Antes de usar qualquer tipo de química no cabelos ou adotar qualquer tipo técnica é importante avaliar os pós e contras para ver se realmente vale a pena. O que serve também para o mega hair, que tem os seus benefícios, mas também pode gerar problemas. Um dos pontos positivos diz respeito a autoestima, quando a mulher não se sente bem com a perda dos fios e os cabelos ralos. Neste caso, engrossá-lo com um mega hair tem o ponto positivo de fazer com que a mulher se sinta linda novamente. Porém, não é sempre que a técnica para aumentar os cabelos é usada por mulheres que sofreram grande perda de fios. Em muitos casos, serve para deixar as madeixas mais longas.
Se de um lado o mega hair pode “curar” a falta de autoestima, por outro ele pode causar danos ao couro cabeludo, e o pior, podem ser problemas definitivos. Isso se dá porque a técnica cria uma tração com o couro cabeludo devido as mechas de cabelos que são aplicados para dar mais volume aos fios.
Quando se usa o mega hair com objetivo de cobrir uma parte do couro cabeludo que ficou sem fios por causa da queda, aos poucos ele vai voltando e a técnica favorece essa reposição. Aliás, outro ponto negativo é a alopecia que atinge uma grande quantidade de pessoas que usa o mega hair, que fique claro que não é uma regra para todas. Normalmente, é mais comum que a alopecia aconteça em casos de pessoas que fazem menos manutenção e usam a técnica em um período mais curto.
Existe mais de um tipo de mega hair, o alongamento “tipo piranha” que é feito usando tic-tacs é aconselhável para quem precisa disfarçar a queda dos fios. Neste caso, as madeixas podem ser colocadas e retiradas durante o dia porque é feito de um modo simples de fazer e desfazer, isso quando os cabelos estão presos. Porém, no caso dos cabelos soltos, a única opção da técnica é aquela com alongamento amarrado, cujos fios são “amarrados” ao cabelo natural da pessoa com cola de queratina.
É comum também que algumas mulheres mesmo com os cabelos longos e mesmo não tendo problemas de queda utilizem o mega hair e o objetivo neste caso, é dar mais volume. Porém, segundo os dermatologistas, neste caso, a técnica pode acaber provocando a queda dos fios e por isso, não é aconselhável.
Os dermatologistas dizem que a melhor maneira de usar o mega hair sem criar nenhum tipo de problema é com bom senso e de preferência observando as condições do próprio cabelo, principalmente do couro cabeludo.
Veja Quais são os Principais Problemas que o Mega Hair Pode Causar
Para avaliar se é uma boa opção ou não fazer um mega hair, nada melhor do que conhecer os problemas que ele pode causar. Veja a seguir!
1- Fios Quebradiços
Para fazer o mega hair é usado a cola de queratina humana, que cola as mechas de cabelo aos fios naturais. A cola não é um problema porque é feita com componente natural. Porém, em alguns casos, o produto é substituído por um outro tipo, como por exemplo, a cola quente, aquela que é usada para produzir várias peças de artesanato. Então, neste caso, o efeito pode ser um problema porque os cabelos sofrerão com um desgaste químico, o que gera fios mais fracos e quebrando facilmente. Normalmente, essa quebra acontecerá bem próximo a raiz dos cabelos.
O conselho dos dermatologistas para evitar esse problema é só colocar mega hair se a cola for de queratina natural.
2- Alergia no Couro Cabeludo
Novamente o uso de uma cola alternativa a aquela natural pode acabar causando alergia no couro cabeludo. É comum, no caso do uso de uma cola alternativa, como a de artesanato, por exemplo, a mulher em seguida sentir muita coceira no couro cabeludo, descamação e vermelhidão. Mais uma vez faz questão que a cola seja de queratina humana para evitar essas possíveis reações alérgicas.
3- Pode Deixar o Cabelo Muito Marcado
Nem sempre o resultado da técnica fica “discreto”, é comum ver claramente onde termina os fios naturais e começa o mega hair. Isso acontece quando os fios não são colocados da maneira correta. Segundo cabeleireiros especialistas em aplicar as madeixas artificiais, elas precisam ser distribuídas respeitando uma posição correta, ficando bem no meio dos cabelos naturais.
4- A Raíz dos Fios Ganham uma Textura Diferentes
Um grande erro é querer fazer o mega hair achando que ele vai transformar os cabelos de ondulados para lisos. Dá até para inicialmente colocar a raiz lisa com o cabelo artificial, mas quando começam a nascer os fios naturais o efeito visual não é dos melhores, porque misturam os crespos com os lisos. O ideal é fazer o mega hair usando o mesmo tipo de fio natural.
5- A Chapinha Está Proibida Para Quem usa Mega Hair
Se você ama usar chapinha é melhor repensar a ideia de fazer mega hair, uma vez feito o alongamento, ela passa a ser proibida para os seus fios. E nem tente em não seguir essa regra porque a chapinha pode acabar derretendo a cola que foi usada para fazer a técnica. Já o secador, pode usá-lo sem problemas, porém, mantenha sempre a distância de 20 centímetros dos fios.
6- O Mega Hair Pode Deixar os Fios Secos e a Raiz Oleosa
É muito comum que os fios artificiais criem uma espécie de bloqueio e não permita que a oleosidade natural da raiz chegue até os fios, deixando-os secos. Em compensação, toda a oleosidade ficará concentrada na raiz.
7- O Alongamento Poderá Provocar Queda de Cabelo
Os fios naturais acabam sendo muito puxados por aqueles artificiais, o que é chamado de tração e neste caso, isso pode inflamar as raízes e o cabelo começa a cair facilmente. Porém, isso só acontece quando o alongamento não é feito da maneira correta, isto é, quando as madeixas artificiais são aplicadas de forma que repuxam as naturais.