Quais São os Principais Benefícios da Vitamina B5 Para a Pele

Os nosso organismo só sobrevive de forma saudável porque diariamente nos alimentamos com substâncias que são necessárias para o seu funcionamento. As vitaminas são os componentes mais importantes de todo o corpo humano.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

São elas que as responsáveis por grande parte dos mecanismos enzimáticos e reações químicas essenciais à vida. A vitamina B5, por exemplo, nos protege de diversas doenças nocivas no geral, principalmente aquelas que atingem a nossa pele. Neste artigo, nós vamos dar ênfase aos benefícios da Vitamina B5  para a nossa camada cutânea que tanto sofre durante o dia a dia. Você também vai descobrir que a ausência deste componente no nosso corpo pode ser algo catastrófico.

O Ácido Pan­totênico

A Vitamina B5 é bastante conhecida pelo seu segundo nome: ácido pan­totênico. Seus efeitos para o organismos são bastante vastos, eliminando riscos de doenças como asma, problemas cardíacos, perda de cabelo, aler­gias, stress, ansiedade e outros problemas respiratórios. Além de nos proteger quando tais enfermidades, o ácido pantotênico ou vitamina B5 pode também ajudar a aumentar a imunidade a osteoartrite sinais de envelhec­i­mento, resistência a vários tipos de infecções, o crescimento físico pertubado por certos fatores, dia­betes e doenças da pele, principalmente.

Seu principal foco de ataque são aos problemas mentais como a ansiedade e, conforme alguns estudos, pode ser uma forte arma contra a depressão. Segundo especialistas no caso: “Uma dieta reg­u­lar deve con­ter a quan­ti­dade recomen­dada de vit­a­m­ina B5 para garan­tir uma boa saúde e o bom fun­ciona­mento de cada parte do corpo. Ela exe­cuta uma grande var­iedade de funções no nosso corpo, a par­tir da pro­dução de neu­ro­trans­mis­sores no cére­bro para a fab­ri­cação de esteróides para extração de gor­duras, pro­teí­nas e out­ros nutri­entes vitais. Em pou­cas palavras, a vit­a­m­ina B5 é impor­tante para man­ter uma boa saúde.”

Imagem de Amostra do You Tube

Deficiência

A deficiência da vitamina B5 pode trazer sérias consequências ao organismo humano. Um dos principais danos atinge os pés, causando a chamada Síndrome do pé ardente: “é o sín­droma do pé ardente, em que uma pes­soa sente uma falta de sen­si­bil­i­dade nos pés, acom­pan­hada de uma sen­sação de ardor, fora isso, uma con­stante sen­sação de fadiga e fraqueza con­trola o corpo. Out­ros sin­tomas prin­ci­pais incluem insó­nias, ane­mia, vómi­tos, con­trações invol­un­tárias dos mús­cu­los e da evolução anor­mal da pele.”, explicam os especialistas.

Os Benefícios Para a Pele

Um dos pontos mais importantes da Vitamina B5 é que ela é essencial para ter uma pele saudável. Ela também evita que o envelhecimento capilar ocorra, bem como o aparecimento dos primeiros sinais de velhice na pele também: “Um estudo sobre as doenças de pele de 2002 revelou que o uso tópico da vitamina B5 combate o envelhecimento e a acne, melhora a hidratação da pele, mantém a sua elasticidade e aumenta a sua suavidade” dizem os médicos. Outras pesquisas também já confirmaram que a Vitamina B5 tem propriedades anti-inflamatórias: “Com isso, essa substancia se torna útil no tratamento da descamação da pele, aspereza e ressecamento.”

Tratamento da Acne

A acne é uma inflamação que aparece por debaixo da camada cutânea, causada pela oleosidade da pele. A vitamina B5 é muito indicada no tratamento das tão temidas espinhas e para cravos também: “A vitamina B5 pode ser útil no tratamento da acne, queimaduras suaves e irritação, e para acelerar a cicatrização da pele.”. Lembrando que a substancia é solúvel em água e por isso, para o tratamento contra acne é indicado aluns cremes a base da vitamina que saem facilmente no banho.

Tipos

Como medicamente, a Vitamina B% pode ser ingerida como suplemento, na forma de cremes tópicos ou até mesmo injetada: “O dexpantenol é o nome genérico para as formas tópica e injetáveis da vitamina B5.” aconselham os doutores especialistas no caso.

Saiba Onde Encontrar

Saiba Onde Encontrar

Como Usar?

A forma tópica da vitamina B% pode ser aplicada de uma a duas vezes por dia no rosto ou em outros lugares como couro cabeludo: “podem usar cinco miligramas de vitamina B5 por dia. Gestantes ou mulheres que estejam amamentando podem tomar seis ou sete miligramas por dia.”

Contra Indicações

No uso geral da Vitamina no corpo, nem tudo são flores. A vitamina B5 ingerida em doses elevadas e de forma exagerada pode trazer alguns sintomas bem incômodos como náuseas, diarréia ou azia. A forma tópica da vitamina também pode desencadear reações alérgicas dependendo do paciente. Segundo médicos, esta forma de aplicação pode causar irritação, eczema ou dermatite de contato. Portanto, sempre procure um especialista antes de utilizar a Vitamina seja de quer forma for.

Imagem de Amostra do You Tube

Fontes

A vitamina B5 pode ser encontrada em diversos alimentos: “cogume­los, bró­co­los, repolho, legumes, salmão e couve contém bastante vitamina B5. Exis­tem out­ras fontes impor­tantes para esta vit­a­m­ina solúvel em água, incluindo ali­men­tos como ovos, peixe e lev­e­dura de cerveja, nozes, leite e pro­du­tos lácteos como o queijo. Você tam­bém pode encon­trar no trigo, amen­doim, soja, melaço e couve uma boa quan­ti­dade deste nutriente”informam os médicos.

Outros Benefícios

A vitamina B5 pode trazer outros benefícios para o organismo. Confira abaixo quais são os principais deles:

1. Imunidade: Por ser solúvel em água, a vitamina B5 pode ser uma boa aliada no que diz respeito a imunidade humana: “Como a vit­a­m­ina B5 faz parte do grupo de vit­a­m­i­nas solúveis em água, não adi­ciona qual­quer tipo de sub­stân­cia tóx­ica no corpo humano e, por­tanto, prova ser bené­fica para as pes­soas de difer­entes faixas etárias e sexos.”

2. Colesterol: Por ser um forte escudo contra doenças cardíacas, a vitamina B5 pode ajudar a diminuir ou controlar os níveis de colesterol no corpo: “vit­a­m­ina B5 tem um reg­isto impres­sio­n­ante no quese ref­ere a man­ter o coração nas condições nor­mais de fun­ciona­mento. Ela reg­ula o nível de coles­terol e tam­bém ajuda no con­trolo da ten­são arterial.”

3. Para atletas: A vitamina B5 pode melhorar a resistência humana: “ A vit­a­m­ina B5 ajuda a reduzir a fadiga e o cansaço cor­po­ral colo­cando o fun­ciona­mento cor­reto do corpo. Isto sig­nifica que esta vit­a­m­ina é capaz de con­struir a resistên­cia do corpo humano para um bom desem­penho em várias tare­fas. Este é um bene­fí­cio impor­tante desta vit­a­m­ina, espe­cial­mente do ponto de vista de profis­sion­ais como atletas.”

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>