Causas da Anorexia Nervosa e Bulimia

Todo mundo desejar parecer diferente ou acha que poderia consertar alguma coisa em seu corpo. É normal não estar feliz com o seu corpo, mas quando esta infelicidade chega a níveis extremos podem surgir problemas. Quando a preocupação com a magreza começa a afetar seus hábitos alimentares, pensamentos e sua forma de viver a vida, é um sinal de um transtorno alimentar. Os mais comuns são anorexia e bulimia, os quais vamos falar a seguir.

 O Que é a Anorexia?

A anorexia é um transtorno alimentar no qual a pessoa se vê eternamente gorda, mesmo que esteja desnutrida. Quando você tem anorexia, o desejo de perder peso se torna mais importante do que qualquer outra coisa. Você pode até mesmo perder a capacidade de ver a si mesmo como você realmente é. A anorexia é um distúrbio grave da alimentação que afeta as mulheres e homens de todas as idades. Ela pode prejudicar a saúde e até ameaçar sua vida. Mas você não está sozinho.

Um tratamento pode ajudar os portadores da doença a recuperar seu senso com relação a seu corpo e valorizar a si mesmo. A anorexia é um transtorno complexo comer com três características fundamentais: recusa da pessoa em manter um peso corporal saudável, um medo intenso de ganhar peso e uma imagem corporal distorcida. Por causa de seu medo de engordar ou nojo da forma que seu corpo está refletido no espelho, o doente torna o ato de comer muito estressante. Com a doença, o que você pode e não pode comer é praticamente tudo o que você pode pensar ao longo do dia.

Pensamentos sobre dieta, alimentos, e seu corpo podem levar até mais de um dia, deixando as pessoas com pouco tempo para os amigos, família e outras atividades que você costumava gostar. A vida se torna uma busca incessante pela magreza e focada em perder peso. E não importa o quão magro você se tornar, nunca é o suficiente. Enquanto as pessoas com anorexia, muitas vezes negam ter um problema, a verdade é que a anorexia é uma doença grave e potencialmente mortal.

Felizmente, a recuperação é possível. Com o tratamento adequado e apoio, você ou alguém que você gosta pode quebrar o padrão de anorexia e recuperar a saúde e autoconfiança. Acredite ou não, a anorexia não é uma doença sobre a perda de peso. Os transtornos alimentares são muito mais complicados que isso. As questões alimentares e de peso são relacionadas a sintomas de algo mais profundo: fatores psicológicos como depressão, pressão de parentes e amigos sobre o corpo, solidão, insegurança, desejo de ser perfeito ou sentir-se no controle. Coisas que nenhuma dieta ou perda de peso podem curar. 

Sintomas da Anorexia

Viver com anorexia significa que você está constantemente escondendo seus hábitos alimentares. Isso torna difícil a princípio para os amigos e familiares poder identificar os sinais de alerta. Quando confrontado, você pode tentar explicar o seu transtorno alimentar e afastar as preocupações. Mas, com uma anorexia com quadro avançado, as pessoas próximas a você não serão capazes de negar seus instintos que algo está errado e você também não deveria.

Quando a anorexia se desenvolve, o quadro médico torna-se cada vez mais preocupante. A rápida perda de peso sem causa médica é o principal sintoma. A pessoa se sente gorda apesar de estar abaixo do peso. Surge ainda uma fixação com a imagem corporal  com a forma do corpo, ou a roupa. Há uma frequente pesagem e preocupação com pequenas flutuações no peso. A pessoa doente também costuma passar muito tempo na frente do espelho para verificar falhas. Há sempre algo para criticar. Você nunca está magra o suficiente. Há ainda uma negação de que você está muito magra. Você pode negar que o seu baixo peso é um problema ao tentar esconder isso vestindo roupas largas. 

O Que é Bulimia?

Se uma pessoa tem uma compulsão para comer com um efeito negativo em seu estão de saúde mental, ela provavelmente está sofrendo de bulimia. A bulimia é definida como um distúrbio psicológico. O paciente experimenta ataques regulares de fome de excessos graves, que são sempre seguidos por um sentimento de culpa, que pode levar a reações extremas, tais como dietas radicais, fazer muito exercício e forçar o vômito.

Sintomas da Bulimia

O principal sintoma da bulimia é comer muito mais do que a maioria das pessoas fazem normalmente, junto com a sensação de que eles não podem parar ou controlar a sua alimentação. Compensando repetidamente e inadequada para o excesso de alimentação, as pessoas com bulimia fazem o uso em excesso de medicação como laxantes, jejum, exercício até a exaustão, ou forçando o ato de vomitar. As pessoas com tal doença também se julgam excessivamente gordas, mas podem estar de fato, por isso é um dos problemas mais difíceis de identificar por parentes e amigos. Por causa da vergonha e da culpa associada com a doença, os pacientes são hábeis em mascarar os sintomas a longo prazo. 

O paciente pode apresentar desnutrição, um sintoma que muitas vezes leva o paciente para o hospital. A limpeza que o bulímico faz após comer bastante com vômitos e laxantes não é eficaz em se livrar de calorias. É por isso que a maioria das pessoas que sofre com a bulimia acaba ganhando peso ao longo do tempo. O vômito forçado imediatamente depois de comer só vai eliminar 50% das calorias consumidas. Isto porque a absorção de calorias começa no momento em que você coloca o alimento na boca. Laxantes e diuréticos são ainda menos eficazes, pois eliminam apenas 10% das calorias ingeridas e diuréticos não fazem nada. Você pode pesar menos depois de tomá-los, mas esse número inferior na escala é devido à perda de água, e não a perda de peso verdadeiro.

Não há uma causa única de bulimia. Embora a baixa autoestima e preocupações com peso e imagem corporal desempenham papéis importantes, há muitas outras causas. Na maioria dos casos, as pessoas que sofrem com a bulimia e transtornos alimentares em geral, têm dificuldade para gerir as emoções de uma forma saudável. Comer pode ser uma liberação emocional, então não é surpreendente que as pessoas compulsão e purgação ao sentir irritado, deprimido, estressado ou ansioso. Uma coisa é certa: a bulimia é uma questão mais complexa que apenas algo emocional. As principais causas e fatores de risco para bulimia incluem e ênfase da nossa cultura na magreza e da beleza pode levar a insatisfação com o corpo, especialmente em mulheres jovens, bombardeadas com imagens de mídia de um ideal irrealista física. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.