O Anel de Formatura

O anel de formatura é sempre caracterizado pelos emblemas nas laterais e também pela pedra central de cor, já que cada cor representa uma área específica acadêmica. Tanto a cor da pedra como os emblemas são hoje definidos com mais criatividade pelas formaturas em todo o país.

As principais pedras de cor utilizadas na confecção dos anéis diamantados são: a água marinha, ametista, esmeralda, granada, ônix, rubi, safira azul, topázio, turmalina rosa e turmalina verde. Cada uma representando um curso em escala diferente.

Cada emblema geralmente leva um animal também, que pode ser usado como símbolo nos anéis, caso essa seja uma preferência individual, por isso a cobra, por exemplo, representa o curso de medicina, o formando médico.

Muitos símbolos também estão por trás desses anéis tão importantes, como a sabedoria, a inteligência e também a ética e a responsabilidade, características essas da maioria dos cursos, em especial aos mais tradicionais, que sempre levaram símbolos.

Encontre lindas alianças de compromisso na Infinity Alianças, você encontra as mais belas alianças do mercado, confira!

Origem do Anel de Formatura

O anel de formatura for criado com a finalidade de indicar a formação de uma pessoa e o fim de um ciclo. Funcionava como uma espécie de rito de passagem. A ideia mais aceita sobre a origem dessa joia, é de que a sua invenção partiu de um grupo de estudantes de West Point, em 1935, da academia militar dos Estados Unidos.

O objetivo dos estudantes era não somente marcar o fim de um ciclo, mas também identificar de qual turma eles pertenciam, como uma forma de demonstrar a amizade e a superação que todos tinham em comum.

Depois dessa iniciativa dos alunos, a escola institucionalizou a ideia, e o anel de formatura se tornou uma tradição. As outras escolas dos Estados Unidos copiaram a ideia, que se espalhou rapidamente. As pessoas estrangeiras que estudavam lá, voltavam para casa com o seu anel de formatura, ostentando-o para todos os seus conhecidos. Dessa forma, ele foi ganhando cada vez mais força, e mais instituições de ensino o adotaram.

No início, o modelo do anel era parecido com um anel-sinete, com um formato quadrado. E, à medida com que as instituições iam aderindo à ideia, elas passavam a estabelecer novas formas. Hoje em dia, no Brasil, o anel de formatura acabou se tornando uma espécie de “prêmio” ou homenagem, dado pelos pais aos filhos que estão se formando.

Agora, ele recebeu um formato padrão. De um lado, há o emblema da área profissional na qual o aluno está se formando. E, do outro lado, há uma pedra, que simboliza a profissão.

O anel de formatura é, de fato, um símbolo de superação, que marca o fim de uma etapa muito importante na vida de uma pessoa. E é também uma forma de reconhecimento por parte dos pais de todo o esforço despendido pelos filhos durante a longa jornada que percorram até aquele momento.

Anel de Formatura: Uma Profissão Para Cada Cor

Como dissemos acima, os anéis de formatura possuem uma pedra colorida, que serve para indicar qual a profissão escolhida por aquele estudante. Abaixo, vamos descrever as cores mais comuns e as suas respectivas profissões. Confira!

  • Turmalina Verde: para Cabeleireiro e Auxiliar de Enfermagem.
  • Água Marinha: para os formandos em Economia.
  • Ametista: Ciências Sociais, Pedagogia, Biblioteconomia, História, Design de Moda, Hotelaria, Geografia, Letras, Sociologia e Pedagogia.
  • Safira Azul: essa cor indica uma série de profissões. São elas: Administração de Empresas, Astrologia, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Biologia, Ciências da Computação, Ciências Aeronáuticas, Comércio Exterior, Educação Artística, Educação Física, Engenharia, Publicidade, Fotógrafo, Física, Matemática, Meteorologia, Química, Psicologia, Relações Internacionais e Sistemas de Informação.
  • Topázio: cursos de Filosofia e Farmácia.
  • Granada: usada pelos formandos em Odontologia.
  • Rubi: usada para Jornalismo e Direito. Sobre o rubi, ele representa o dom da palavra, seja ela escrita, ou falada. Por esse motivo que é a pedra escolhida para essas duas profissões. Mas também está relacionada com força, entusiasmo e com proteção. Por isso, bombeiros, oficiais de justiça e técnicos em segurança do trabalho também costumam usar um anel com rubi.

Esmeralda: costuma ser usada por formandos de Ciências Biológicas, devido a cor da pedra. O verde nos remete à natureza, à cura e à vida. Além dessa profissão, outras também usam a esmeralda, como Fisioterapia, Educação Física, Biomedicina, Bioquímica, Nutrição, Zootecnia, Medicina Veterinária, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Medicina e Fonoaudiologia.

As profissões relacionadas costumam usar as mesmas pedras, como uma forma de demonstrar o vínculo que há entre elas.

No começo, ao invés de vir com o símbolo do curso, os anéis de formatura traziam o emblema da instituição de ensino.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jóias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.