Mitos e Verdades Sobre a Cera Quente

Quando se trata de depilação com cera quente existe uma grande quantidade de mitos que assusta muitas mulheres. Porém, o fato é que além dos mitos existem verdades a respeito do que não se deve fazer depois de uma depilação com esse método. Esses mitos e verdades já se tornaram quase como lendas urbanas e devido a isso muitas mulheres já não sabem se devem ou não usar esse método. Por exemplo, você já deve ter ouvido que depilação com cera quente pode manchar a pele se esta tomar muito sol. Outra máxima que é apregoada com muito fervor é que a depilação deve ser feita no mínimo 28 dias após a depilação anterior. Para não confundir mais o que é verdade e o que é apenas mito elaboramos um texto explicativo dando ênfase para muitas dessas crenças populares.

Mitos

Mito 1 – Cera quente pode causar varizes devido ao rompimento dos vasinhos das pernas.

Porque é Mito – Trata-se de um grande mito uma vez que a ação da cera é apenas superficial e as veias ou microvasos ficam localizados bem abaixo da hipoderme, os efeitos da cera não chegam a essa região.

Mito 2 – Cera quente aplicada com frequência causa flacidez e as regiões que tem a pele mais fina são as mais afetadas como, por exemplo, o buço ou abaixo da sobrancelha.

Porque é Mito – O movimento de puxar a cera e o calor dela não tem como causar flacidez na pele, pois trata-se de um estímulo meramente superficial. A flacidez é o resultado do enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina da pele. Durante um procedimento de depilação com cera quente essas fibras não são atingidas. Para evitar que a sua pele fique flácida é necessário evitar o sol, pois a radiação dele bem como aquela vinda de lâmpadas infra-vermelhas podem causar flacidez uma vez que atuam nas fibras colágenas e elásticas que oferecem sustentação para a pele.

Mito 3 – Pessoas que tem alergias na pele não podem se depilar com cera quente.

Porque é Mito – Se você tem alergia deve ficar de olho na composição dos produtos que irá utilizar. Se houver na cera algum componente que desperte a sua alergia você não deverá utilizá-la, porém, somente por estar quente não influencia em nada.

Mito 4 – Reutilizar cera não traz problemas para a pele, pois pelo fato de ela ser fervida em altas temperaturas as bactérias são eliminadas.

Porque é Mito – Saiba que existem vários tipos de bactérias resistentes que não são eliminadas somente com o processo de fervura. Nunca reutilize a cera.

Mitos

Mitos

Mito 5 – A depilação feita com cera quente faz com que os pelos cresçam mais rapidamente do que quando a depilação é com cera fria.

Porque é Mito – Todo tipo de depilação que retira os pelos pela sua raiz tem o mesmo tempo de crescimento, ou seja, de 20 a 25 dias.

Mito 6 – Quando as áreas íntimas são depiladas as mucosas ficam sem proteçãp e por isso há coceira quando os pelos voltam a crescer.

Porque é Mito – A depilação com cera quente remove o pelo pela sua raiz e por isso quando ele volta a nascer está mais fino e dessa forma não irá causar coceira e nem qualquer outro tipo de irritação. Comparativamente a depilação feita com lâmina faz com que os pelos fiquem grossos e assim quando eles crescem e estão rompendo a pele podem causar coceira e irritação.

Mito 7 – Após a depilação com cera não se deve utilizar a pinça para remover os pelos que ainda ficaram, pois isso faz com que eles cresçam com mais força.

Porque é Mito – Se alguns pelos resistem a cera devem ser removidos com a pinça para que o trabalho fique bem acabado. Além disso, quando se utiliza cera quente a pele fica mais relaxada e os poros mais dilatados, dessa forma os pelos estão quase soltos e tornam a sua extração muito mais fácil.

Mito 8 – A cera quente quando utilizada no verão fixa mais quente devido as altas temperaturas.

Porque é Mito – A temperatura da cera não muda porque é verão ou inverno. O que muda é a temperatura interna de cada pessoa que de acordo com o clima ou temperatura externa pode ficar mais ou menos suportável a cera.

Verdades

Verdade 1 – Depilação com cera quente pode escurecer ou manchar a pele.

Porque é Verdade – Quando há exposição ao sol sem o uso devido de filtro solar logo após uma sessão de depilação com cera é possível que a pele fique manchada. Isso acontece porque a cera depilatória retira uma camada de proteção da pele o que culmina com a sua maior exposição e vulnerabilidade.

Verdade 2 – Cera quente dói menos do que cera fria.

Porque é Verdade – Realmente a depilação com cera quente dói menos do que a depilação com cera fria, pois a primeira atua como um relaxante sobre a pele. Isso dilata os poros e torna mais fácil remover os pelos. Com mais facilidade para que os pelos sejam removidos e dor é menor.

Verdade 3 – É necessário aguardar pelo menos um mês para fazer uma nova depilação com cera quente.

Porque é Verdade – A cera quente retira da pele a sua camada córnea e precisa de pelo menos 28 dias para que ela se recomponha. A pele fica desprotegida sem essa camada.

Verdade 4 – Esse tipo de depilação é que a mais encrava pelos.

Porque é Verdade – A cera quente é bastante eficiente na eliminação dos pelos, pois os deixa mais fracos. Porém, no momento em que os pelos nascem de novo, se encontram uma pele desidratada, seca e áspera encontrarão dificuldades para romper a pele para saírem e devido a isso ficarão encravados. Pense numa raiz de árvore tentando romper o concreto. É interessante destacar que no método de depilação com lâmina o pelo nasce pontiagudo e devido a isso parece não ter dificuldades em romper a pele.

Verdade 5 – Gestantes devem realizar depilação íntima completa (tricotomia) quando chegam aos nove meses para torna mais fácil o parto.

Porque é Verdade – É muito interessante estar depilada no momento do parto para tornar mais fácil o procedimento médico. Porém, o mais indicado, para quem não tem o costume de se depilar completamente, é começar aos poucos a partir do 5° mês de gravidez. Dessa forma é possível evitar a maior sensibilidade da pele que estará alta no 9° mês de gravidez.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.