Inimigos da Pele: Aprenda a Cuidar do seu Corpo

Pele bonita é sinônimo de cuidados diários. Para ter um rosto e corpo com boa aparência é preciso cuidar de todos os detalhes e não apenas da maquiagem e cabelo. Neste sentido, a pele deve estar em sua lista de prioridades. Não adianta ter um belo cabelo com a pele mal cuidada, não é mesmo? Com certeza vai fazer toda a diferença no visual.

Um dos primeiros passos para cuidar da pele é saber quem são seus inimigos. E não são poucos os inimigos de uma boa beleza, viu? Diversos agentes que fazem parte da sua rotina diária podem causar mau a pele que ignoramos. Conheça alguns a seguir e saiba como evitar seus danos.

Fique Atenta

Fique Atenta

Má Alimentação

Uma alimentação errada gera problemas de saúde, aumento de peso e também problemas na pele. A falta de vitaminas essenciais vai deixar a pele ressecada, com manchas e com rachaduras. Os principais agentes para ajudar a beleza corporal são as frutas e verduras, itens da alimentação ricos em proteínas, vitaminas e componentes para ajudar na beleza do corpo.

Devem fazer parte da sua dieta tradicional diária e lanches muitas frutas e verduras, que são ricos em vitaminas e proteínas boas para a pele. A mais conhecida e de extrema importância é a vitamina E, com potencial para deixar o cabelo mais sedoso, a pele mais hidratada e evitar rachaduras. São alimentos ricos em vitaminas E: os grãos, as frutas verdes, as verduras e legumes e cereais.

Se sua pele anda com rachaduras, extremamente seca e sem vida, pode ser necessário fazer uma boa regulagem na alimentação. Não será trabalhoso: basta incluir frutas e grãos em seus lanches. Barras de cereais também podem ajudar no seu caso, desde que possuam uma base natural. Sucos são uma boa ideia e bem mais apreciados para quem não sente prazer em comer frutos da natureza. Caso não curta tais itens, uma boa pedida pode ser pedir a um nutricionista que receite um complexo vitamínico para ajudar na sua nutrição.

O Sol

Precisamos do sol para produzir mais melanina na pele, para nutrir o corpo mas seu excesso é extremamente nocivo à beleza da pele. O sol considerado positivo para a pele vai das 6h às 10h da manhã e das 14h as 16h da tarde. Neste período os raios UVA e UVB são mais fracos e agem nutrindo o corpo, e não queimando e marcando.

Aos adeptos de sol e praia constante o seu melhor amigo deve ser o protetor solar. Mantenha o produto sempre na bolsa e passe na pele a cada duas horas. Mesmo as embalagens informando uma duração de mais de seis horas, o período de tal produto sempre é duas horas. Após este período faça uma longa aplicação na pele para manter o corpo protegido, principalmente na região do rosto.

Os fatores do protetor solar devem ser respeitados para cada tipo de pele. Recomenda-se usar fator 50 para crianças e pessoas com pele muito clara e albinos, 30 para pele morena clara e branca com pigmentos escuros e 15 para a pele negra. Fator menor que estes acima vão proteger mas de forma mínima, podendo ainda causar manchas na pele.

no images were found

Perfume e Sol: Uma Combinação Perigosa Para a Pele

Na balada e no dia a dia o perfume pode ser seu melhor amigo, mas em contato com o sol pode ser seu pior pesadelo. O álcool contido no produto em contato com a pele e em combinação com o sol pode causar manchas permanentes. Para evitar tamanho dano, quando for à praia ou piscina não use perfume. Se for a algum local caminhando ao sol aplique o produto na roupa para evitar o contato direto com a pele.

Perfume e Sol

Perfume e Sol

Maquiagem Vencida ou de Má Qualidade

Muitas das fãs de uma boa maleta de maquiagem já tiveram problemas com produtos considerados ‘bacanas’ por amigas. São embalagens lindas e cores belas, mas de péssima qualidade. Ao aplicar podem surgir manchas, coceira e até marcas permanentes na pele. Os mais vilões neste sentido são as imitações de marcas de maquiagem profissional.

A melhor maneira de evitar tais danos é se informando um pouco mais da procedência do produto o qual está comprando. Procure marcas conhecidas e caso queira experimentar algo novo, teste primeiro na mão ou no pulso. Aguarde dois dias para poder aplicar a maquiagem de fato no rosto e assim evitar problemas. Caso sinta alguma irritação, descarte a marca.

A melhor pedida é fazer a aquisição de produtos hipoalergênicos, voltados a quem possui alergia na pele. Eles diminuem o risco de danos à pele e podem ser o melhor para quem ainda não possui uma marca de maquiagem específica. É uma boa pedida para quem deseja diminuir os ricos de dano à pele sem abrir mão do ato de sair maquiada de casa.

Outra dica é quanto à validade dos produtos de sua maquiagem. Muita gente joga a caixinha fora. Caso este seja seu costume para economizar espaço na maleta de maquiagem, anote a data no produto com caneta permanente. Maquiagem vencida pode fazer um mau extremo à pele. Nos produtos há substâncias químicas com vida útil determinada e depois do prazo, elas não apenas perdem a sua potência como podem causar problemas à pele. O mesmo conselho vale para hidratantes, sabonetes e produtos aplicados diretamente na pele.

Problemas Hormonais

Pele seca, rachaduras e pele flácida são associados à problemas hormonais. Caso estes sinais estejam presentes na sua pele e você use bons produtos, o melhor é procurar um profissional. Você pode estar com disfunção hormonal, causada por diversos motivos. Uma boa dica pode ser procura um clínico geral para fazer a cobrança de exames de taxas hormonais. Esta glândula é responsável pela fabricação de hormônios importantes tanto para o homem como para a mulher e quando está funcionando de forma não adequada, pode deixar seus sinais na pele.

Tanto o excesso como a falta de hormônios no corpo pode deixar sinais na pele. Doenças sérias como câncer de pele também costumam deixar seus sinais. O melhor é sempre procurar um médico para uma visita mensal e fazer a regulagem dos seus exames, procurando sinais de doenças ao menos uma vez ao ano. Prevenir é sempre melhor que remediar. Algumas doenças quando identificadas no início possuem 100% de chance de cura, até mesmo os cânceres mais sérios.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.