Como Usar Pó Translúcido

A sua avó com certeza usava pó de arroz para dar aquela ajudinha para a maquiagem fiar perfeita e reduzir aquele brilho na pele. A versão moderna desse item de maquiagem necessário para as mulheres produções de make-up é o pó translúcido.

Pó Translucido

Pó Translucido

Se você ainda não está familiarizada com a novidade e não sabe como usar não pode deixar de ler esse artigo. O pó translúcido pode ser o seu maior aliado ou o seu pior inimigo na hora de criar uma maquiagem incrível. Tudo depende de você saber como usar esse produto.

O Pó Translúcido

Em geral o pó translúcido é um pó solto, mas também existem versões compactas, pode ser branco ou rosado. Esse produto forma um tipo de véu transparente sobre o rosto, o que tem assustado um pouco é o fato de passar um pó branco no rosto.

Na verdade o pó translúcido tem essa cor (sem cor) exatamente pelo fato de não ter pigmento de cor como os pós comuns. Dessa forma o pó translúcido desaparece na pele, algumas versões modernas ainda tem o aclamado acabamento HD (high definition).

Esses produtos HD foram desenvolvidos para transmissões de TV em alta resolução e apresentam como vantagem não marcar vincos e ainda esconder as imperfeições com leveza e por um tempo mais longo.

Além de todas essas vantagens o pó translúcido ainda se adapta a qualquer tom de pele. A dica é que as mulheres com peles morenas ou negras deem preferência para os pós coloridos já que a versão branca pode trazer um tom de cinza para a pele.

Imagem de Amostra do You Tube

Com Que Pincel Eu Vou?

Uma das dúvidas que aparecem em relação ao uso do pó translúcido é qual o melhor pincel para espalhar o produto de forma mais uniforme. O melhor pincel para essa tarefa é com certeza aquele do tipo vassourinha (chamado pelos profissionais de make-up de leque).

Esse é o melhor modelo porque “varre” o excesso de pó enquanto você faz a aplicação. O pincel vassourinha ainda facilita na dosagem da quantidade de pó translúcido a ser aplicado na pele.

Quem não conta com um pincel desses no seu arsenal pode substituir por um pincel tradicional de pó que seja redondo e bem gordinho. Nesse caso a dica é cuidar para não aplicar muito pó. Apenas encoste as pontas das cerdas no pó e remova o excesso sacudindo de leve o pincel na tampa da embalagem. Somente depois de remover o excesso você deve passar o pincel sobre a pele.

A aplicação deve ser feita com movimentos circulares bem suaves para que você não esfregue o pincel na pele. Esfume bem enquanto aplica o produto.

Onde Aplicar?

A princípio não existem regras para a aplicação do pó translúcido, basicamente ele pode ser usado em todo o rosto. Maquiadores recomendam que você aplique a base e o corretivo antes de partir para o pó translúcido.

Depois de terminar o make-up você pode passar mais um pouquinho do pó para corrigir o brilho de oleosidade que aparece na pele, mas somente se for necessário. Quem não é profissional de maquiagem e tem medo de exagerar e ter um resultado desastroso pode seguir a dica de aplicar o pó somente na zona T (centro da testa, laterais do nariz e queixo). Isso depois de passar a base e o corretivo para “selar” a pele.

Uma coisa muito importante quando for usar esse tipo de produto é mantê-lo sempre longe da região ao redor dos olhos e da boca. O pó nessas áreas pode se acumular e enfatizar as pequenas linhas de expressão. Com certeza esse é o efeito que ninguém quer, não é mesmo?

Imagem de Amostra do You Tube

Evite os Principais Erros Com Pó Translúcido

A atriz Nicole Kidman foi uma das “vítimas” do pó translúcido mal aplicado. Uma foto da diva percorreu a web com traços de pó branco embaixo dos olhos e ao redor do nariz. Já a brasileira Débora Nascimento ganhou um bigodinho branco com a ajuda indesejada do pó. Qual o erro?

Excesso de Pó

Excesso de Pó

 

O erro nesses dois casos está no fato de que o pó translúcido contêm partículas que refletem a luz. Dessa forma depois que o make está pronto o pó fica invisível na luz natural, porém, basta ligarem os holofotes para que ele dê o ar da graça novamente.

Sendo assim é bom não exagerar na quantidade de pó e lembrar que mesmo você não veja o produto ele pode aparecer no que começarem os flashs. Para evitar ficar como as duas famosas você deve esfumar o produto, espalhe bem o pó e se ainda tiver dúvidas se está ok pode tirar uma foto com flash antes de sair de casa.

Dicas de Especialistas

Leve na Bolsa

A primeira coisa que os experts em make-up aconselham é que você saia com o pó translúcido na bolsa. Assim sempre que perceber que o brilho começou a aparecer aplique uma fina camada do pó.

Sombras Escuras

Quem deseja fazer uma maquiagem com sombras escuras pode começar aplicando de três e quatro camadas generosas do pó translúcido na parte inferior das pálpebras. Depois que estiver com o make dos olhos prontos retire o excesso de pó usando um pincel que esteja limpo. Isso vai ajudar a remover aqueles resíduos de sombra que caem no rosto.

Tenha uma atenção especial em relação aos resíduos de pó branco para não acabar nas fotos do Facebook como a Nicole Kidman. A dica de ouro é usar sempre um pincel que esteja limpo e seco. O mais interessante é que você tenha um pincel somente para usar com esse pó.

Lembre-se também que quanto mais fina for a textura do produto melhor para que não fique evidente que você fez uso dele. Quando você sabe como usar corretamente o pó translúcido ele ajuda a evitar o brilho excessivo da pele e até mesmo trazer um visual mais bonito para a sua pele iluminando.

O que não pode é exagerar na dose do pó e sair de casa como se fosse um fantasma. Siga essas dicas para um make perfeito e seja a mais admirada das festas.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>