As alianças são peças indispensáveis em uma cerimônia de casamento, pois elas simbolizam a união e o empenho de ambas as partes no compromisso. Trata-se de um anel em ouro amarelo, gravado no interior com os nomes dos noivos e a data do casamento, devendo ser colocada no dedo anelar da mão direita.
A aliança de noivado é uma joia que vai durar muito tempo. Daí a necessidade de fugir dos modismos e escolher um modelo que vai resistir ao tempo, mantendo-se sempre bonito. O ouro é o metal mais utilizado em alianças de casamento.
Assim, o ouro é um metal precioso que é classificado de acordo com suas cores e quilate. Há ouro amarelo, branco e ouro rosa, sendo que os dois últimos são obtidos através de uma mistura com outros metais responsáveis por dar uma tonalidade diferente ao ouro.
Se a aliança é de ouro, os quilates são medidos pela quantidade de material que está na liga, representada pela letra K. O total de material é dividido em 24 partes, das quais há 14, 18 ou 24, que pode ser realmente de ouro. No caso de um anel de 14 quilates, a liga é feita de ouro puro, prata e uma porcentagem de cobre.
Os anéis de ouro mais comuns são de 14 e 18 quilates, e eles tem 75% de ouro puro e 20% de ligas. O ouro 24 quilates é feito com 100% de ouro puro, mas não é recomendado para a fabricação de anéis. A razão é que quanto mais puro o ouro, mais flexível ele é.
Se você estiver indo comprar as alianças de casamento, você tem que saber o tamanho do dedo de sua noiva. A melhor maneira de saber, é ter outros anéis que sirvam como referência, ou levá-la na hora de fazer a compra.