Já faz algum tempo que cabelos coloridos não é mais novidade para quase ninguém. Muita gente não usaria de jeito nenhum, mas conhecer o estilo pouca gente desconhece. No início, esse visual colorido apareceu meio como protesto. Uma forma de impor ideias, valores ou falta deles, etc. Com o passar dos anos eles continuaram a fazer parte de algumas cabeças, porém os motivos mudaram.
Outra coisa que mudou foi a forma de colorir os cabelos. Quando essa onda de cabelos coloridos começou as tintas que eram usadas além de serem muito agressivas à pele e ao cabelo duravam pouco. E, muitas mulheres usavam produtos que elas mesmas fabricavam para dar cor aos cabelos. Atualmente para ter os cabelos coloridos, só é preciso ousadia porque as tintas são encontradas em qualquer farmácia e em lojas que vendem produtos de beleza e para cabelos.
Veja Passo a Passo, Como Pintar os Seus Cabelos
1ºpasso: Se você se decidiu a pintar os cabelos a primeira coisa a fazer é escolher o tipo e a cor da tinta. Feito isso, decidir também se você mesma vai pintá-los ou se vai a um salão. Em casa ou no salão, alguns cuidados devem ser tomados. E o principal é com relação ao couro cabeludo. O couro cabeludo possui como defesa natural a gordura. Quando lavamos os cabelos eliminamos quase toda essa gordura, com isso deixamos os bulbos capilares sem proteção. Por isso, para pintar os cabelos o ideal é que ele esteja sem lavar por pelo menos três dias. Mesmo que você sinta a cabeça suja, é preferível deixar de lavá-la pelo tempo necessário e pintar os cabelos sem arriscar colocar em risco o couro cabeludo. Com a cabeça sem lavar, a gordura natural que existe no couro cabeludo vai proteger os bulbos capilares.
2º passo: Os cabelos sempre precisam ser tratados com muito cuidado principalmente aqueles que já receberam ou recebem tratamento com produtos químicos. Se os seus cabelos recebem algum tipo de tratamento químico, saiba que antes de pintá-los você precisa aplicar neles um bom creme para que eles não sejam agredidos pela tinta.
3º passo: Depois que você já tiver protegido os seus cabelos, pode começar a preparação para deixá-los coloridos. Antes de aplicar qualquer tinta para colorir, você precisa fazer o contrário, ou seja, descolorir. Para descolorir você vai precisar de um produto próprio para esse fim misturado com água oxigenada. Não serve a água oxigenada comum, de uso farmacêutico. A água oxigenada ideal para descolorir cabelos é a que tem volume 40. Em alguns casos, serve a água oxigenada volume 30. Caso você opte por comprar em pó, basta um sache médio se você tem cabelos curtos. Mas, se os seus cabelos são compridos compre 2 saches médios é o ideal.
4º passo: Antes de começar o processo de descolorir os cabelos, veja se tem em mãos tudo o que vai precisar. Ou seja: luvas, o produto para descolorir, uma bacia de plástico (a bacia de metal não é recomendável), água oxigenada, uma blusa velha. Se você já tem tudo, então comece vestindo a blusa que você separou para usar (assim se cair na roupa não terá problema), a seguir calce as luvas e após inicie a preparação do produto misturando na bacia de plástico a água oxigenada com o pó para descolorir. Tenha cuidado para que o produto não caia em sua pele. Agora, antes de aplicar a solução em seus cabelos, separe uma mecha com pouco cabelo para fazer os testes necessários. Primeiro para saber a reação e depois para conhecer o tempo que os seus cabelos precisam para serem descoloridos. Essas informações são muito importantes. Principalmente a segunda, porque sabendo o tempo que precisa para descolorir você não precisará deixar seus cabelos expostos à química sem necessidade.
5º passo: Para evitar que o produto manche seu rosto, principalmente na testa e próximo às orelhas, é recomendável que você use um creme hidratante.
6º passo: Agora, com cuidado para que o produto não caia no pescoço durante a aplicação, pegue uma mecha e comece a passar com um pincel. Pegue próximo a raiz até a extremidade das pontas dos cabelos.
7º passo: Assim que terminar de aplicar a solução em todo o cabelo, espere ela agir por alguns minutos observando o cabelo até que ele fique claro. Se a tinta que você for pintar for escura, não será necessário que os cabelos fiquem muito claros. O restante da solução não serve para ser usada depois. Portanto, jogue-a fora em um local onde crianças e animais não tenham acesso.
8º passo: As tintas que são compradas prontas e que são comercializadas possuem todas as instruções para a sua aplicação correta. Basta seguir as instruções. O modo de preparar cada tinta assim como os componentes que devem ser acrescentados na mistura está escrito de forma detalhada e em ordem, é preciso que seja seguida. O ideal é que se tenha paciência para ler as instruções que seguem cada tipo de tintura. Na hora de escolher a tintura, não o faça pelo preço. Há no mercado algumas tintas baratas que são boas, porém são exceções. Geralmente as tintas melhores custam bem mais. As cores mais usadas e mais encontradas no mercado são aquelas com tons vermelhos. Algumas pessoas estão fazendo tinturas coloridas em casa misturando alguns produtos, inclusive papel crepom. Mas o aconselhável é usar um produto industrializado e com marca respeitável.
9º passo: Para aplicar a tintura você pode usar o seu próprio recipiente ou despejá-la em um pote plástico. Não se esqueça que os cabelos devem ser separados em mechas, utilize luvas e outro pincel.
10º passo: Não se preocupe com a cor que surge logo após a aplicação da tinta. Deixe a tinta agir pelo tempo necessário e a cor que você escolheu depois de alguns minutos que o cabelo absorver a tinta, aparecerá.
11º passo: Lave a cabeça com bastante água assim que passar o tempo indicado. Só use shampo depois que parar de sair a tinta na água. Depois de lavar passe um creme hidratante e deixe agir por alguns minutos. Após lave com água pura para tirar o excesso.
Agora que seus cabelos já estão coloridos é só cuidar. Evite lavar em excesso e use creme hidratante sempre.