Hoje em dia eles já são mais comuns, mas quando os piercing na língua chegaram ao Brasil era uma verdade febre, atingindo desde os adolescentes até os adultos mais adiantados. Já foram temas de muitas reportagens na mídia, tanto dos positivos como negativos.
Verdade que a tal arte não é nova, vem desde os 5000 A.C. por povos Astecas e Maias. Os sacerdotes de tais tribos faziam a perfuração na língua em um ritual para comunicar-se com os deuses. Há relatos ainda de outros povos da água que faziam a perfuração com madeira em ato decorativo ou rebeldia.
Este tipo brinco é hoje muito comum no Brasil e mundo afora, com cada vez mais adeptos. Para fazer basta procurar estúdios específicos que vendem a jóia, o piercing, a preços que variam de R$ 20 a R$ 1 mil. Os mais caros podem conter pedras valiosas como diamantes e os mais simples são feitos de ácido cirúrgico, um bom material porque não enferruja e evita infecções.
Colocando – O processo de aplicação é considerado um dos mais dolorosos na arte de furar o corpo, porque a língua é um órgão sensível, repleto de nervos e glândulas, além de uma pele bem mais fina, em que se sente o contato muito facilmente. Para ter certeza, basta tocar a perna com o dedo e depois a língua e comparar as sensações. A língua é o lugar que proporciona maior dor ao furo. O lugar com menos dor é a sobrancelha, pois tem a pele menos sensível e é bem mais fácil.
Caso vá aplicar um em você, procure um especialista, porque a área, como já foi dito anteriormente, é povoada de nervos e, caso seja aplicada incorretamente, pode-se perder a sensibilidade do órgão, pois a região é mesmo muito delicada. Veja se o material usado é descartável e o segurador, onde a língua será marcada, é esterilizado.
Uma outra recomendação vai parecer estranha: procure um dentista. A quantidade de bactérias que estão contidas na boca é inimaginável, porque não podem ser vistos a olho nu. Então fazer uma limpeza é altamente recomendável, uma vez que haverá uma ferida na área por muito tempo que pode ser ampliada por conta dos microorganismos presentes.
Os cuidados após o furo são cruciais para a cicatrização. A língua vai estar bem inchada, então deve-se tomar bastante liquido, caso possa dê preferência a gelados, pois alivia a dor logo após o furo. Escovar bem os dentes sempre, para evitar contaminação é crucial.
O período de recuperação dura em média um mês, mas depois, está tudo bem e pode cair na festa! Comer, beber e beijar normalmente que não tem risco alguns. Há controvérsias que o piercing na língua tire o esmalte da região de traz dos dentes, mas muitos dentistas divergem sobre o assunto.