Cores e Tipos de Base para Pele: Aprenda Escolher Para Uma Maquiagem Perfeita

Não é segredo para ninguém que uma maquiagem bem feita faz toda a diferença. E não estamos falando de lápis de olho, batom e pronto, é preciso caprichar e usar todos os produtos disponíveis e necessários para a maquiagem perfeita.

Não podemos esquecer de nenhum item de maquiagem para não comprometer o resultado final, e um deles, pode ser considerado um dos mais importantes, aliás, o mais importante, já que é de onde tudo começa. Nós estamos falando da base. O nome do produto já diz tudo, ele prepara a pele para receber as demais maquiagens.

A Procura da Base Perfeita

A Procura da Base Perfeita

Apesar da base ser essencial para uma boa maquiagem, ainda tem muita mulher que erra na escolha. Engana-se quem acha que qualquer base serve para qualquer tipo de pele, o efeito do produto no rosto “errado” se vê imediatamente. Então, é melhor ficar de olho e escolher a base ideal para o próprio tipo de pele e garantir o resultado de uma maquiagem perfeita.

Como foi falado anteriormente a base estará preparando a pele para a maquiagem perfeita. Compare esse produto a tela de um pintor, se ela não for adequada a pintura será horrível. Por isso, para fazer a escolha certa é preciso levar em consideração os seguintes fatores: a textura da base, a cor da sua pele e principalmente, a qualidade do produto.

Confira os Tipos de Pele e Qual o Tipo de Base Ideal Para Cada Uma Delas

  • Base para mulheres com a pele branquinha: Podemos dividir esse grupo em dois, as mulheres com a pele branquinha dourada naturalmente (também bronzeadas artificialmente) ou aquelas totalmente brancas. No primeiro caso, a base ideal para a pele branquinha dourada é aquela de tonalidade bege, com um ligeiro amarelado. Já para as 100% branquinhas, a base indicada é aquela bege com nuances rosadas.
  • Base para mulheres com a pele morena ou negra: Muitas mulheres morenas erram na base e acabam com um rosto pálido, como se tivessem tomado um susto. Fica feio, porque o rosto pálido não é bonito e mais ainda, porque se vê bem a diferença da cor a pele. A base mais indicada para as morenas e também para as negras são as tonalidades de marrom “quente”. Uma alternativa pode ser os “bronzants”, mas sem brilho, que podem substituir a base. Se podemos apontar uma base que as morenas não podem usar nunca, além do bege, não recomendamos os marrons puxados para o cinza.
Morenas e Negras

Morenas e Negras

  • Base para mulheres com a pele morena clara: Dizer que uma mulher é morena pode ser uma forma muito generalizada, quando estamos pensando em qual base é mais adequada para cada tipo de pele. Por isso, é necessário separar as morenas claras das morenas com a pele mais escura. A pele morena clara pede uma base na cor bege (uma tonalidade média) amarelada. Além disso, existem mulheres morenas claras com um leve tom “azeitonado”, essas devem optar pela base bege média com esse reflexo “azeitonado”.
  • Base para mulheres orientais: As mulheres orientais possuem a pele clara com um tom amarelado fortíssimo, por isso, devem optar por uma base que diminua esse efeito. O produto ideal para elas é na cor bege com reflexo amarelo, que ajuda a disfarçar o amarelado da pele, deixando-a com ar natural.
Imagem de Amostra do You Tube

Escolha a Base Com a Textura Ideal Para a Sua Pele

Agora você já sabe que tipo de base deve procurar de acordo com a tonalidade da sua pele. Claro, que dá aquela experimentadinha antes de comprar é a melhor maneira de ter certeza de que é realmente a tonalidade melhor para você.

Uma outra coisa que é necessário levar em consideração quando se compra uma base é a pele queimada de sol, que é aconselhável evitar. Porém, mutias vezes exageramos na exposição ao sol e nem mesmo o protetor solar impede de queimá-la. Neste caso, você deverá encontrar uma base próxima da cor bronzeada da pele e não usar aquela que habitualmente você usa.

Imagem de Amostra do You Tube

E para completar, mesmo escolhendo a tonalidade certa para o seu tipo de pele, fique de olho também na textura das bases. Nós listamos os principais tipos e para que são indicadas. Veja!

  • Base em pó: este tipo de base é indicado somente para dois tipos de pele, a normal e a oleosa. A vantagem do produto é que sendo em pó pode ser carregado na bolsa tranquilamente, sem medo de fazer uma grande sujeira.
  • Base stick: é um tipo de base considerada “firme” porque parece muito com o corretivo. Aliás, como corretivo é excelente, para esconder as imperfeições e dar os retoques finais na maquiagem. Como base, deve ser bem aplicada, para evitar um efeito “pesado” no rosto.
  • Base spray: a base spray é com certeza um dos tipos que garantem maior naturalidade ao rosto. É fácil de ser aplicada e quando de boa qualidade garante uma maquiagem leve.
  • Base líquida: é uma ótima solução principalmente para dois tipos de pele, a seca e a normal. Assim como a spray, é fácil de ser aplicada e se espalha facilmente na pele. O efeito desse tipo de base é úmido e deixa o rosto fresco.
  • Base musse: esse tipo de base é indicado para as mulheres que têm a pele oleosa. Ela retira o brilho deixo pelo óleo da pele e ao mesmo tempo não dá uma impressão de “pesada” na pele, a deixa natural.
  • Base compacta: essa é uma base que cobre muito bem a pele e por isso, é indicada para quem tem muitas imperfeições para serem escondidas, como manchas fortes e marcas.

Mesmo sabendo qual a base indicada para o seu tipo de pele e os tipos de textura dos produtos, um outro fator deve ser levado em consideração na hora da compra. Uma base por mais que seja adequada para a sua pele, precisa ser um produto de qualidade. Para saber se vale a pena ou não, que vai durar muito tempo no rosto e que não vai criar um efeito pesado, é bom testá-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>