Jóias De Colecionadores

As joias se mostraram ao longo da história objetos de paixões, cobiça e até fatores instigantes para revoltas populares. Muitas vezes não é a preciosidade das pedras escolhidas para adornar as peças que lhes confere tanto valor, mas sim a sua história e significado. Para quem tem curiosidade para saber mais sobre o universo das joias de colecionadores contamos abaixo a história de uma das coleções mais valiosas do mundo, a dos Ovos Fabergé de origem russa.

Ovos Fabergé – Os Ovos da Realeza Russa

A história de uma das mais instigantes e valiosas coleções de joias do mundo teve início em 1885 quando o czar Alexander II decidiu presentear a sua esposa, a imperatriz Maria Feodorovna com uma joia especial. O czar queria que a comemoração do 20º aniversário de casamento ficasse marcado por uma joia sem igual que lembrasse a infância da esposa.

A encomenda foi feita ao famoso joalheiro Peter Carl Fabergé de São Petersburgo. A confiança do czar era tanta que ele deu carta branca para que Fabergé criasse a joia da forma que desejasse. O joalheiro se inspirou pela época da páscoa e criou um ovo que assim como uma matrioska (boneca russa) tinha outras estruturas dentro si, uma delas era uma gema de ouro, seguida por uma galinha de ouro, seguida por uma coroa diamantes e então por um belo pingente de rubi.

A Tradição Anual

A satisfação do czar com a peça foi tanta que ele determinou que a peça não seria a única encomendando para o ano seguinte outro ovo. Fabergé emplacou uma profícua produção de joias para a coroa russa, os ovos foram produzidos anualmente entre os anos de 1885 e 1917 apenas com exceção dos anos de guerra entre Rússia e Japão, 1904 e 1905.

Após a morte do czar Alexander II, seu filho Nicolau II, manteve a tradição de presentear as mulheres da realeza com as joias em forma de ovo de Fabergé. Estima-se que Alexander deu de presente 20 ovos enquanto Nicolau distribuiu 30 dessas peças. Contudo, dos 50 apenas 42 tem seu destino conhecido.

A Riqueza de Detalhes das Peças

A principal característica dos ovos Fabergé era o fato de ser externamente bastante ornamentados e conter uma surpresa em seu interior. Dentre os principais materiais utilizados para a confecção dos ovos Fabergé estão ouro, prata, platina e níquel assim como um material esmaltado para criar a sua aparência externa. Não havia economia na aplicação de pedras como diamantes, quartzos, ágata, jade e rubis.

A História do Ovo Fabergé no Mercado de Pulgas

Claro que joias de colecionadores como os Ovos Fabergé contam com histórias fabulosas como quando o ovo de 1887 foi encontrado num mercado de pulgas nos Estados Unidos em 2014. O objeto que ia passando despercebido em meio a muitas quinquilharias foi comprado por um antiquário e posteriormente foi vendido por cerca de US$ 20 milhões de dólares. Essas peças tem grande valor no mercado de colecionadores por sua preciosidade e por sua história sobretudo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jóias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.