Temos hoje a nível mundial um movimento crescente no sentido de associar a acessibilidade, a eficácia, a segurança e o conforto que a descoberta de tecnologias modernas oferece as inumeráveis qualidades dos produtos naturais.
No que se refere à área da beleza, da saúde e bem estar estamos a assistir uma verdadeira reviravolta quanto às terapias e aos conhecimentos tradicionais que são usados em diferentes culturas, algumas até já extintas com foco no cuidado e na cura.
A Consciência da Sustentabilidade
A tudo isso se junta uma maior consciência no que se refere ao uso dos recursos naturais de nosso planeta, ao descarte correto do lixo e de sua reciclagem. Além disso, há uma preferência maior pelos materiais biodegradáveis e passíveis de reciclagem que tem menor impacto ambiental, em especial aqueles com certificação, que sejam orgânicos ou então de processos com responsabilidade no uso de recursos naturais, tudo isso vem cada vez mais se tornando realidade.
Não podemos ainda esquecer o desejo dos consumidores que priorizam a pureza do produto, a eficácia e o preço justo e é aí que entra a zen cosmetologia, ou seja, os cosméticos biologicamente corretos.
O Que Faz Com Que um Cosmético Seja Natural?
Esta hoje é uma busca quase que geral por parte das indústrias de cosméticos até porque essa identificação hoje de ser ecologicamente correto, feito com produtos certificados é uma grande propaganda e a concorrência vai obrigando a que todos acabem procurando acertar o passo com o planeta sob pena de perderem mercado para concorrentes que já estejam trabalhando dentro dos princípios exigidos pela própria natureza mais do que pelos homens, muitos dos quais regulam o setor onde já existem algumas normas a esse respeito.
Produtos com Certificação
O BDIH é a associação alemã das indústrias farmacêuticas que tem regras estabelecidas no que se refere às formulas cuja matéria prima é substancia processada organicamente e também sem contaminantes. Propõe ainda que as plantas de onde vão retirar os ingredientes para as formulações sejam cultivadas e biologicamente controladas. No Brasil temos o selo Eco Social que funciona como uma identificação com os padrões orgânicos.
As Vantagens
Segundo um professor emérito da cadeira de medicina da Universidade de Illinois, substâncias como dióxido de titânio, talco, sacarina, derivados de óleo mineral entre muitos outros são produtos cancerígenos, sintéticos e que há muitas décadas são normalmente usados em formulas de cosméticos.
Diante disso, voltar ao uso da natureza como fonte só poderá trazer benefícios a todos especialmente aos consumidores. A zen cosmetologia tem como proposta a busca dos ativos naturais que oferecem uma verdadeira fonte que devem ser trabalhadas nessa indústria, tudo se baseando no estudo cientifico que possa trazer segurança do uso correto de todas essas substancias que a natureza nos oferece e que não causam males a saúde.