A anestesia é uma especialidade da área de medicina, tendo como meta a permissão da realização de procedimentos cirúrgicos sem que o paciente sinta dores e que seja feita com o maior conforto possível.
Para tal objetivo o profissional usa drogas e técnicas, contando com aparelhos para manter em estado normal o organismo do individuo.
Normalmente antes da cirurgia o médico solicita alguns exames para detectar algum risco de o individuo possuir algum tipo de alergia ao anestésico a ser utilizado. A anestesia inicia-se aí, quando o anestesista analisa o estado de saúde do paciente. Assim irá saber se ele possui algum tipo de doença que faça com que a aplicação do anestésico seja anulada.
Ainda é importante ressaltar a importância do bom estado de saúde do indivíduo que será operado, pois quanto melhor for o resultado da cirurgia e anestesia será quase de algum tipo de risco.
Sabendo disse o paciente deve ter maiores cuidados com a saúde, seguindo todas as orientações passadas pelo médico e fazendo periodicamente exames e check-up.
A área de anestesia teve um crescimento tecnológico muito grande, novas técnicas surgindo e novos medicamentos, além de equipamentos de alta tecnologia. Por isso os procedimentos de anestesia hoje em dia tem riscos muito menores quando comparado a um tempo atrás. Sendo que o método e tipo de anestesia a ser aplicado no individuo irá depender do estado de saúde do paciente além é claro do tipo de cirurgia que este irá passar podendo ser anestésico geral, regional sendo raqui ou peri ou ainda a anestesia local com sedação.
Na data que será realizada a cirurgia no paciente, este recebe a visita do médico antes de ir para a sala onde será realizado os procedimentos cirúrgicos, isso é feito para tirar algumas dúvidas que restam e para receber a anestesia que geralmente são compostos por calmantes para amenizar a ansiedade pré operatório e assim proporcionar maior conforto ao paciente.
O anestésico geral faz com que o indivíduo fique inconsciente e os sinais como a pressão arterial, pulso, oxigenação e ventilação, estes sinais vitais são monitorados durante toda a operação e pós operação.
A aplicação deste se dá por inalação ou ainda via endovenosa. E o despertar em geral acontece rapidamente, isso somente é possível graças a modernidade das drogas anestésicas.
A anestesia regional, a peridural é geralmente usada em procedimentos de plásticas, aplicando essa droga somente uma parte do corpo fica anestesiada. Esta é aplicada entre os osso da vertebra, mais especificamente nas costas.
Nesse momento o individuo já está sob efeito do pré anestésico e geralmente não se lembra da aplicação nas costas. O paciente ainda fica sendo monitorado por equipamentos, verificando os sinais vitais, se estes permanecem normais.
Já a anestesia local é usada em pequenas cirurgias, onde este é aplicado somente no local que será realizado o procedimento. Nesse procedimento o paciente pode permanecer dormindo como nos outros tipos de anestesia.
Jéssica Mendes