Sindicato dos Cabeleireiros

Os cabeleireiros são profissionais que em geral não sabem que contam com um sindicato para defender os seus direitos. Em parte isso se deve ao fato de que a profissão ainda não é completamente reconhecida uma vez que não é exigido um curso formal para que se exerça essa profissão.

Existe o sindicato dos cabeleireiros e também o sindicato das escolas de cabeleireiros. Fazer parte de um sindicato é importante para assegurar que os direitos do profissional sejam garantidos. A união dos profissionais faz a sua força e assim eles podem conseguir ter as suas demandas atendidas com mais facilidade. Saiba mais sobre o que faz um sindicato e qual é a sua importância.

O Que é Sindicato?

Um sindicato é uma associação de trabalhadores que tem como objetivo final defender os interesses bem como os direitos dos profissionais. Os trabalhadores são livres para participar da formação de um sindicato ou mesmo se tornar sócio dele. O conjunto de trabalhadores pode se organizar num sindicato livre e então fazer a regulação do funcionamento e bem como as formas de agir juntos.

Hoje em dia os sindicatos tem um papel fundamental para a nossa sociedade de maneira a ajudar os profissionais a se estabelecer e enfrentar as crises nacionais. É muito comum que sejam feitas associações de acordo com os interesses comuns para atender a uma necessidade.

Negociação

Os sindicatos tem maior poder de negociação para obter benefícios mais concretos em relação ao direito coletivo. Além disso, o sindicato por se constituir de um grupo de capacidade judiciária, pode interferir sendo uma parte legítima nas ações judiciais que se referem aos trabalhadores. O sindicato ainda tem direito de participação havendo legislação laboral estabelecida.

É interessante ressaltar que a ação sindical contribui tanto para a defesa dos interesses dos próprios trabalhadores como também para o desenvolvimento a própria sociedade. Lembramos que um sindicato não tem a limitação de tratar somente dos problemas coletivos que ocorrem devido ao exercício da profissão, mas também se dedica a resolver questões referentes a condição social desses trabalhadores enquanto cidadãos. Dessa forma a ação sindical tem direcionamento para questões que excedem o profissional.

A União Faz a Força

Não tem como negar que a união dos trabalhadores lhes confere muito mais força para lutar pelos seus interesses. Podemos observar isso no que se refere aos consumidores, por exemplo, quando um consumidor tem motivos para reclamar de uma empresa dificilmente é ouvido, mas quando vários consumidores se unem tem mais facilidade para conseguir uma resolução do problema.

Os trabalhadores também vivem essa situação em que se unir lhes confere uma voz mais alta que funciona para contribuir para que as suas reivindicações sejam ouvidas. Para alguns trabalhadores a ideia de se sindicalizar surge apenas quando eles são confrontados com algum problema concreto, no entanto, o isolamento a que estão submetidos podem lhes tornar mais alienados.

Quanto Antes Melhor

A dica é que quanto antes os profissionais se sindicalizem melhor será para eles já que será mais fácil estar pronto para resolver os problemas que aparecem pelo caminho evitando assim ter ideias confusas ou vagas diante de posicionamentos complicados. Quando os profissionais estão unidos num sindicato com antecedência tem mais força para responder a deslizes que a empresa venha a apresentar na sua conduta.

Vale a máxima de que prevenir é sempre melhor do que remediar, os trabalhadores que fazem parte de um sindicato vão ganhando mais experiências conforme tenham conquistas individuais ou coletivas. Dessa forma fazer parte de um sindicato é na verdade fazer um investimento no futuro e numa instituição que pode ajudar a resolver eventuais problemas.

Informe-se

Se você é um profissional cabeleireiro é interessante se informar a respeito do seu sindicato para que possa se tornar associado. Em geral essa associação tem um custo pequeno por mês. Fazer parte do sindicato tem diversas vantagens e uma delas com certeza é o fato de ter mais possibilidades de defesa diante de demandas.

Além disso, os sindicatos costumam oferecer outros benefícios como a possibilidade de participar de sorteios para se hospedar em hotéis e outros estabelecimentos. Os sindicatos ainda promovem festas para que haja a integração entre os profissionais e assim todos possam se conhecer melhor.

Abrindo os Horizontes

Fazer parte do sindicato dos cabeleireiros é interessante para quem deseja se fortalecer na sua luta diária em busca de melhores condições de trabalho e na conquista de mais direitos. Também existe uma abertura de horizontes quando se começa a pensar no coletivo na frente do individual.

Ser parte de um sindicato é muito bom para quem valoriza o trabalho que faz no dia a dia e sabe o quanto é essencial estar pronto para se posicionar de forma assertiva para resolver as suas questões. Procure um sindicato próximo a você e faça parte dele você também para ter mais segurança.

Cabeleireiro

A profissão de cabeleireiro tem sido cada vez mais reconhecida e atuar num salão de beleza pode ser uma boa opção para quem deseja ter um bom futuro profissional. Hoje em dia existem muitos salões de beleza em todo o país, pois se tornou um negócio rentável.

Os profissionais tem encontrado mais opções de trabalho e assim tem tido mais possibilidades de se dar bem no mercado de trabalho. Para garantir melhores salários e mais condições é interessante que os profissionais tenham passado por uma qualificação como um curso numa escola, por exemplo.

Qualificação

Além de fazer parte do sindicato os cabeleireiros podem se qualificar em escolas próprias para eles de maneira a conquistar melhores salários e mais destaque no mercado de trabalho. O estudo contribui para que a profissão se torne ainda mais valorizada e tenha melhores salários.

Quanto mais qualificados são os profissionais melhor é a sua presença no mercado de trabalho. Os salões de beleza vivem um momento muito positivo e tem tudo para seguir nessa crescente e se estabelecer ainda mais. Os cabeleireiros tem conquistado um espaço importante e devem se unir para seguir nesse fortalecimento.

39 comentários

  1. onde fica o sindicato dos cabeleireiro de recife

  2. gostaria de saber quais sao os direitos dos funcionarios de saloes de beleza ?
    trabalho e nao conheco os meus direitos e acho que estou sendo lesada em meu servico.

  3. pois nao sou registrada trabalho a 2 anos, nao recebo decimo terceiro , e nao tenho nem um beneficio.

  4. eu gostaria de saber o endereço e numero do telefone em são paulo

  5. favor informa onde posso me dirigir em Recife Pernambyco para saber mas detalhe de tabela sindical do proficcioano (cabilereiro e manicure)

  6. Rosivalda de Jesus Barbosa

    Bom dia, gostaria de saber se quando uma criança menor de 15 anos vai ao salão acompalhada de um maior que ñ é nem pai e nem mãe pode ser algum procedimento ? Pois estou com um grande problema minha filha foi passar um final de semana na casa da vó, daí a vó se achou no direito de levar-la até um salão de beleza e cortar o cabelo da criança contra a sua vontade se nem ao menos comunicar ao pai e a mãe. Preciso saber qual providencia a ser tomada, fico no aguardo.

  7. Gostaria de saber o endereço do sindicato de maceio?

  8. ola gostaria de saber oq preciso para abrir uma escola de cabelereiro ,onde devo procurar grato

  9. Boa noite, Sou manicure e gostaria de saber, se neste sindicato eu tenho algum direiro, e gostaria de saber onde fica o endereço do sindicato em RECIFE-PE, obrigada. Aguardo respostas.

  10. o que o sindicado dos cabelereiro pode oferecer para o cabeleriro ja que eu nem sabia que foi legalisado como profissão gostaria de saber td. sobre este sindicato obrigada.

  11. vcs não divulga o sindicato nem procura saber de todos os cabeleleiros de aracaju , e esplica o que significa o sindicato a não ser os salãos de alto padrão, procurem os salão que tem nemos movimento e divulgue no site do sidicato e muito bom ganhar mas gasta sem dar assistencia a todos os cabeleleiros vcs não faz , e também gostaria de saber guando é a proxima eleição para a presidencia do sindicato dos cabeleleiros, para poder disputa as eleiçãos e o que precisa podem mim manda por mail obrigado e tenham um bom dia.

  12. Não sou cadastrada no sindicato do cabeleireiros,tem como eu saber valores de depilação, no bairro do suburbio do rio, aguado a sua resposta pos tenho um salãozinho e quero cobrar as depilaçaes aguado.

  13. Boa noite, Gostaria de saber duas coisas: O endereço com telefone do Sindicato dos Cabelereiros em Recife e o Piso Salarial dos Cabelereiros aqui em Recife-PE. muito grata, Rosário

  14. Gostaria de saber qual o telefone e o end do sindicato do cabelereiro em Recife PE

  15. silvia cristina mordomo

    gostaria de saber em que sindicato fico sabendo dos meus direitos ,trabalistas ja que sou calelereira,quanto devo ser descontada se ha imposto sindical ,se isso é legal
    iss,como é cobrado enfim meus direitos.

  16. Olá, represento o Instituto Filadélfia em Ctba e Londirna.
    Promovemos o curso de Técnico em Podologia:
    Prazo do Curso: 27 meses.
    Aulas segunda,terça e quarta das 19:00 as 22:00hs – TURMA NOTURNO.
    Aulas uma vez a cada quinza dias(domingo e segunda) das 8:00hs as 18:00hs-TURMA INSTENSIVO.
    Curso autorizado pelo Conselho de Educação do PR e Secretaria de Educação do PR.
    INFORMAÇÕES:41-32330011 98169506
    Mauro Paupério

  17. oi tudo bem gostaria de saber aonde fica o sindicato dos cabeleireiros em campinas pois gostaria muito de montar uma escola na minha cidade desde ja agradeço

  18. antonio carlos barbosa

    minha esposa ta fazendo curso, e a professora falou que o curso e de um ano e depois tem que compra o sertificado achei um abisurdo.. … minha prima vez em quadro meses e ja pegou o sertificado mas o sertificado foi grates.

  19. Se o cabeleireiro manchar a sua roupa com tinta de cabelo a responsabilidade e de quem ?

  20. ola,tive conhecimento sobre o sindicato dos cabelereiros ha alguns dias,sou iniciante e gostaria de tirar algumas duvidas.Como:piso salario de manicure e cabelereiro , e se ‘e obrigatorio dar a passagem do transporte?

  21. Onde fica ou qual o contato do sindicato ou associação em recife? Grata

  22. gostaria de filiar-me a um sindicato. moro em barbacena mg.qual o sindicato de cabelereiros mais próximo de mim.obrigado.

  23. Olá Andreza conforme contato telefônico segue nossa solicitação par profissionais na de beleza.

    Estética Conceito situada no bairro Rio Branco, rua prof. Juvenal Müller nº 150 próximo a Av. Protásio Alves em Porto Alegre fone 51 3332 5634 está contratando profissionais nas áreas de depilação, cabelereiro e manicure oferecemos ótimo ambiente de trabalho, jornada de terça a sábado, comissão acima do oferecido no mercado. Contato sra. Marlene horário com. 3332 5634 ou cel. 8114 2472.

    Desde já grato por sua atenção.

    Marlene Eitelwens

  24. Maria do carmo oliveira alves

    gostaria de saber o endereco e numero de telefone do sindicato de Goiania goias obrigada

  25. Gostaria de saber qual é os procedimentos para que possa montar uma escola na area de embelezamento, cabeleleiro, manicure etc, pois minha espôsa ja e desta area com varios diplomas e congressos ja a 30 anos, agora gostaria de passar conhecimento nesta area, existe uma legislação especifica MEC, Secretaria de Educação para que possa montar. grato.

  26. Ola! Gostaria de saber o numero de telefone do Sindicato no Rio de Janeiro. Caso exista.

    Obrigada,

    Desde ja,

    Patricia Tamborino
    Hair Stylist

  27. Somos uma fabrica de cosméticos profissional e estamos e estamos buscando novos distribuidores em todo brasil.

  28. gostaria de saber se o sindicato tem um salario obrigatorio qual o valor do salario

  29. sou de teodoro Sampaio estado de são Paulo e gostaria de saber se há sindicato proximo

  30. Bom dia ! gostaria de saber se eu posso abrir uma escola de cabeleireiros sem precisar de federação ,pois vou contratar um professor ,ou eu preciso fazer um curso pela federação ? tem federação em Sorocaba ,ou mais perto de Sorocaba obrigado

  31. maria do socorro da silva lino dos santos

    eu gostaria de obter em formacao sobre um caso que esta acontecendo referante a minha carteira profisional que foi perdida em poder do comtador da minha empressa e eu tirei uma outra mas eles rassuram a nova por favor me oriente obrigada

  32. bom dia , gostaria de saber onde fica o sindicato em campinas,porque trabalhei 9 anos em um salão e sai sem direito a nada , a dona sempre alegou que com o tipo de firma que ela abriu não poderia ter funcionario resgistrado me ajudem com esta informação por favor e quais são meus direitos obrigada eliane.

  33. Tenho uma Escola e aperfeçoamentos para cabeleireiros.
    cursos:
    Cabeleireiro
    Manicure e pedicure
    Sobrencelhas
    Mega
    Perucas
    Penteados
    Cortes
    pode ser para iniciantes e profissionais da areia da beleza
    contato:45-9991-3584/45-9141-4083

  34. bom dia gostaria de saber se vc pode manda dado pra mim faser um trabalho sobre os risco do profissional

  35. boa tarde,onde fica o sindicato do cabeleireiro aqui em recife perrnanbuco grata.

  36. edmilson thiago nascimento

    ola boa tarde, onde fica o sindicato do cabelereiros, de são paulo sp e qual o telefone por favor obrigado.

  37. Não entendo como o proprio site informa que o sindicato e altamente atuante, se nem se quir existe os contatos de suas sedes , e o mesmo não respondem na pagina as dúvidas dos internautas que aqui acessam.
    Vamos para de fingir que temos suporte dado pelos sindicatos de cabeleireiros ,principalmente no meu estado de Pernambuco.
    fica aqui registrado a minha indignação .

    ATT: Demetrios Freitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>