Drenagem Linfática Caseira

A drenagem linfática nada mais é do que uma massagem que ajuda a eliminar o inchaço no corpo. Essa massagem estética é muito usada no combate à celulite e as gordurinhas localizadas. Uma das suas ações principais é desintoxicar o organismo e ativar o sistema imunológico.

Drenagem Linfática Caseira

Drenagem Linfática Caseira

Como o nome sugere essa massagem é realizada estimulando o sistema linfático que consiste numa ampla rede de vasos sanguíneos. O objetivo é fazer com que o sistema linfático trabalhe com mais rapidez. Quando o organismo trabalha de maneira mais acelerada consegue eliminar as toxinas e os líquidos mais rápidamente.

Para ter melhores resultados é interessante contar com o trabalho de um profissional para realizar a drenagem linfática, no entanto, é possível fazer uma versão caseira dessa massagem. Lembramos que tanto a drenagem linfática feita em casa como aquela feita por um profissional pode não apresentar os resultados logo na primeira sessão. A dica é repetir regularmente a massagem.

Como Fazer Drenagem Linfática Caseira

Preparação da Pele

Pelo menos uma vez por semana é legal fazer uma esfoliação no corpo para eliminar as células mortas. A preparação da pele para a drenagem deve começar com uma massagem feita através de formas circulares na área para que a circulação seja ativada. É interessante ainda deitar com um apoio para as pernas, esse apoio pode ser um travesseiro que fique mais elevado na altura dos tornozelos. A posição deve ser mantida por uns 15 minutos antes de começar a drenagem.

Banho

Para que o corpo esteja mais relaxado e a circulação ativada é interessante tomar um banho antes de começar a drenagem linfática caseira. A água deve estar morna para garantir a vasodilatação e assim se tornar mais fácil para os ativos do creme usado entrar na pele.

Materiais

Essa massagem pode ser feita com as mãos, no entanto, os dermatologistas em geral usam o bambu para auxiliar na realização da pressão. O bambu também pode ser usado na versão caseira da drenagem, mas também podem ser usados pincéis, esponja de banho, escovas especiais entre outros. A dica para a sua segurança é evitar usar objetos pontiagudos, pois quando a massagem se torna mais vigorosa podem acontecer acidentes.

Os Cremes na Drenagem Linfática

O uso de cremes e óleos de massagem é uma forma de facilitar o deslizar das mãos ou do objeto escolhido. Além disso, no caso da massagem feita em homens o óleo ou creme ajuda a reduzir o atrito com os pelos. Para potencializar o efeito da sua massagem a dica é escolher cremes e óleos que tenham princípios ativos que atuem melhorando a circulação e realizando o combate da celulite. Dentre os ativos mais interessantes estão centelha asiática, guaraná, cafeína e ginko biloba.

Áreas do Corpo

A massagem pode ser feita seguindo uma lógica para potencializar os seus resultados. Para começar a drenagem pode ser feita nos membros inferiores e chegar até a virilha; então é feita a massagem nos membros superiores chegando às axilas; para terminar é feita a massagem no tronco e culminando no rosto.

Lembramos que é possível fazer essa massagem nesses grupos separadamente, pois todas essas áreas têm gânglios linfáticos que assim que recebem estimulam passam a trabalhar mais rápido de maneira que eliminam o excesso do líquido do corpo que acarreta no inchaço e formação de edema.

Conhecendo os Movimentos da Drenagem Linfática Caseira

Ressaltamos que não é necessário fazer os movimentos com força ou com pressão exagerada, a drenagem linfática quando feita corretamente não causa hematomas. Quem sofre com varizes deve ficar atenta a movimentos muito fortes e bruscos nessa região, pois pode acabar fazendo com que as veias fiquem inflamadas e assim formem os trombos.

Os movimentos da massagem devem ser feitos circularmente, para isso use o polegar para desenhar círculos na direção dos vasos linfáticos, faça movimentos que sejam sempre ascendentes. Usando a mão na forma de concha você deverá realizar movimentos que sejam lentos e com uma leve compressão, faça como se estivesse bombeando a sua pele. Esse movimento deverá ser realizado algumas vezes, faça de cinco a dez vezes nas regiões em que ficam os gânglios linfáticos.

Massagem Noturna

Realizar a drenagem linfática caseira a noite é mais eficaz do que realiza-la a tarde, pois ajuda a eliminar o corpo líquidos e toxinas que foram acumulados durante o dia. Para que seja possível relaxar é interessante colocar uma música suave ao fundo, assim há também o relaxamento mental. Na hora de dormir você se sentirá muito melhor física e mentalmente.

Frequência

Para algumas pessoas pode ser interessante fazer a massagem de drenagem linfática todos os dias, mas depende muito do caso. Contudo, fazendo essa massagem de duas a três vezes por semana já é possível ter um resultado interessante. Para quem não tem muita intimidade com os movimentos ou com os pontos certos a massagear é importante ter um acompanhamento de um profissional, nem que seja somente nas primeiras sessões.

Os bons resultados da drenagem linfática são obtidos com a assertividade dos movimentos bem como fazendo a pressão certo em cada ponto. Lembre-se que a massagem nunca deve deixar hematomas. Ter cuidado e delicadeza faz toda a diferença para se sentir bem depois de praticar a drenagem linfática em casa.

Cuide Bem de Si Mesmo

Além de fazer essa massagem que ajuda a eliminar os líquidos e toxinas do corpo é importante que você cuide bem de si mesmo, ou seja, que tenha o hábito de praticar exercícios físicos bem como tenha uma alimentação equilibrada. Ficar atento a tudo que entra no seu cardápio é essencial para manter a boa forma e a saúde.

Não adianta nada fazer essa massagem com frequência se você não se cuida em outros aspectos como alimentação e a prática de exercícios físicos. A sua saúde deve ser a prioridade, pois a boa forma é a consequência de cuidar bem de você mesmo. Quando perceber que está ficando um pouco inchado pode fazer essa massagem para eliminar líquidos e toxinas.

A drenagem linfática é uma prática muito comum em lugares com profissionais de massagem e afins, mas também pode ser realizada em casa, se todos os cuidados forem tomados.

Primeiro, é preciso saber que o passo básico da drenagem linfática é empurrar a linfa – que nada mais é que um líquido viscoso que causa a retenção de líquidos -, em direção aos gânglios, para que o excesso e tudo aquilo que não interessa para a pele possa ser descartado.

A ideia é fazer movimentos nessa direção, sempre, aplicando pressão, mas não ao ponto desta pressão se tornar dolorida. Nas pernas, por exemplo, você pode fazer a massagem aplicando pressão sobre a pele, e então fazendo movimentos dos joelhos em direção a virilha. É nesse sentido que corre a linfa, e a massagem auxilia na aceleração do processo de sua eliminação. O uso de cremes como auxiliares também são uma boa ideia.

Você sabia que é possível fazer uma drenagem linfática em casa? Claro que não estamos falando do método usado nas clínicas, mas, de uma versão caseira e eficaz. Siga as instruções e teste você mesmo em casa!

  • Você vai precisar de uma bola de tênis. Você vai pisar bem com o meio do pé nela e pressioná-la no chão, fazendo movimentos circulares. O exercício deve durar 5 minutos para cada pé.
  • Para o segundo exercício, você vai precisar de um banquinho. Sente, apoie as pernas nele e faça um movimento do tornozelo para cima, como se estivesse passando uma bola, com uma leve pressão.
  • Na segunda parte do exercício anterior, os movimentos e a pressão devem iniciar na coxa e finalizar na virilha.
  • Ainda usando o banquinho faça o mesmo movimento, mas dessa vez na parte de trás do joelho indo até a coxa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamentos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.