Como Disfarçar a Calvície

A calvície é um problema que afeta muitos homens e nem mesmo o príncipe William da Inglaterra está livre do aparecimento das temidas ‘entradas’. Assim como o jovem príncipe que antes de chegar aos 30 anos já está ficando calvo muitos homens enfrentam esse problema.

Para grande parte dos calvos a falta de cabelos se torna um constrangimento e algo que afeta a autoestima. Na maioria dos casos a calvície é um problema que não pode ser evitado pelos homens que são acometidos por ela, pois é causada por um fator genético. Entretanto, é possível disfarçar em parte a calvície, claro que tudo depende de quanto se pode e se deseja gastar e com o grau de insatisfação que isso lhe causa.

Causas da Calvície

A calvície não tem apenas uma, mas várias causas, contudo, a mais comum é a androgenética. Também chamada de calvície hereditária o problema acontece por uma alteração hormonal que é transmitida de pai para filho. Esse tipo de calvície pode ser tratado de forma clínica ou cirúrgica.

Tratamento Cirúrgico

Os especialistas recomendam que o tratamento cirúrgico seja empregado somente em pacientes mais velhos e que tem bem poucos cabelos. Os pacientes mais jovens, que estão na faixa dos 25 anos, a recomendação é fazer um tratamento clínico ao invés da cirurgia. Após essa idade já se pode passar por um transplante ou mesmo um tratamento clínico.

Tratamento Clínico

Para que o tratamento surta o efeito esperado é importante que haja o acompanhamento de um dermatologista ou tricologista (especialista em cabelos). Os profissionais fazem uma avaliação dos fios de cabelo e com essa análise podem prescrever tratamentos e medicamentos que sejam específicos para esses fios.

Quando o paciente já perdeu boa parte dos seus fios é indicado fazer um transplante que pode custar entre R$ 10 mil e R$ 15 mil. Num pequeno paralelo explicativo podemos avaliar que o caso do príncipe Willian não exige um transplante capilar uma vez que ele ainda tem uma quantia considerável de fios e não possui calvície completa. O mais indicado nesses casos é fazer com que o cabelo existente (que está fino) engrosse por meio de um tratamento clínico.

Opções Para Disfarçar a Calvície

Penteados e Cortes de Cabelo

Quando a calvície está apenas começando e não se apresenta generalizada é possível disfarçar o problema com alguns penteados diferentes, por exemplo. O penteado pode usar o cabelo de uma parte para disfarçar a falha em outra região. O corte de cabelo correto também é bem eficiente para fazer esse disfarce das falhas.

Pessoas em que a calvície se concentra numa área do couro cabeludo devem optar por cortes de cabelo mais desconectados que ajudem a dar mais leveza para a aparência. Um corte reto não é indicado porque acaba deixando as madeixas com menos volume o que ressalta a calvície.

Bonés e Chapéus

No caso de quem já está com bem pouco cabelo e um penteado ou corte não ajuda a dica é apostar no uso de bonés ou chapéus. Mas, vale lembrar que se trata de uma solução apenas temporária uma vez que em algum momento o seu couro cabeludo precisa respirar, ou seja, não dá para usar o boné o tempo todo.

Apliques ou Perucas

Uma forma mais assertiva de disfarçar o problema é utilizar apliques ou perucas, porém, cuidado para não cair na armadilha de fios que criam um visual artificial. Evite comprar perucas prontas, procure uma empresa que seja especializada em trabalhar com cabelo para que seja feita uma análise do couro cabeludo, da forma que a sua cabeça tem, do tipo e da cor específica do seu cabelo. A peruca ou aplique precisa ser personalizado para que fique um visual natural.

Aceitação

Se você está sofrendo com a calvície e até este ponto do artigo não encontrou uma solução possível para você a dica é passar por um processo de aceitação da careca. Muitos homens assumem a falta de cabelos e raspam o pouco que sobra para viver com o visual totalmente sem fios.

Aquelas ‘entradas’ podem até ser vistas como um charme masculino. Algumas mulheres também enfrentam o problema da calvície, para elas é mais complicado uma vez que nos homens a falta de cabelo pode ser visto como um toque no visual. Nesses casos pode ser interessante recorrer a apliques e perucas, mas sempre com o cuidado de que fique natural.

Outras Opções – Novidades

Tricopigmentação do Couro Cabeludo

Uma nova técnica que vem conquistando homens que tem pouco cabelo é a chamada tricopigmentação. Dentre os seus principais diferenciais estão a segurança, velocidade e possibilidade de reversão que o método oferece.

Porém, é importante que se saiba que utilizando essa técnica será necessário manter visitas constantes ao especialista. Uma técnica que é mais indicada para quem quer cobrir áreas do couro cabeludo que sejam usadas raspadas.

Quem Pode Fazer?

A tricopigmentação é uma técnica bastante democrática podendo ser usada por homens e mulheres que desejem um resultado estético imediato. No caso dos homens aqueles mais aptos são os que têm pouco cabelo e já tenham o hábito de raspar o cabelo com máquina zero.

O procedimento faz uma simulação do cabelo rapado nas áreas de calvície do couro cabeludo. Basicamente o que a tricopigmentação faz é dar a impressão de que a pessoa em o cabelo raspado por opção e não por calvície já que cria um aspecto de madeixas raspadas mesmo onde não tem cabelo.

Outra possibilidade de uso da tricopigmentação é no caso de quem realizou transplante de cabelo recentemente e deseja esconder a cicatriz ou ainda preencher aqueles espaços que ficam entre os enxertos o que reduz ainda mais o contraste ainda mais entre o couro cabeludo e o cabelo.

Tricopigmentação em Mulheres

No caso das mulheres o objetivo da tricopigmentação é outro uma vez que elas não costumam usar o cabelo raspado. O objetivo é reduzir o contraste que existe entre o cabelo e o couro cabeludo criando uma ideia de que há mais fios e que são menos finos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Fleury Medicina e Safade diz:Martha, existe, sim, trattmenao para a calvedcie provocada na menopausa. Ele se baseia principalmente em bloqueio dos hormf4nios masculinos causadores do problema e algumas medicae7f5es tf3picas que estimulam o crescimento dos fios. No entanto, a queda de cabelos pode ocorrer por ve1rios outros motivos, incluindo estresse fedsico ou emocional e uso de produtos cosme9ticos. Portanto, a ane1lise cuidadosa de seu quadro clednico por um me9dico e9 fundamental para se definir a causa da queda do cabelo e o melhor trattmenao a ser institueddo.

    Yui 10 de setembro de 2014 1:22 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.