Uma das maiores queixas das mulheres, quando vão a um consultório de um médico vascular são os terríveis vasinhos. Umas têm menos, outras têm mais, porém todas os têm.
Os problemas que acarretam as telangiectasias, nome dado aos horríveis vasinhos, são quase sempre iguais aqueles causadores das varizes: utilização de anticoncepcional, sexo feminino, reposição dos hormônios, ficar muito tempo sentado ou em pé, excesso de peso, gravidez e sedentarismo.
Se quiser entender um pouco mais sobre o assunto, basta continuar a ler esse artigo.
Os Vasinhos das Pernas
Contrariamente ao pensamento de muita gente, os vasinhos não crescem para se transformarem em varizes. Ocorre o inverso, ou seja, o aparecimento dos vasinhos vem demonstrar que as veias grandes não estão funcionando de acordo. Por isso, antes de se jogar de cabeça num tratamento estético furado, passe por uma consulta com um cirurgião vascular para examinar se os vasinhos estão sendo alimentados pelas varizes matrizes.
Porque Isso é Importante
Isso é importante porque, de nada resolverá você fazer procedimentos como escleroterapia ou laser para secar os vasinhos sem que sejam tratadas as varizes antes, senão os mesmos voltarão a surgir. Caso não insista no tratamento do problema, os vasinhos tendem a retornar, e os mesmos tendem a retornar ainda piores.
Então, caso tenha varizes, ainda que sejam pequenas e poucas, pode ser necessária a realização de cirurgia ou qualquer outro tipo de método para combatê-las antes de dar inicio ao tratamento dos feios vasinhos.
Como Combater os Vasinhos
Para tratar e combater os vasinhos há inúmeras técnicas. Atualmente, as mais utilizadas em nosso país são a terapia a laser e a escleroterapia. Outros procedimentos incluem a crioescleroterapia, a luz pulsada, a radiofrequência e a microcauterização.
Escleroterapia – Entendo o Procedimento
A esclero ou escleroterapia injeta diversas substâncias dentro dos vasinhos com a intenção de promover a irritação das paredes com a finalidade de fechá-los. Popularmente é chamado de secagem dos vasinhos.
Esse procedimento é utilizado para combater os vasinhos desde há muito tempo, sendo eficaz o tratamento, e atestado através do tempo e por várias publicações científicas. É tido como o padrão mais alto do tratamento, sendo assim, todos os demais tratamentos estão relacionados a ela.
As substâncias injetadas podem ser variadas, como: solução salina hipertônica, glicose 75%, glicerina crômica, polidocanol, dentre outros. No Brasil, as substâncias mais utilizadas são o polidocanol e a glicose 75%. No caso da glicose a 75%, ela leva a vantagem de não contar com nenhuma forma de reação ou alergia, pois é uma substância natural presente no organismo.
Em se tratando do polidocanol a vantagem é a de causar menos dor e de ser mais eficiente do que a glicose. Entretanto pode acabar causando manchas e alergia em maior incidência que a glicose.
Usando o Laser
O tratamento feito com o laser emite um facho de luz que entra em contato direto com os glóbulos vermelhos havidos no sangue, gerando um excesso de calor culminando com a queima o vasinho.
Nem todo o laser é capaz de dar fim aos vasinhos e necessário saber aplicá-lo para que os resultados sejam positivos. Quase sempre são usadas várias sessões para que o resultado seja o mais satisfatório possível.
Caso a aplicação seja feita errada, além de não dar certo, pode ocasionar uma série de contratempos como manchas, queimaduras graves, feridas e bolhas na pele.
Todos esses procedimentos devem ser feitos diretamente por médicos, já que os transtornos podem ser inúmeros, como cicatrizes e manchas definitivas. É uma economia besta.
O Problema da Dor
Os dois procedimentos citados anteriormente causam dor. E pode ser que uma pessoa sinta mais que a outra. Entretanto é uma dor bastante suportável, podendo ser comparada a um procedimento depilatório com cera quente. Estudos indicam que o laser pode até doer mais que a esclero, de acordo com a substância que for injetada. Por isso, não fique achando que apenas porque é laser e nãofaz uso de agulhas, é menos dolorido. Isso não procede.
O ideal é consultar um cirurgião vascular ou angiologista antes começar o tratamento contra os vasinhos. Eles serão capazes de saber se você possui veias ou varizes nutricias que precisarão de tratamento antes de começar o laser ou a esclero. Isso é fundamental para que o tratamento seja duradouro e positivo.
Maiores Informações
Ao contrário dos vasinhos, varizes são dilatações ocorridas nas veias, e que têm diversas causas como gravidez, genética, menopausa, sobrepeso, e muito mais. Podem aparecer tanto em mulheres quanto em homens, porém, em razão dos fatores hormonais, tem maior incidência nas mulheres. Estão intimamente relacionadas à circulação sanguínea e, quase sempre, não causam danos maiores à saúde, além da estética e de desconforto, e cansaço.
Existem casos em que elas têm maior gravidade, de acordo com problemas circulatórios, causando, por exemplo, a flebite, que são inflamações sérias, que acarretam bastante dor.
Caso você, observando suas veias, veja alguma delas mais gordinhas, com vermelhidão em volta e, e com a região aquecida, pode ser sintoma de inflamação. Nessas situações, o médico precisa ser consultado com grande rapidez, para que seja recomendado o melhor tratamento.
Quem vasinho ou varizes sente as pernas pesadas, dificuldade para caminhar e dores ao executar determinados movimentos, por isso, combater essas desconfortáveis sensações é uma grande necessidade.
Muitos produtos naturais auxiliam na melhora da circulação do sangue na região afetada e ainda promovem o fortalecimento das paredes das veias, fazendo com que as varizes não consigam se formar.
Pariparoba
Ingredientes Usados:
- 04 Folhas de confrei
- Um pouco de erva cidreira
- 06 Folhas de pariparoba
- 01 Garrafa de aguardente
Modo de fazer:
A primeira coisa a se fazer é picar as ervas e colocá-las dentro da garrafa para deixar curtindo durante 24 horas.
Posologia: Depois de terminado o prazo, faça a aplicação do remédio usando um pano embebido no líquido sobre a região afetada, deixando repousar ali por aproximadamente 15 minutos. Esse procedimento deve ser executado até três vezes ao dia.
Usando a Carqueja Para Combater a Circulação Ruim
Ingredientes:
- 04 Colheres de folha de carqueja
- 01 litro d’água limpa
Modo de fazer:
Coloque a água para ferver e assim que levantar fervura, coloque nela as folhas de carqueja picadas. Deixe ferver mais um pouco e abafe por mais ou menos 30 minutos.
Posologia: Tome o chá de duas em duas horas, no máximo cinco durante o dia.
Existem Três Tipos de Varizes:
- Veias tronculares: São as mais aparentes, as veias ficam grossas, bem visíveis e saltadas. Essas têm possibilidades de serem tratadas a laser, e o mesmo é feito no hospital.
- Veias reticulares: Não são salientes, mas conseguimos vê-las, são as tem cor azul ou verde, neste caso, como é mais comum e possui tratamento mais simplificado. O mesmo pode ser feito em hospitais ou até mesmo nos próprios consultórios.
- Microvarizes: Os casos mais comuns de varizes, vulgarmente conhecidos como vasinhos, possuem um tratamento mais simples que pode ser feito em consultórios após o diagnostico feito por especialistas.
Como Diagnosticar as Varizes:
Existem equipamentos próprios para dar a certeza de que o paciente está com varizes, são dois: Doppler colorido ou o Fleboscópio, ambos avaliam o grau de gravidade da doença e com isso o medico pode estudar a melhor forma de tratá-la.
-O Fleboscópio ajuda a encontrar as microvarizes e varizes presentes nos membros inferiores, também ajuda o especialista a visualiza-los melhor.
-Doppler colorido: É um equipamento muito avançado que, além de varizes ajuda na detecção de outras doenças vasculares, e pode ser usado até mesmo em mulheres gestantes.
Quais os Problemas:
Alguns dos problemas que mais podem ser notados em pacientes que possuem varizes são:
- Trombose
- Ulcerações nas pernas
- Hemorragias
- Fibrose
- Muita dor
- Embolia pulmonar
Os tratamentos de varizes são:
-Cirurgia de varizes: Ocorre dentro de hospitais, precisando o paciente ser anestesiado localmente, ou com uso da anestesia raque. O processo é feito com agulhadas nas varizes. Possui uma recuperação bastante rápida que pode durar de um a três dias.
-Cirurgia de Varizes a laser: Assim como o primeiro, também é realisado em hospitais. É o melhor método quando a veia afetada é a safena. Fazendo a utilização deste método, o paciente não precisa remover a veia, e tem 98% de eficácia.
Ela é feita da seguinte maneira:Introduz-se uma microfibra óptica na veia danificada e através de um laser, seca-se a veia impedindo assim o fluxo sanguíneo por ela.
-Por fim, o ultimo método é conhecido por Escleroterapia ou esclerose com espuma, um tratamento mais simples. Ele é usado em veias menores e principalmente nos vasinhos e é feito no próprio consultório do medico.
Alternativas:
-Remédios para varizes: São usados com a principal função de aliviar a dor causada pelas varizes, mas deve ser acompanhado por um médico e feito juntamente com outros tratamentos e esportes de preferência, para assim melhorar os resultados. Mesmo diminuindo as varizes e eliminando a dor, os remédios não secam as varizes, ou seja, elas iram permanecer no corpo do paciente.
Muito pacientes acabam por interromper o tratamento e não buscam outro, quando veem a melhora tida pelos remédios, mas assim as varizes podem voltar a aparecer e muitas vezes de forma pior.