Dúvidas Comuns Sobre Escova Progressiva

A escova progressiva é um dos métodos de alisamento mais populares no salão de beleza. O motivo é simples: alisar o cabelo, poder lavar e mostrar madeixas lisinhas sem correr da chuva. O tratamento é demorado, relativamente caro, mas tem um ótimo custo benefício. Seria mais ou menos o mesmo que investir em escovas a cada cinco dias para manter os fios lisos, mas sem correr da chuva ou disfarçar para não tomar banho de praia ou piscina.

Mas antes de aderir, será que você sabe tudo sobre escova progressiva? Vamos tentar responder ao menos os principais questionamentos a seguir.

A Escova Progressiva Alisa Mesmo?

Sim, ela alisa. Os produtos usados são responsáveis por remodelar os cabelos, retirando cachos e ondinhas dos fios e os deixando completamente liso. Mas como o nome indica, é ‘progressivo’, ou seja, tratamento por etapa. Você não terá o liso dos sonhos com uma escova progressiva de uma vez só. A cada novo alisamento ele vai ficando mais liso. Mas já na primeira aplicação os resultados são notórios.

Por Que Não Pode Prender Os Cabelos Depois de Uma Progressiva?

Esta era uma exigência dos primeiros produtos, aqueles que ficam no cabelo por três dias. Hoje em dia há diversas progressivas já removidas assim que você sai do salão, sem precisar esperar três dias para lavar os cabelos e oferecendo o mesmo resultado bacana. Antes, não podia prender os fios porque estes estavam sendo moldados com o alisamento. Prender com o produto ainda agindo, marcaria o cabelo.

Vou Perder Meus Cachos Para Sempre Com A Escova Progressiva?

Em teoria sim, pois o alisamento é permanente. Na prática, apenas se você aderir ao método como permanente, retocando a raiz toda vez que ele cresce. A escova progressiva molda seus fios, e com a escova e a chapinha depois eles ficam completamente lisos. Mas essa ação é apenas nos cabelos atuais, não interferindo na raiz e no seu crescimento. ou seja: seus fios vão continuar crescendo cacheados, e sua raiz não vai sofrer com a química.

Todo Mundo Pode Fazer Escova Progressiva?

Na verdade não precisa, mas se o cabelo estiver em bom estado, pode fazer sim. A escova progressiva é indicada em especial para cabelos crespos, cacheados e ondulados, com muito volume e aqueles meio liso e meio cacheados. Mas os fios lisos podem perder mais volume, ficar mais lisos ainda e eliminar o uso de chapinha no dia a dia, por isso também podem receber o tratamento capilar.

Por ser uma química, sempre há contra indicações. Os cabelos maltratados, fracos, quebradiços e com queda, devem passar por uma avaliação, ou podem partir se houver a aplicação do produto. Para saber se você se encaixa nos casos que podem ou não podem, é indicado avaliar a fibra capilar junto com um profissional de beleza.

Outra contra indicação são os cabelos já tratados com química anteriormente. Alguns produtos são totalmente incompatíveis com a progressiva, seja ela qual for, caso do Henê Henna, que não pode receber qualquer outro tipo de produto ou seu cabelo vai cair, ao que se chama ‘corte químico’. Dá para remediar, mas o visual não é dos mais agradáveis.

Dá Para Remover A Progressiva Se Eu Não Gostar?

Sim. O processo para isso chama-se desprogressivação, com uso de shampoos, hidratantes e aplicação de neutralizações profundas com nutrientes, a progressiva será removida totalmente, mas não com facilidade. O melhor é avaliar bem antes de aplicar o produto. Mas caso o resultado não seja o esperado e você não queira mais ser tão dependente de um processo químico, dá para desfazer.

Mulheres Que Já Alisaram Os Fios Podem Fazer Progressiva?

Depende de diversos fatores. Um deles é qual química há nos fios. Há tipos de progressivas incompatíveis com qualquer outra, como as de formol e carbocisteína: uma não pode receber a outra como complemento. Mas usando o mesmo princípio ativo, não há problema. Logo, é uma boa pedida anotar qual produto se está usando e o dia. Caso seu profissional de beleza não use mais o produto, você ainda vai conseguir saber qual é e continuar o tratamento em outro espaço.

A Progressiva É Agressiva?

Sim, algumas mais que outras. As progressivas com formal são consideradas as mais agressivas e pouco recomendadas porque causam uma certa dependência do produto. Caso o item saia de linha, por exemplo, você deve esperar ao menos quatro meses para buscar outro item.

Dói Aplicar Progressiva Nos Cabelos?

Não é dos processos mais simples e mais rápidos, mas é bem cansativo. Não há dor, mas são tantas etapas que o cliente não pode esperar sair em menos de uma hora de um salão de beleza. Primeiro aplica-se lava-se o cabelo com shampoo específico e aplica-se o produto, depois deixa-se ele descansar nos fios para depois escovar e passar a chapinha.

Todo o processo pode demorar de duas horas a mais, variando de acordo com o comprimento do cabelo. Pode incomodar um pouco pela ardência do produto no couro cabeludo, ou ainda arder os olhos, mas nada de dor. Se houver dor, avise imediatamente ao seu profissional do cabelo.

Grávida Pode Aplicar Progressiva No Cabelo?

Não é indicado. A sua fibra capilar tem ligação com o couro cabeludo, e este por sua vez é ligado a sua corrente sanguínea. Logo, todo item absorvido por seu corpo irá direto para a corrente sanguínea, que irá por sua vez para o feto. A química é nociva ao feto, por isso não é indicada a sua aplicação mesmo em estágio avançado, muito menos em estágio inicial de gravidez, quando o feto ainda está se formando e pode ser muito afeto com a química.

Existe Produto de progressiva para crianças?

Pediatras e dermatologistas discordam, mas a industria de cosméticos dizem ser seguros. O melhor é sempre buscar a ajuda profissional de um médico, avaliando se há a possibilidade de alisar os fios ou esperar até a adolescência, quando não há contra indicação para tratamentos capilares tão agressivos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.