Riscos do Uso do Botox

Todos os anos chegam ao mercado da beleza novidades que prometem oferecer um rosto ainda mais jovem para as mulheres, entretanto, mesmo com tantas inovações parece que ainda tem um tratamento que sobressai, a aplicação da toxina botulínica A que é conhecida popularmente como Botox.

O nome Botox na verdade se refere a primeira marca que trouxe esse método para o país, porém, acabou se tornando sinônimo da própria técnica. A aplicação do botox consiste numa injeção que tem como objetivo principal combater as rugas uma vez que a toxina paralisa a área do rosto em que foi aplicada.

Um dos procedimentos de beleza mais realizados no Brasil, mas afinal será que você conhece todos os riscos dessa técnica? A seguir vamos explicar um pouco mais sobre como ela é realizada e quais os riscos que apresenta para os pacientes.

Como Age e Quais os Resultados do Botox

No que diz respeito ao combate do aparecimento das rugas a toxina botulínica é bastante eficaz. A toxina é eficiente no combate das rugas que são chamadas de dinâmicas (que aparecem com o rosto em movimento) e também das rugas que são chamadas de estáticas (que aparecem com o rosto parado).

Entretanto, contrariando o que muitas pessoas pensam, o botox não age sobre a flacidez da pele. A toxina é aplicada no músculo e tem como principal ação a paralisia do movimento muscular. Quando evita essa movimentação a toxina impede que haja contração muscular que resulta na formação da ruga.

Botox – O Principal Tratamento Contra Rugas

Atualmente, não existe nenhum tratamento que possa ser comparado com a eficiência que o botox possui no que se refere a disfarçar rugas. Os demais tratamentos que existem tem sua importância no estímulo da produção de colágeno e promoção da renovação celular, porém, agem apenas como complementos e não tratamentos principais.

Nenhum outro tratamento age no músculo como a toxina que para a formação das rugas. Aliás, uma das principais vantagens do botox em relação a outros tratamentos anti-sinais é a sua capacidade de prevenir o aparecimento de novas marcas.

Contraindicação da Toxina Botulínica

Existe contraindicação no uso de toxina botulínica para gestantes, mulheres que estejam amamentando, enfermos com doenças autoimunes ou neurológicas, pessoas com alergia a proteína do ovo ou que estejam consumindo medicamentos com aminoglicosídeo.

Os Riscos da Toxina Botulínica

Um dos principais riscos em relação ao uso da toxina botulínica é a possibilidade de a pessoa exagerar na dose ou então aplicar em regiões erradas. A aplicação sem critério do botox pode deixar o rosto assimétrico, ou seja, um lado diferente do outro. Um dos riscos estéticos maiores é o da pálpebra caída.

Além de problemas estéticos o uso demasiado da toxina pode causar uma grave doença, o botulismo que paralisa os músculos. Se o botox é mal aplicado pode acarretar num efeito estético estranho, aquele visual que parece uma máscara sobre o rosto. Um visual que não é natural e nem bonito, nenhuma mulher deseja isso.

Ainda existe mais um risco no que se refere a saúde que é prejudicar os movimentos que são essenciais para a sobrevivência como piscar, mastigar, deglutir ou respirar. Aplicação de botox deve ser feita com um médico de confiança.

Regiões Que Podem Ser Tratadas com Botox

Algumas pessoas mexem mais o rosto enquanto falam do que outras e com o passar do tempo isso gera o aparecimento de rugas. Com isso as áreas do rosto que mais se beneficiam com o uso da aplicação de botox são a testa, região entre as sobrancelhas (glabela), canto dos olhos em que aparecem os pés de galinha e qualquer outro ponto em que possam surgir rugas nos olhos.

É possível também eliminar as ruguinhas verticais que aparecem no limite dos lábios superiores principalmente em pessoas que fumam. Esse tipo de ruga pode ser tratada, mas costuma exigir um procedimento completar. Na verdade cada situação é diferente da outra de forma que cabe ao médico fazer a análise.

Resistência ao Efeito

O botox é uma técnica muito eficiente em combater as rugas, porém, a sua ação é temporária de forma que em algum momento o efeito irá passar. Muitas pessoas que gostaram do resultado do botox correm para o consultório médico para fazer uma nova aplicação da toxina em busca de mais um tempo com o bom resultado.

Não existem regras quanto as aplicações do botox em relação a quantidade, em geral são feitas depois de um período de quatro a seis meses depois da última aplicação. Lembramos que sempre é necessário que haja a indicação médica para a aplicação. Nesse momento aparece a questão da resistência a ação da toxina, pois alguns organismos acabam se tornando mais resistentes de forma que pode ser necessário aumentar as doses da toxina ou reduzir os intervalos.

Com o passar do tempo a aplicação demasiada da toxina pode acabar paralisando o músculo em que é aplicado, isso é o que os médicos chamam de insensibilidade. O músculo fica acostumado a pouca atividade criada pela toxina e não se contrai mais.

Efeito Natural e Rosto Engessado

Um dos riscos mais sérios em relação a estética é o de ficar com a expressão engessada devido ao exagero na aplicação do botox. Um desafio para quem é fã da toxina é conseguir manter a expressão natural sem que pareça que se está usando uma máscara. Existe sim o risco de ficar com o rosto paralisado se forem aplicadas doses exageradas da toxina.

Uma forma de tentar driblar esses problemas é observar as suas amigas que também são adeptas do uso da toxina, peça indicação daquelas que obtiveram um resultado mais natural. O correto é que o médico consiga deixar o seu rosto sem rugas, mas com um visual natural e uma expressão espontânea.

Corrigindo Exageros

Pode ser que depois de uma sessão de aplicação da toxina uma sobrancelha fique mais arqueada que outra ou algum ponto tenha ficado paralisado, por exemplo. Tem duas maneiras de corrigir os exageros, a primeira é esperar que o efeito do botox passe ou então utilizar algum método que ajude a descontrair o músculo. Peça indicação ao seu médico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estética

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.