Coloração: Tonalizantes X Tintas De Cabelo Permanentes
A indústria de cabelos possui diversos produtos, um exemplo é produtos para pintura de cabelo. Colorir os fios é muito apreciado seja por apenas uma mudança de visual ou cobrir os indesejáveis fios brancos. Mas o que é melhor o tonalizantes ou as tintas permanentes? Na verdade, não há uma resposta pronta, pois, cada tipo de produto age de uma forma diferente, um contem amônia e o outro não. Por isso é necessário saber qual se adaptará melhor a proposta que você quer.
Tonalizantes:
Os tonalizantes são conhecidos por ser menos agressivos, porem tem curta duração. Essa coloração é como se fosse uma “maquiagem” para o cabelo, ou seja, quando vai lavando o cabelo, esse vai desbotando.
Não possuem amônia em sua composição, então a pigmentação não tem o poder de penetrar na parte interna dos fios, o que diminui o seu tempo de duração, a pigmentação é apenas depositada sobre os fios.
Existe ainda dois tipos de tonalizantes semipermanente que contem oxidante em sua formulação, aquela emulsão reveladora que acompanha os tubos de tinta. E os tonalizantes banho de brilho, que é livre de oxidantes, um produto suave e sem grandes contraindicações, ele serve para realçar a cor e dar brilho aos cabelos.
Vantagens: São suaves, a formula não contem amônia e sua duração é de 20 a 25 lavagens, é bem útil para pessoas com cabelos quimicamente tratados por ser compatível e não danificar os fios. É de fácil aplicação. Ele cobre geralmente apenas 40% dos fios brancos e se não ficar satisfeito com o resultado o produto ainda pode ser reaplicado.
Desvantagens: Tem curta duração, cobre parcialmente os fios brancos, não tem o poder de clarear os fios ou de escurecer, apenas um tom acima ou a baixo.
Tintas Permanentes:
Essas são as tintas que mudam o tom do cabelo permanentemente, por possuir amônia em sua composição o pigmento é levado para dentro do fio de cabelo, retirando a cor natural e fixando a nova cor, assim que a tinta não saia após a lavagem do cabelo. Ideal para aquelas pessoas que já sabem a cor que querem pintar ou desejam clarear o cabelo.
Vantagens: tem maior duração e os retoques são necessários apenas para igualar a cor do cabelo com a raiz quando ele já crescer. Ele cobre 100% dos cabelos brancos. Consegue clarear até 3 tons da cor natural. Retoques podem ser feitos de 3 em 3 meses.
Desvantagens: Ressecamento do cabelo, o que leva a pessoa a ter um cuidado maior com a hidratação e reconstrução após o tingimento. Não é indicado para quem faz relaxamento e escovas progressivas, por suas químicas não serem compatíveis.
Como Escolher Qual O Melhor Para Você:
Se você está na dúvida de qual escolher algumas perguntas podem te ajudar:
- – Qual a cor atual do seu cabelo e qual a cor que você quer chegar?
- – Você precisa preencher muitos cabelos brancos?
- – Seu cabelo é quimicamente tratado ou está danificado?
- – Por quanto tempo você quer manter a nova cor?
- As respostas vão te ajudar a escolher o produto ideal.
- A tinta permanente é uma ótima escolha se:
- – Tiver muitos cabelos brancos:
- – Quiser uma mudança extrema da cor;
- – Deseja manter a cor por mais tempo.
- Já os tonalizantes e são ideais para:
- – Tem pouco cabelo brancos;
- – Quer reavivar a cor natural dos fios;
- – Não quer uma mudança radical;
- – Está com os fios muito danificados;
- – Quer uma mudança nos fios que não seja definitiva.
Os dois tem suas vantagens e desvantagens basta você escolher o que é o melhor para você e sair e arrasar com seus cabelos.