A Dior Brasil

Quando pensamos em luxo é difícil não pensar na Dior, uma das principais maison de alta costura. Mais conhecida apenas como Dior a marca vem do nome de Chistian Dior que é um dos estilistas mais importantes do seu segmento. Dentre os feitos do estilista está a criação e a difusão do estilo conhecido como “New Look” que devolveu o romantismo para as vestimentas femininas numa fase de intensa desilusão da humanidade – logo após a Segunda Guerra Mundial.

Atualmente, a Dior é um império do luxo atendendo a diferentes públicos com as suas roupas, acessórios, bolsas e cosméticos. A Dior tem uma história muito interessante com o Brasil tendo sido a primeira maison internacional a se instalar em nosso país nos anos 1950 através de venda em lojas multimarcas.

No começo dos anos 1990 a Dior surpreendeu novamente tendo aberto a sua primeira loja própria no Brasil. Em 2013 chegou a segunda loja da marca que faz muito sucesso entre as fashionistas. Vamos conhecer um pouco mais sobre uma das mais criativas e exuberantes marcas de luxo do mundo?

História da Dior

Infância e Juventude de Christian Dior

Não podemos falar da história da Dior sem falar a respeito do nome por trás da marca, Christian Dior o renomado estilista que criou o New Look. Com um temperamento bastante peculiar o artista sabia exatamente o que estava fazendo quando criava uma peça. Nascido em Granville (um balneário da França) em 21 de janeiro de 1905, Dior, fazia parte da burguesia rica.

A inspiração para os seus lindos modelos florais viriam das roseiras que sua mãe, Madeleine, cultivava durante a sua infância. Atendendo um desejo do pai, Christian, estudou ciências políticas mesmo tendo grande inclinação para as artes. Depois de formado ele fez uma grande viagem pela Europa e no ano de 1928 abriu uma galeria de arte pequena em sociedade com Jacques Bonjean.

A Moda

A crise econômica que assolou o mundo na década de 1930 forçou Dior a fechar a galeria. Foi uma fase difícil em que ele ficou doente e não podia mais contar com o dinheiro da família que também sofria com a crise. Quando se recuperou da doença em 1935 começou a trabalhar desenhando croquis para o Figaro Illustre (jornal francês).

Quando Dior conseguiu vender uma série de croquis de modelos de chapéus percebeu que poderia seguir por esse caminho e começou a fazer desenhos de roupas e acessórios para diferentes maisons de Paris. No ano de 1938 ele decidiu que era o momento de embarcar de vez no mundo da alta costura. Se tornou então assistente do estilista Robert Piguet. Com o início da Segunda Guerra Mundial Dior foi convocado pelo exército se tornando soldado do corpo de engenheiros.

A Maison Própria

Em 1941 Dior começou a desejar ter a sua própria maison, sonho que realizou com investimento financeiro do empresário Marcel Boussac. A abertura da The House of Dior aconteceu no dia 16 de dezembro de 1946 no número 30 da Avenida Montaigne. No dia 12 de fevereiro 1947 contando com o trabalho árduo de uma boa equipe – na qual estava inclusive Pierre Cadin – apresentou a coleção “Carolle”.

Dentre as peças haviam saias que ficavam na altura dos tornozelos, modelo que recebeu o nome de “New Look” (novo visual) pela redatora Carmel Snow da Harper’s Bazaar. Com tantas novidades e o retorno da feminilidade através das peças logo a coleção se tornou um grande sucesso. Nas apostas de Dior estavam saias com cinturas altas, vestidos suntuosos, saias rodadas entre outros.

Praticidade Para Quê?

O estilista foi na contramão do que estava sendo tendência no pós-guerra. Coco Chanel havia introduzido o conceito de praticidade com peças feitas com pouco tecido e pensadas para ser elegantes no dia a dia de trabalho. Dior desenhou e realizou vestidos de 40 metros de tecido acompanhados de saltos altos e luvas. Havia um desejo feminino de recuperar o luxo e o glamour ofuscados pelas duas grandes guerras.

Parfums Christian Dior

A divisão de perfumes que leva o nome do estilista foi criada no ano de 1947 tendo como primeiro lançamento a fragrância Miss Dior. Além da expansão de segmentos a grife também chegou ao mundo com importantes lojas em cidades como Nova York, Estados Unidos.

A Dio no Brasil

Embora comercializasse os seus produtos no Brasil desde o ano de 1958 por meio de licenciamento somente chegou oficialmente ao país no ano de 1999 quando foi inaugurada a loja da Rua Haddock Lobo na cidade de São Paulo. Foi aberta a segunda loja da Dior no Brasil e com o crescimento econômico do país a marca passou a investir ainda mais por aqui.

Foram criados espaços de beleza personalizados no Brasil que foram chamados de Dior Cosmotic Counter em que o cliente tem uma experiência de luxo através do uso dos produtos. Os espaços são únicos e pensados de maneira a seduzir os clientes através de uma iluminação especial e produtos de maquiagem de alta qualidade.

Segunda Unidade

A Dior contava com um segundo espaço de vendas nos anos 2000 através da Vila Daslu que acabou fechando. Então em 2013 para suprir esse fechamento inaugurou uma loja luxuosa no shopping Cidade Jardim de São Paulo. A loja conta com portas de vidro duplo e uma iluminação especial. Essa loja foi criada através de um projeto inspirado no conceito desenvolvido por Peter Marino para a boutique da Avenida Montaigne.

Dior no Mundo

Dentre os grandes feitos da marca está a revelação de nomes importantes da moda como Yves Saint-Lauren, Gianfranco Ferré e John Galliano. A sede da marca continua sendo no endereço original que é o número 30 da Avenida Montaigne em Paris, França. Possui mais de 240 lojas próprias em todo o país. Os produtos como maquiagem, por exemplo, podem ser encontrados em lojas de departamento do mundo todo.

Apesar de estar presente em todo o mundo o mercado principal da Dior ainda é a Europa que concentra mais da metade das vendas. O segundo principal mercado é o da Ásia-Pacífico que possui 24% das vendas seguido dos Estados Unidos com 23%.

Quem gosta de moda conhece com certeza esse nome: Dior. Alguém que se diz expert em moda e produtos de beleza e não sabe contar a importância da Dior, não sabe o que é moda. O grande Christian Dior foi um estilista francês, que faleceu em 1957 e deixou um legado para o mundo fashion e dita até hoje a moda e várias tendências da moda contemporânea.

A Dior é muito mais do que uma marca, ela tem produtos de beleza como perfumes, maquiagens, roupas, sapatos e diversos acessórios que deixam as mulheres loucas. Como é uma grife internacional, é inevitável que seus produtos sejam caros. Mas a qualidade é inigualável.

No Brasil existem lojas da Dior nos principais shoppings em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, entre outras. Você também pode encontrar alguns produtos na internet. Mas, cuidado para não comprar produtos falsificados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Moda

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.