Antigamente os cortes de cabelos femininos e masculinos era o que mais diferenciava os looks. Dificilmente as pessoas pintavam os cabelos com tons de cores diferentes dos catalogados como naturais. Por exemplo, poucas pessoas eram reconhecidas por pintar o cabelo com tons de rosa, azul, verde etc. No máximo uma coloração com loiro, castanho e preto.
Já nos dias atuais, houve uma inversão dos papéis e torna-se difícil conhecer alguém que nunca tenha coloca tintura no cabelo. Hoje, as mulheres principalmente, ousam mais com cores que não são nem conhecidas, e jovens aparecem com um cabelo grisalho.
Nesse contexto, é válido ressaltar a revolução que as mechas de cabelo fizeram nos últimos tempos. Sendo uma opção para as pessoas que gostariam de mudar o visual porém nem tanto a ponto de pintar o cabelo por inteiro. As mechas são um conjunto de fios mais grossos e bem marcadas, sendo excelente para quem deseja chamar atenção com o loiro sem ter que pintar todo o cabelo.
Em diferentes épocas do ano as tendências para coloração dos fios vão se alternando, fique ligada nas últimas modas a seguir. Se a intenção é dar uma tonalidade de cabelo queimado pela luz natural do sol a última inovação é o cabelo tipo “Sandy summer”. Para ilustrar esses tipos de mechas pense na atriz Lea Michele. Durante o verão americano era parou todos a sua volta com seu novo estilo de cabelo sofisticado e natural. Quem não entende dessas estratégias acredita que o cabelo da atriz é realmente daquele jeito, e nem imagina que passou por uma “balayage”. O nome “sandy summer” se refere justamente à praia, pois o cabelo fica com um aspecto de que está coberto por areia.
De acordo com uma famoso hairstylist do Rio de Janeiro, Robson Assis, o “Sandy summer” é produzido a partir de uma técnica também conhecida como “efeito tartaruga”, sendo um estilo perfeito para pessoas com pele morena ou morena clara, de cabelos e olhos mais escuros. Esse tom de loiro queimado dá um destaque para a sobrancelha da mulher, que atualmente também se tornou grande tendência.
Outro modelo em alta e que tem a capacidade de destacar a cor da pele de pessoas morenas é o utilizado pela cantora Vanessa Hundges. A mesma aplicou duas técnicas em seu cabelo: o “ombré” e o “sun kiss”. Nela as mechas não foram feitas desde a raiz, para que a mesma ainda parecesse natural, sendo assim, foi abaixo de quatro a cinco dedos da raiz que se realizou a pintura.
Agora quando se trata de mechas com tons quentes, não tem como não falar na atriz americana Jessica Biel. Com cores mesclando entre tons de dourado e castanho, seu cabelo conquistou os amantes de mechas pelo seu tom de mescla de cores nas madeixas. Segundo os hairstyles para alcançar tal prodígio é preciso fazer as mechas mais internamente no cabelo, fazendo com que apareçam delicadamente nas partes internas do mesmo. Esse estilo chama-se “caramel twist” e a base da técnica é dividir os fios do topo da cabeça e ir fazendo mechas próxima a nuca entretanto acima da altura das orelhas.