Causas da Acne: Sintomas e Como Tratar

O Que é a Acne?

A acne é uma doença que se manifesta na pele e consiste na formação de cravos, espinhas e lesões que são vermelhas e inflamadas (podem ser pústulas, pápulas e cistos). Popularmente todo tipo de lesão avermelhada que surge sobre a pele recebe o nome de espinha.

As Causas da Acne

Obstrução dos Poros

Em geral a acne acontece quando minúsculos orifícios da superfície da pele (os poros) são obstruídos. Cada poro é a abertura para um folículo que contém uma glândula sebácea e um pelo. A função das glândulas sebáceas é ajudar na lubrificação da pele e também fazer a remoção das células mortas. O problema acontece quando as glândulas produzem óleo em excesso e assim bloqueiam os poros. Com o bloqueio começa a acontecer o acúmulo de bactérias, resíduos e células inflamatórias. O nome dado a essa obstrução é de comedão e a sua parte de cima pode ser branca (quando se trata de uma espinha) ou preta (no caso dos cravos).

Surgimento da Acne

Quando acontece o rompimento do comedão o material que está dento dele causa inchaços e assim saliências vermelhas. Nos casos de inflamações profundas pode acontecer de as espinhas aumentarem e formarem cistos que são firmes e doem. Vale ressaltar que a acne é o resultado de problemas causados por inflamação e inchaço e não por bactérias como a maioria das pessoas pensa. Apesar de bastante comum em adolescentes a acne pode acontecer em qualquer idade e até mesmo em bebês. A cada quatro adolescentes três tem acne, isso se deve as alterações hormonais que elevam a quantidade de oleosidade da pele. Porém, pessoas que tem entre 30 e 40 anos podem enfrentar problemas severos com a acne também.

Fatores Que Desencadeiam a Acne

Em geral a acne tende a ser um problema comum para membros de uma mesma família e alguns fatores podem desencadeá-la como:

Alterações Hormonais

As alterações hormonais em geral estão relacionadas a menstruação, uso de pílulas anticoncepcionais, gravidez e até mesmo estresse.

Uso de Produtos Oleosos

Quem tem a pele oleosa deve evitar usar produtos que tenham base oleosa e deve cuidar também dos produtos que usa no cabelo. Os produtos mais indicados para quem tem pele oleosa e problemas com acne são cosméticos oil free.

Medicamentos

Alguns medicamentos também podem atuar como desencadeadores do problema como remédios que tenham estrógeno, esteróides, testosterona e fenitoína.

Sudorese

Os níveis altos de umidade e suor no corpo podem contribuir para o aparecimento da acne. 

Comida Influi na Acne?

Muitas pessoas acreditam que chocolate, alimentos gordurosos e frutas secas contribuem para o aparecimento da acne, porém, nenhuma pesquisa científica confirmou isso até hoje. Porém, existe uma desconfiança de que dietas que sejam ricas em açúcar refinado possa contribuir para o aumento da acne.

Sintomas da Acne

Em geral a acne se concentra no rosto e nos ombros, porém, pode se manifestar também nos braços, nádegas, pernas e tronco. Os sintomas são visíveis na pele e por vezes dolorosos:

  • Encrostação das Erupções da Pele
  • Cistos
  • Pústulas
  • Cicatrizes
  • Cravos
  • Espinhas
  • Vermelhidão em torno das Erupções da Pele

Tratamento Médico

A acne pode ser uma doença bastante séria e exigir acompanhamento médico, confira a seguir em quais casos buscar a ajuda de um dermatologista pode se mostrar necessário.

Sem Melhora

Se mesmo usando medicamentos e produtos que não exigem receita a acne parece não melhorar é sinal de que ela é mais séria do que você imaginava.

Estado Grave

Em alguns casos a acne é visivelmente grave, ou seja, quando a região em torno das espinhas fica bem vermelha ou mesmo tem cistos. Quando a acne piora ou já está num estado avançado é fundamental procurar um dermatologista.

Cicatrizes

Se conforme a acne vai desaparecendo vão aparecendo cicatrizes.

Nos Bebês

Se a acne do bebê não desaparecer em 3 meses ligue para o pediatra. 

Tratamento Contra a Acne

O Que Você Mesmo Pode Fazer

Limpeza de Pele

Para garantir que a sua pele fique livre da acne você deve mantê-la sempre limpa, para isso lave bem com sabonete neutro e hidratante. Retire a maquiagem sempre que necessário. O rosto deve ser lavado uma ou duas vezes ao dia principalmente depois de fazer exercícios. A dica é não esfregar a pele quando estiver lavando e nem mesmo lavar repetidamente.

Cuide do Seu Cabelo

Cuidar da limpeza do cabelo é importante para evitar a oleosidade criada sobre a pele. Essa dica é válida principalmente para quem tem cabelo oleoso. Quando os fios estão com aspecto seboso é importante prendê-los para trás e sem contato com o rosto. 

O Que Não Fazer Quando se Tem Acne

Algumas atitudes e faltas de cuidado podem tornar a acne mais grave, confira abaixo o que não se deve fazer quando se tem esse problema de pele:

  • Jamais esprema, coce ou aperte as espinhas, mesmo que seja bastante tentador “cutucar” deixe suas mãos bem longe da inflamação, pois isso pode acarretar em infecções e cicatrizes na sua pele.
  • Não use faixas apertadas, bonés ou qualquer outro tipo de chapéu.
  • Não toque a região afetada (principalmente o rosto) com os dedos ou mãos.
  • Não utilize cremes ou outros cosméticos que sejam oleosos e sempre retire a maquiagem a noite. O mais indicado é usar fórmulas à base de água ou que sejam não comedogênicas (são produtos que foram testados e comprovadamente não obstruem os poros ou causam acne).

Quando esses cuidados não ajudam a reduzir a acne é interessante passar a usar produtos medicamentos contra acne vendidos sem a necessidade de receita. Esse tipo de produto pode ser aplicado diretamente sobre a pele. Procure no rótulo por ingredientes como peróxido de benzoíla, ácido salicílico, enxofre e resorcina. Esses produtos atuam matando as bactérias e contribuindo para secar o óleo, podem também causar a descamação da primeira camada da pele.

Alguns desses produtos podem inclusive causar vermelhidão, saiba que isso é normal. Saiba que um pouco de exposição ao sol pode ajudar a camuflar o problema, porém, não o resolve. Para usar medicamentos controlados contra a acne é necessário ter receita médica, procure um dermatologista se o problema se tornar mais sério. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.