Doenças das Unhas

Você se dedica a escolha do esmalte certo, gasta o precioso tempo para fazer as unhas e de repente, se vê atacado por um fungo. Problemas como este são freqüentes e estão geralmente associados à cuidados com a higiene dos aparatos utilizados para cortar a cutícula. Alguns danos são menos graves e desaparecem naturalmente, aqui, vamos falar dos principais. Você já deve ter notado o surgimento de manchar brancas nas unhas. Elas normalmente acompanham o crescimento e desaparecem em pouco tempo. Na verdade, trata-se de um pequeno trauma sofrido na unha por baixo da pele, na região chamada matriz. Esta é uma lesão simples, que dispensa preocupações. Para as mulheres, o problema pode ser facilmente disfarçado com esmalte. Mas não que cause qualquer má impressão. Sintomas de doenças nas unhas Algumas vezes surgem manchas vermelhas nas unhas, essas, facilmente reconhecidas, são provenientes de batidas e lesões mais fortes, o que causa um hematoma, ou, se romper algum vazo, fica com sangue coagulado. Essas manchas também costumam desaparecer com o crescimento da unha.

Doenças das Unhas

Doenças das Unhas

Apenas é importante ressaltar que se a batida for muito forte e a lesão parecer séria, é melhor procurar um médico, já que isso poderia, inclusive, alterar o formato, ou o crescimento da unha. As infecções por bactérias e fungos são, talvez, as mais inconvenientes enfermidades nas unhas. Fungos são difíceis de serem removidos e a aparência é de unha inchada e escamando. Isso ocorre, na maior parte dos casos, por má higienização dos instrumentos de unha (alicate, cortador etc.). Nesses casos, não há alternativa se não procurar um dermatologista para iniciar um tratamento. Para evitar, sempre que for a uma manicure, leve seus próprios equipamentos e, lembre-se de limpá-los antes e após o uso. Unhas encravadas Outro problema que pode trazer conseqüências desagradáveis são as unhas encravadas. Infelizmente, isso varia com a anatomia dos dedos e, algumas pessoas terão sempre a predisposição. As cirurgias que prometem corrigir o crescimento das unhas nem sempre resolvem o problema, sendo assim, é importante encontrar o cortador que melhor se adapte ao seu caso e estabelecer um prazo para cortar as unhas. Assim, a pessoa evita que elas cresçam a ponto de machucar. Uma observação importante, no caso das unhas encravadas é o risco do surgimento de outros problemas. A unha perfurando a pele representa um machucado numa região de difícil limpeza, que por sua vez pode acumular sujeira e bactérias. Para todos os casos, lavar as mãos com frequência é importante por prevenir doenças. Após lavar, é importante secar bem as unhas e sempre mantê-las aparadas. É importante ressaltar que outras doenças podem manifestar sintomas nas unhas. Ou seja, surgindo manchas, ulcerações ou colorações estranhas, ou até mesmo alteração na textura, procure um médico por garantia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>