Quelóide

Quelóide pode ser definido simplesmente como uma cicatriz aumentada que se projeta para fora da pele. O maior problema causado pelos quelóides normalmente são de ordem estética, já que são na maioria das vezes pequenas formações benignas derivadas de uma cicatrização.

O que são quelóides e onde ocorrem

Existem diversas definições para os quelóides, que são tidos como uma manifestação disforme de uma cicatrização de lesões no corpo e na pele. O quelóide forma uma saliência durante a cicatrização de uma ferida. Essa saliência pode ser exagerada e quando acontecem em lugares visíveis como o rosto ou o colo podem trazer incômodos ainda maiores.

Existem locais do corpo em que a incidência de quelóides é maior, são estas na pele do tórax, tanto nas costas como na frente, pois nestas regiões a pele é mais espessa, também ocorrem frequentemente no lóbulo da orelha, podendo surgir do processo de cicatrização da perfuração da orelha para colocar um brinco. Também acontecem nos ombros, no dorso, no queixo e na parte inferior das pernas, onde acontecem maior numero de lesões.

Os quelóides podem aparecer até um ano depois do trauma que ocasionou a cicatrização. Uma curiosidade acerca da localização dos quelóides é que em todos os estudos e registros acerca de seu aparecimento, não há nenhum registro de um quelóide no couro cabeludo, na planta do pé e na região puerperal, parece que estas regiões estão isentas desse problema.

Cuidados com a cicatrização

O quelóide na verdade resulta de uma propensão genética, que determina que são as pessoas com probabilidade de desenvolver o problema, no entanto alguns cuidados extras com a cicatrização de pequenas ou grandes lesões, principalmente nos locais de maior incidência dos quelóides, pode diminuir o risco de desenvolver um quelóide.

Os cuidados com a cicatrização são a perfeita assepsia do machucado, exposição diária ao sol, troca diária de curativo, e dependendo das circunstancias e da necessidade o curativo poderá ser trocado mais vezes ao dia, e uma proteção especial ao local machucado, evitando contato com outras superfícies e seguindo rigorosamente as prescrições médias quanto a imobilidade ou movimentos.

Tratamento dos quelóides

Como já referimos os quelóides apresentam na maioria das vezes um problema maior de ordem estética, no entanto também podem machucar frequentemente por ser uma projeção externa da pele, causar coceira e incomodo, dependendo da região onde se manifestar. Os tratamentos para combater o quelóide são diversos, muitos deles usados de forma associada, para obtenção de efeitos melhores.

Os tratamentos mais utilizados são a cirurgia, a aplicação de nitrogênio líquido, a aplicação de raios de elétrons, adesivos de silicone e os corticóides. No entanto mesmo com todos esses tratamentos muitas vezes a marca não some totalmente e sempre há o risco dela retornar no prazo até 3 anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.