantes São as Mesmas?
Ao contrário do que acontece com as colorações, que precisam ser aplicadas nos fios secos e sujos, para que possam fixar melhor, os tonalizantes e as semipermanentes precisam de cabelos limpos para serem aplicados.
Esses produtos possuem amônia em sua composição, que forma uma espécie de camada superficial na fibra dos cabelos. É por isso que os cabelos devem estar limpos para recebê-los, para que as cutículas estejam abertas no momento da aplicação, e permitam que o pigmento da cor penetre nos fios.
Assim, caso opte por aplicar alguma dessas duas opções, não se esqueça de molhar os cabelos antes e de lavá-los com shampoo, para que ele abra as cutículas dos fios. Só não aplique o condicionador, pois a sua função é selar as cutículas. Ele só deve ser usado no final do processo, depois que o tonalizante ou a semipermanente já tenha sido aplicado nos cabelos.