Pedras Roxas –

Dentre as variedades de pedras roxas a que mais se destaca é a ametista. Trata-se de uma variação violeta do quartzo que é frequentemente usado em jóias,principalmente em brincos e alianças. O nome vem do grego antigo, que significa  não embriagado, uma referência à crença de que a pedra protegia seu dono da embriaguez, os antigos gregos e romanos usavam a ametista para fazer espécies de copos, o que segundo a crença deles impediria a embriaguez.

No século 19, a cor da ametista era atribuída à presença de manganês. No entanto, uma vez que é capaz de ser profundamente alterada pelo calor, a cor foi considerada por algumas autoridades a partir de uma origem biológica. A cor em ametista é devido à irradiação, em exposição ao calor, os efeitos da irradiação podem ser parcialmente anulados e a ametista geralmente torna-se amarela ou mesmo verde.

Além da ametista, existe uma infinidade de outras pedras roxas, mas estas, feitas de forma sintética e são usadas também em aneis e outras joias, e por isso, com bem menos valor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pedras Preciosas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.