Cuidados Gerais Com Os Dreadlocks

O Que É Dreadlock E Como Cuidar Deles

Se você nunca ouviu falar no termo dreadlock, certamente já viu alguém pela rua usando um deles no cabelo. Ele é uma forma de penteado que se tornou bastante popular com o surgimento do movimento rastafari, sendo reconhecido pela formação de embolados cilíndricos de cabelo que se assemelham a cordões e pendem do alto da cabeça.

Deads Na Moda

Deads Na Moda

Os dreadlocks também possui outras denominações, como locks-dreads, simplesmente dreads, e já em português o termo mais usado é apenas rastas.

Como Surgiu o Dreadlock

Muitas pessoas pensam que a moda do dreadlocks surgiu com o cantor Bob Marley ou ainda a partir do movimento rastafári. Mas, ao contrário, o uso dos dreads é quase tão antigo quanto à humanidade, por isso, ficou impossível datar quando surgiu.

O que a história conta é que povos que habitantes da Etiópia tenham sidos os primeiros a fazer os dreads nos cabelos. Em primeiro lugar por uma razão de praticidade, sendo mais fácil de serem cuidados e depois, para ficar com aspecto mais bonito e com os cabelos menos volumosos.

Cuidados Com o Cabelo Com Dreadlock

Trazendo o uso dos dreadlock para atualidade, a manutenção de um penteado desses não é uma tarefa fácil de ser mantida. Especialmente se pensarmos na higiene dos cabelos e ainda do couro cabeludo. Por isso, seguir algumas dicas de limpeza e cuidado são importantes para ter os dreads sempre bonitos.

Saiba Mais

Saiba Mais

Dicas Importantes de Limpeza Para o Dreads:

  • Processo de Lavagem: quando já maduros, pode-se lavar os locks sempre que tiver necessidade e ainda quantas vezes quiser. Muitas pessoas aguardam por até uma semana; outras, no entanto, lavam o mesmo já no próximo dia. Quando for lavá-los, massageie bem o couro cabeludo, mas tenha bastante cuidado e não se esqueça de sempre deixar o xampu escorrer por entre os dreads.
  • A secagem: para evitar o acumulo de produtos nos cabelos, bem como a oleosidade excessiva nos fios, seque sempre os dreads uma a uma com bastante cuidado. Lembrando que esse procedimento deve ser feito todas as vezes que você for lavar os cabelos. Para facilitar o processo, aperte os dreads com as duas mãos para extrair todo o excesso de água e somente depois passe a usar o secador.
  • Cuidados gerais com os cabelos: todos que optaram pelo penteado em dreadlock já têm opiniões formadas sobre quais os produtos mais adequados para usar e ainda quais tratamentos são mais eficientes quando os dreads já estão maduros. Muitas das pessoas optam por usar tratamentos que sejam feitos com óleo quente para evitar que o cabelo fique ressecado; outros preferem usar gel ou até água salgada, com a finalidade de que os dreads fiquem sempre bem apertados.

Outras pessoas preferem usar os xampus à base de produtos naturais ou ainda aqueles de clareamento. O que você deverá ou não usar nos cabelos vai depender de que aparência você vai querer dar a seus dreads.

Geralmente a preferência de todos está em evitar xampus que deixam resíduos nos cabelos, pois eles podem lubrificar os mesmos e fazer com que os fios se soltem dos locks.

  • Para dormir: use sempre uma touca ou bandana, feita preferencialmente de meia ou mesmo usar fronha fina de travesseiro sobre os locks, para que eles não fiquem amassados e não percam a forma original.
  • Na hora dos exercícios: para se exercitar não deixe os dreads soltos, use uma bandana ou um boné para manter tudo no lugar e ainda evitar que eles fiquem molhados de suor.
  • Reparação: é muito comum que os dreads passem a se fundir, especialmente se não foi tomado o cuidado de enrola-los uma a uma em uma base regular. Por isso, cuidado, sempre que puder, separe os dreads que tenham se unido e tire fora os cabelos que, por ventura,  tenham ido parar no lugar errado.
  • Apertados: pode acontecer de você ter trançado seu locks muito apertado logo no início, e com isso, não sobrou espaço suficiente para as raízes. Ocorre que com isso os dreads começam a fazer pressão direta no couro cabeludo e, em muitos casos chegam até mesmo a se romper.

Por isso, o melhor a ser feito é evitar tencionar a raiz, já que você irá precisar de um pouco de folga no local para permitir que o cabelo se mova e continue seu crescimento natural.

  • A remoção: se você se cansar do look dread e quiser se livrar deles sem precisar cortá-los, há produtos que auxiliam na remoção, como os condicionadores pesados. Com eles seu cabelo não sofrerá danos, mas fique ciente de que retirar os dreads sem querer cortar os cabelos pode ser uma tarefa bastante chata e demorada, que requer acima de tudo muita paciência.

Outros Cuidados – Dicas Especiais

  • Lavagem: o recomendável é lavar os dreads ao menos uma vez por semana e usando sabão neutro ou até um xampu antirresíduo.
  • Secagem: dreads de lã devem ser secados com ajuda do secador, mas com o ar frio e nunca lavá-lo de noite, deixar sempre para fazê-lo pela manhã. Já para os dreads Naturais, seque-os e enrole-os em uma toalha, espere que se absorva toda a água e, depois, saia ao sol ou seque com o secador.
  • Xampu AntiCaspa: Ele são ideais para eliminar a seborreia e a caspa de seus dreadlocks que podem causar a descamação do couro cabeludo.
  • Dicas: A pomada de queratina, chamada de “Salon line hair food”, que além de hidratar bastante os fios, ajuda no palm rollin do dia a dia dos dreads. E ainda tem a vantagem de ser aplicado sem precisar lavá-los anteriormente.

Outra dica é tirar toda a água de um coco verde e bater juntamente com a polpa no liquidificador, e depois passar a pasta nos dreadlocks e esperar agir por trinta minutos, e então lavar normalmente. Mantenha a raiz dos cabelos sempre bem aberta, esse procedimento evita que os dreads fiquem grudados.

  • Faça os Palm Rollin nos dreads todos os dias, isso auxilia na formação adequada dos mesmos.

No começo os dreads não tem o formato certo, já que o desenvolvimento vem a acontecer a partir do sexto mês. Por isso, é necessário ter muita paciência, cuidando bem das raízes. Então cuide da manutenção mensal para que os dreads estejam sempre bem saudáveis.            Agora, se quiser clarear seus dreads, lave-os sempre com chá de camomila, mas sem o acréscimo de açúcar. Já para escurecer os mesmos deixe-os de molho no chá mate e depois lave-os normalmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.