Dicas para Iluminar o Rosto

A maquiagem serve não apenas para deixar o rosto mais bonito, mas também corrigir imperfeições. Mesmo que em seus primórdios ela tenha sido criada apenas para deixar o visual mais lindo, ela hoje é uma ótima auxiliar para quem deseja corrigir imperfeições da pele. Um bom exemplo é o efeito de iluminar o rosto.

Iluminar o rosto com maquiagem é deixar o rosto lisinho e bem claro, homogêneo e vívido como das famosas. O rosto ganha destaque, não tão gritante como o resto da pele mas convidando o olhar para a face, mas sem brilho ou aparência de um rosto sujo pelo excesso de produtos de beleza. Será mais ou menos como as famosas fazem.

O que Você Precisa Para ter um Rosto Iluminado?

Os acessórios principais são um iluminador, uma base e um corretivo facial. O efeito de iluminar o rosto pode ao mesmo tempo corrigir algumas imperfeições e deixar o rosto menos largo, por isso é indicado se fazer algumas vezes em casa como teste para depois passar no rosto.

O seu melhor amigo será o iluminador facial, um acessório da maleta de maquiagem disponível no mercado de diversas marcas conhecidas, como a Make B da O Boticário, Contém 1 G, dentre outras. O produto é vendido de acordo com seu tom de pele, devendo ser escolhido sempre um tom acima da sua cor de pele. Se você tem uma pele amarelada, deve escolher um iluminador quase branco para conseguir o efeito desejado. Se tem uma pele negra, deve escolher um em tom moreno quase pastel para conseguir a pele realmente iluminada.

Usando o Iluminador

Sua maquiagem de rosto deve começar com a ordem correta das coisas. Primeiro você aplica a base comum, como faria com sua maquiagem tradicional para o dia ou para a noite. Se tiver alguma correção a fazer ou reparar cicatrizes e manchas, o corretivo facial deve vir antes da base e depois do primer, o primeiro a ser aplicado na pele já limpa mas opcional. Muita gente ainda não usa o primer porque não acha necessário, e a pele fica repleta de produtos, sendo nem todos necessários se o rosto é bonito e sem manchas.

Corretivo aplicado, base já colocada no rosto, chegou a hora de usar o iluminador nos pontos onde sua pele precisa ganhar destaque. Geralmente é na testa, na área ao redor da bochecha e antes de sua orelha e no nariz. Se quiser afinar o nariz, é só iluminar a parte de cima dele e escurecer com base um tom menor que sua pele dos lados. O efeito funciona muito bem na maquiagem.

O terceiro e último passo é fazer o uso de um pó compacto para uniformizar a pele e dar os toques finais. O pó será o responsável por dar a pele o aspecto aveludado e mais natural, sendo por isso a última etapa da maquiagem. Não se pode abusar dele porque se não cria-se o efeito máscara, como se a face não fizesse parte do seu corpo. Este é um dos maiores erros da maquiagem.

Para evitar também o efeito máscara, é uma boa dica prolongar a maquiagem pelo colo, um pouco além do pescoço. Garante a uniformidade do visual e deixa o efeito mais natural.

Os Segredos do Iluminador

Por ser um produto a mais para passar no rosto, deve-se tentar evitar o excesso de oleosidade da pele. Para isso, é indicado a compra de iluminador mineral ou toda a maquiagem natural. O produto funciona bem na pele e é indicado para quem tem excesso de produção de óleos.

O iluminador não pode ser trocado pela base, mesmo que alguns sites e revistas indiquem isso. A base deixa a pele uniforme e tem uma textura diferenciada que o iluminador não tem. Por isso não adianta forçar e usar cada produto para seu devido fim. A base vem primeiro e o iluminador em seguida.

Na hora da compra, o iluminador deve sempre ser a mesma cor de sua pele ou apenas um tom acima. Mais que um ponto de cor será como se você tivesse forçando a barra, criando um efeito bizarro e não agradável no visual. Um a menos é um truque para quem quer esconder manchas de clareamento. Estas podem ser causadas pela depilação, por exemplo. Há ainda manchas solares em pele escura, que ficam mais claras, podendo ser perfeitamente escondidas com iluminador.

Iluminador Líquido ou em Bastão?

As duas formas são muito vendidas e bem aceitas pelos profissionais, mas o líquido do tipo creme é mais indicado porque ele pode ser espalhado de forma uniforme mais facilmente, até mesmo com os dedos. Já o modelo em pó precisa de uma maestria no uso de pincéis que nem todo mundo tem, é fato.

O iluminador em creme também é mais uniforme mesmo e gruda mais facilmente na pele, por isso costuma durar mais. Ele também cria uma proteção sobre a base e acaba fazendo esta ficar mais firme. Quando o pó compacto é colocado logo em seguida, também fixa melhor enquanto o iluminador ainda está secando e se firmando.

Quanto de Iluminador Colocar?

A medida é uma gotinha na ponta do dedo e ir espalhando até ganhar um rosto uniforme. Você precisa ter o bom senso de ir apreciando o visual na frente do espelho, parando quando acreditar estar bom. Nada de usar a palma da mão como medição, pois o efeito não vai ficar bacana.

Como Afinar o Nariz com Iluminador

Basta aplicar apenas um pouco na parte de cima do seu nariz, sempre no osso. Isso atrai os olhares para o meio do seu rosto, e seu nariz acaba parecendo menor mesmo. Mas não aplique testa e nariz ao mesmo tempo, ou o efeito não vai ficar bacana.

Para dar um visual mais corado e vivo ao rosto, aplique na maça, nas bochechas. Um pouco será o suficiente para dar vida ao visual e parecer mais alegre até.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Maquiagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.