Dicas de Tatuagens

A tatuagem é uma ferida feita profundamente em sua pele, que é preenchida com tinta. É feita através de uma perfuração na pele com uma agulha e injetando a tinta na área, geralmente criando algum tipo de desenho.

O que faz tatuagens serem eternas é que elas são bastante profundas, a tinta não é injetada na epiderme, a camada superior da pele, em vez disso, a tinta é injetada na derme, que é o mais profundo, a segunda camada da pele. As células da derme são muito estáveis, portanto, a tatuagem é praticamente permanente.

As tatuagens costumavam ser feitas manualmente, isto é, o tatuador perfurava a pele com uma agulha e injetava a tinta usando as mãos. Embora esse processo ainda seja usado em algumas partes do mundo, atualmente a maioria das lojas de tatuagens usa uma máquina própria para tatuagem.

Tatuagem

Tatuagem

Uma máquina de tatuagem é um instrumento de mão elétrico que utiliza um sistema de tubos e agulhas. De um lado está uma agulha esterilizada, que está ligada aos tubos que contêm tinta. Um interruptor de pé é usado para ligar a máquina, que move a agulha para dentro e para fora ao conduzir a tinta sobre cerca de 3 milímetros da pele.

A maioria dos tatuadores sabe direcionar a agulha na pele profundamente, mas não vai fundo o suficiente, afinal ir muito fundo pode causar sangramento e uma dor intensa. Fazer uma tatuagem pode demorar várias horas, dependendo do tamanho e do desenho escolhido.

Se você está pensando em fazer uma tatuagem, saiba que é algo que terá que pensar muito, pois além de ser um desenho que ficará para sempre na sua pele, tem também o fato de que o tatuador estará lidando com a sua pele, fazendo uma ferida nela, e por isso o processo deve ser realizado com todo o cuidado e higiene. Todo o cuidado deve ser tomado para que o que era para ser um adorno em seu corpo não traga infecções e doenças.

Antes de fazer uma tatuagem não se esqueça de verificar se você está em dia com suas imunizações, especialmente a hepatite e o tétano. Depois que a tatuagem for feita, esteja sempre atento a alterações estranhas na pele, como sinais de infecção, vermelhidão ou sensibilidade excessiva próxima ao local, sangramento prolongado, pus e alterações na cor da pele ao redor da tatuagem.

Se você tem um problema médico, como uma doença cardíaca, alergias, diabetes, doenças de pele, uma condição que afeta o sistema imunológico, infecções, ou se você estiver grávida, pergunte ao seu médico se há qualquer preocupação especial que você deve ter  de antemão. Além disso, se você está propenso a ter quelóides, um crescimento excessivo de tecido cicatricial na área da ferida, é provavelmente melhor evitar fazer uma tatuagem.

Como Surgiram as Tatuagens

Surgimento das Tatuagens

Surgimento das Tatuagens

A tatuagem não é algo que surgiu recentemente, ela já existia desde os tempos antigos. Antes de surgir a música, a arquitetura e a moda, elas adornavam seus corpos com desenhos. A arte da tatuagem faz parte da cultura mundial e acabou sendo difundida em todo o mundo.

Durante escavações arqueológicas foram encontrados corpos mumificados de homens tatuados da Era do Bronze. Nessa época as tatuagens eram usadas para mostrar status social, os guerreiros pintavam seus corpos com cenas de caça, os líderes da tribo tinham seus corpos marcados com alguns símbolos de poder, ou para mostrar que pertenciam a uma determinada tribo.

A antiga tradição de tatuagens também é observada na China, onde a tatuagem foi uma das Cinco Punições Clássicas. Quando alguém cometia um crime recebia uma tatuagem na testa que era uma linha horizontal, a cada crime uma nova linha era desenhada.

No Japão, a arte da tatuagem antiga é chamada de “iredzumi.” As primeiras tatuagens foram utilizadas como parte de um ritual, elas ajudavam a distinguir as classes sociais das pessoas e, a partir do século 17 se transformou em um mero meio de decoração. Os japoneses conservadores conseguiram contornar várias proibições, com a ajuda de tatuagens. Por exemplo, não era permitido que as gueixas mostrassem seus corpos nus, e as tatuagens eram uma forma de imitar a roupa quando não estavam usando nada.

A História das Máquinas de Tatuagem

Hoje, milhões de pessoas decidem decorar seus corpos com tatuagens de diversos modelos e diferentes. Alguns pagam muito dinheiro para fazer o procedimento com os melhores tatuadores, outros procuram profissionais menos conhecidos para ter a certeza de que suas tatuagens serão únicas. Mas além de ser necessário um bom artista para fazer o desenho, é também necessária uma boa máquina.

Máquina de Tatuagem Rotor

Máquina de Tatuagem Rotor

A história da máquina de tatuagem é muito interessante. O tatuador de Nova York Samuel O’Rihley inventou máquina de tatuagem elétrica em 1891. Antes todos faziam as tatuagens à mão, que era um procedimento muito lento e doloroso. Mas a demanda crescente da tatuagem fez com que as pessoas descobrissem métodos mais eficientes e rápidos.

Depois que O’Rihley encontrou um equipamento chamado “caneta elétrica” usada para copiar documento e que foi inventada em 1876 por Thomas Addison, ele teve a ideia de criar algo parecido, mas para fazer tatuagens. O mecanismo da tal caneta elétrica não trabalhava na base dos movimentos de translação, o motor apenas empurrava a agulha. A máquina de pintura não perfurava o papel. Então, O’Rihley promoveu a construção da máquina com tanque de tinta e em 1891 ele registrou a patente. Foi assim que a história da máquina de tatuagem começou.

Desenho Máquina de Tatuar

Desenho Máquina de Tatuar

Depois de muitos anos se passarem, as máquinas de tatuagem não mudaram tanto. A única coisa que aconteceu é que elas foram atualizadas tecnicamente: por exemplo, agora algumas máquinas têm detalhes de metais preciosos, como ouro, prata e platina.

As máquinas de tatuagem são distinguidas de acordo com a sua estrutura, energia, vibração, nível de ruído, amplitude do trabalho da agulha, a qualidade da agulha e assim por diante. As máquinas de tatuagem hoje podem ser divididas em três grupos principais: máquinas de rotor, indução e as modernas.

As máquinas do tipo rotor são equipadas com motores silenciosos que praticamente não têm nenhuma vibração, elas são muito potentes. Estas máquinas são ideais para iniciantes.

Máquina de Tatuar Moderna

Máquina de Tatuar Moderna

As máquinas de indução são tradicionais e ideais para tatuadores profissionais e mais experientes. Ela permite que ele faça todas as operações, como as linhas de sombra, e trabalhar com a pele mais grossa.

As máquinas de tatuagem modernas fazem movimentos contrários, mas não têm vibração, a agulha trabalha diretamente. Como resultado, não há dor e a pele é menos danificada. Estas máquinas têm agulhas especiais que são suaves e finas. Elas são ideais para a maquiagem definitiva na sobrancelha.

Perguntas Frequentes Sobre Tatuagens

Tatuagens são seguras?

Sim, contanto que você vá a um tatuador de renome, que siga todas as precauções de segurança recomendadas. 

Dói?

Dor na Hora da Tatuagem

Dor na Hora da Tatuagem

A dor é muito relativa, afinal as pessoas têm uma tolerância diferente à dor. Claro que dizer que não se sente nenhuma dor ao ter a pele tatuada pode ser um exagero, ou até mesmo uma mentira. Contudo, algumas pessoas sentem mais dor do que as outras. Alguns comparam a uma “sensação de uma coceira”, já outras comparam a dores mais intensas, como a de uma cirurgia, por exemplo.

Posso usar algum tipo de creme anestesiante?

Esse tipo de produto não é recomendado. O motivo é o de que o creme quando aplicado na pele precisa de uma espera de 30 minutos para começar a agir, e depois disso, dura de 30 a 45 minutos. Como uma tatuagem de tamanho médio leva cerca de duas horas para ficar pronta, não é viável o usa desse tipo de produto.

Quais são os riscos de se fazer uma tatuagem?

Se você decidir fazer uma tatuagem, é provável que tudo vá correr como o planejado, mas isso se as medidas de desinfecção e esterilização  forem seguidas, há algumas coisas que você precisa estar ciente de que pode dar errado. Se você fizer sua tatuagem na casa do tatuador ou em um o estúdio que não siga as precauções devidas, você estará se colocando em risco de contrair infecções virais, como: hepatite, infecções bacterianas da pele, dermatite ou mesmo doenças ainda mais graves como é o caso da AIDS.

É possível remover uma tatuagem?

Remoção à Laser

Remoção à Laser

No passado, a remoção de tatuagem exigia uma cirurgia, mas agora existem vários outros métodos que podem ser usados. Um método comum é a remoção a laser. Algumas lojas também oferecem tatuagem o serviço de remoção de tatuagem, mas é melhor que todo o procedimento seja feito por um médico. Antes de você ir a qualquer lugar para começar a remover sua tatuagem, consulte o seu médico para encontrar um especialista em remoção a laser. Contudo, embora o procedimento seja chamado de remoção de tatuagem, removê-la completamente pode ser difícil dependendo de quantos anos a tatuagem tem, quão grande ela é e os tipos e cores de tintas que foram usadas.

Qual é a melhor época do ano para fazer uma tatuagem?

Vantagem de Fazer Tatuagem no Inverno

Vantagem de Fazer Tatuagem no Inverno

Embora você possa fazer uma tatuagem em qualquer época do ano, sua pele fica muito mais sensível durante o verão, por causa do bronzeamento causado pelo sol excessivo. A estação do inverno é realmente a melhor época para fazer uma tatuagem, mas nada impede que também seja realizada no verão.

Há algum problema em fazer uma tatuagem, se eu estou doente?

Fazer uma tatuagem quando seu sistema imunológico não está a 100% não é uma boa ideia. Você vai precisar da força de suas células brancas do sangue para curar a sua tatuagem, algo que seu corpo não será capaz de fazer se ele já estiver em uma batalha contra vírus e bactérias. Sem mencionar o fato de que você estará muito mais susceptível a adquirir outra doença em um estúdio de tatuagem e também correndo o risco de passar os germes para os outros, principalmente para o tatuador.

Meu amigo decidiu se tornar um tatuador, acabou de comprar um kit de tatuagem e quer praticar em mim. Devo permitir?

Fazer Uma Tatuagem

Fazer Uma Tatuagem

Absolutamente não! Seu amigo poderia estar colocando você em risco, estupidamente tentando aprender isso em casa. Diga a ele que é necessário ter um bom aprendizado antes de tatuar uma pele, peça para se informar quanto a cursos, tanto para aprender a tatuar, quanto para ter as noções de higiene.

Quanto é o preço médio de uma tatuagem?

Quando se trata de tatuagens, você deve saber que o preço irá variar de acordo com o tamanho do desenho e o estúdio onde você irá fazer. Essa variação de preço acontece porque há muita gente que usa tintas baratas, e você, pensando que está fazendo um bom negócio optando por um serviço barato nem imagina o mal que está causando para sua pele. Olhe para a qualidade, se você está mesmo disposto a fazer uma tatuagem de forma segura.

Onde posso encontrar fotos de tatuagens e escolher meu desenho?

Se você deseja fazer uma tatuagem, significa que quer expressar a sua individualidade, e por que você escolheria um desenho igual de alguém? Claro que o desenho de uma tatuagem é algo bastante pessoal, e fica a critério da pessoa, mas pense no quanto seria legal ter algo exclusivo. Experimente procurar fotos dos objetos que deseja, se for um animal, uma paisagem, uma pessoa, etc. Leve a foto e peça para o seu tatuador criar um desenho especialmente para você.

Antes de Fazer a Tatuagem: Manter a Calma é Essencial!

Manter a Calma

Manter a Calma

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer antes de uma tatuagem é procurar por muitos estúdios, pesquisar bastante sobre o trabalho de cada tatuador, e conversar com pessoas que foram tatuadas nos locais. Muitas pessoas simplesmente decidem por um capricho que querem fazer uma tatuagem, e entram no estúdio mais próximo sem pensar muito sobre o que estão fazendo. Alguns têm a sorte e ir embora com uma tatuagem bonita, mas outros não. Aqui estão algumas coisas para ajudá-lo na sua decisão, e para se certificar de que você terá uma tatuagem da qual você vai se orgulhar.

Primeiramente, lembre-se que tudo tem o seu tempo. Todos sabem que fazer uma tatuagem nova é emocionante, e quando você finalmente decide isso é porque você quer mesmo, e é difícil esperar. Mas isso não é algo para ser feito apressadamente. Se você realmente quer ter uma tatuagem que seja como você imagina, é necessário ter muita calma. Portanto, relaxe, e não fique com pressa para se decidir quanto a nada.

Desespero na Tatuagem

Desespero na Tatuagem

Visite o maior número de estúdios de tatuagem da sua cidade, examine o trabalho de cada um, você não precisa ser um artista para ser capaz de dizer se a qualidade artística de um trabalho é boa ou ruim. Se você tiver a chance de ver fotos na do trabalho de um artista, ou ver um exemplo vivo, realmente olhe atentamente para os detalhes. É fácil ser seduzido por belas fotos, portanto, não fique preso nessa armadilha, e lhe atentamente todo o contorno e preenchimento do desenho. Eles devem ser lisos, e nunca irregulares ou instáveis. As cores devem ser bem vivas e preencher completamente o desenho. Os círculos, se houverem, deverão ser parecidos com círculos, não ovais.

Seus amigos que têm tatuagem podem ser um excelente recurso para você, afinal se eles tiveram uma boa experiência, provavelmente irão recomendar o seu tatuador. E se eles tiveram uma experiência ruim, tenho certeza que eles vão te avisar para não cometer o mesmo erro! Se não tiver amigos tatuados, apele para pessoas que você ver na rua com tatuagens bonitas, não tenha medo de perguntar onde eles fizeram o desenho! A maioria das pessoas adora falar sobre suas tatuagens.

Procedimento, Cuidados e Remoção da Tatuagem

Tipos de Tatuagens

Como sabemos, as tatuagens são feitas em praticamente todo o mundo em uma grande infinidade de desenhos. Por causa dessa grande variedade muitas pessoas acabam tendo dificuldades em escolher um desenho que lhe agrade.

São anjos, animais, corações, frases, orações, pessoas, personagens famosos, paisagens, imagens de santos, nomes e etc. Não há limites na hora de escolher o desenho, pois se você for a um bom tatuador, ela saberá desenhar todos os tipos de imagens.

Tipos de Tatuagens

Tipos de Tatuagens

Para ajudá-lo a escolher um desenho que tenha a ver com a sua personalidade e estilo, preparamos informações sobre vários modelos, o que certamente irá facilitar a sua escolha, seja você homem ou mulher e esteja em busca de um desenho mais discreto ou mais chamativo.

Citações Sobre Tatuagens

Citações Sobre Tatuagens

Citações Sobre Tatuagens

As tatuagens são sempre alvo de muitas discussões, o que faz com que muitos expressem suas opiniões sobre o assunto, confira a seguir algumas frases que pessoas bastante conhecidas disseram a respeito da arte de tatuar o corpo. Algumas interessantes, outras curiosas e até mesmo engraçadas. Confira!

“O mundo está dividido em dois tipos de pessoas: aqueles que têm tatuagens, e aqueles que têm medo de pessoas tatuadas.” (Autor Desconhecido)

“A tatuagem atrai e repele, precisamente porque também é diferente.” “Para os ocidentais, a tatuagem sempre foi uma metáfora da diferença.” (Margo DeMello, autor do livroBodies of Inscription: A Cultural History of the Modern Tattoo Community”)

“Mostre-me um homem com uma tatuagem e eu lhe mostrarei um homem com um passado interessante.” (Jack London)

“Mulheres, não façam uma tatuagem. Essa borboleta parece bonita em seu peito quando você tem vinte ou trinta, mas quando você chegar aos setenta, ela irá se transformar em um condor.” (Billy Elmer)

“Eu sempre procuro uma mulher que tenha uma tatuagem. Eu vejo uma mulher com uma tatuagem, e penso: Ok, aqui está uma garota que é capaz de tomar uma decisão que ela irá se arrepender no futuro.” (Richard Jeni)

“Seu corpo é um templo, mas quanto tempo você pode viver na mesma casa antes de redecorá-la?” (Autor Desconhecido)

 A Visão dos Psicólogos Sobre a Tatuagem

Muito tem sido dito sobre a influência das tatuagens nas atitudes das pessoas, nas opiniões e na autoestima. Hoje, a popularidade da arte corporal cresce por causa de vários fatores, um deles se deve ao fato de que muitas celebridades tendem a ter uma, duas ou mais tatuagens em seus corpos, e por isso muitas pessoas desejam imitá-los.

Enquanto isso muitos psicólogos americanos estão afirmando que as tatuagens podem ser um sinal de baixa autoestima. Para provar tal afirmação, pediram que as pessoas que possuem tatuagem dissessem o motivo que as levou a ter um desenho em seu corpo. As respostas foram bastante variadas, mas quatro delas chamaram mais a atenção: A tatuagem era em sinal de protesto e rebelião; Através dela é possível identificar que a pessoas pertence a um determinado grupo; Foi feita por uma razão estética; E por fim, que feita durante um grande estresse emocional.

Psicólogos Sobre a Tatuagem

Psicólogos Sobre a Tatuagem

Segundo os psicólogos, os que tinham três ou mais tatuagens tinha, uma baixa autoestima, independentemente das razões que eles deram ao responder o questionário. Em seguida na lista estão aqueles que tinham feito a tatuagem em protesto ou a fim de salientar que pertence a um determinado grupo. E por último estão as pessoas que tinham feito uma tatuagem por motivos estéticos.

Claro que essa é a opinião de alguns psicólogos, e pode ser que estejam certos, mas também podem estar equivocados. A verdade é que muitas vezes uma tatuagem pode até ajudar a melhorar a autoestima das pessoas, como no caso de tatuagens discretas e delicadas para mulheres, e até mesmo das maquiagens definitivas que são também uma espécie de tatuagem.

Últimos Conselhos e Cuidados

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre o procedimento de fazer uma tatuagem, os cuidados a serem tomados tanto antes quanto depois que ela foi feita, temos as últimas informações que uma pessoa deve ter antes de ir até um estúdio para ter sua pele tatuada.

Fotos Estudio

Fotos Estudio

Em primeiro lugar peça para ver fotos das tatuagens que o profissional já fez, geralmente eles costumam manter fotografias expostas pelo estúdio, para que todos vejam o seu trabalho.

Peça ao tatuador que lhe mostre a autoclave onde esteriliza os instrumentos que usa. Uma autoclave é um aparelho utilizado principalmente no campo da medicina para esterilizar instrumentos médicos. Uma autoclave deve manter uma temperatura de pelo menos 246 graus por 30 minutos para esterilizar completamente o equipamento. Existem dois tipos principais de esterilizadores autoclave, à vapor e produtos químicos. A maioria dos dentistas usam os aparelhos químicos, mas os de vapor são realmente os únicos aceitáveis nos estúdios de tatuagem.

Observar Higiene do Tatuador

Observar Higiene do Tatuador

Observe se o tatuador está usando as luvas devidamente antes de começar o procedimento. As luvas de látex devem ser sempre utilizadas. Outro ponto importante também é o de que as luvas devem se encaixar corretamente nas mãos do profissional. Se elas forem muito grandes ou muito pequenas, o artista corre o risco de que as luvas se furem ou rasguem, o que traria riscos de contaminação.

Pergunte se o tatuador é vacinado contra a Hepatite B, isso está se tornando cada vez mais importantes, pois as doenças e infecções estão se espalhando mais rapidamente a cada dia. Infelizmente, a vacinação não é um cuidado que todos se preocupem ainda, muitos estúdios ainda não praticam esta medida de segurança. Contudo, isso não significa necessariamente que eles não sejam seguros, se não forem vacinados, tenha a certeza de que eles estão seguindo todas as medidas de segurança para evitar qualquer tipo de contaminação.

Certifique-se que depois de fazer sua tatuagem o profissional irá jogar fora a tinta, pomada, água e tudo o que sobrar, de forma alguma esse material pode ser aproveitado. O artista deve estar usando copos minúsculos chamados “limites de tinta” para colocar apenas o suficiente para a sua tatuagem, e tudo o mais que usar deve ser jogado fora. O mesmo vale para a água e pomadas.  Muitos artistas costumam usar desodorante para criar uma impressão mais escura da cópia de transferência na pele antes de começar a tatuar. Este é um método muito eficaz, mas o artista nunca deve usar o desodorante diretamente sobre a pele, afinal ele foi usado também sobre a pele de outros clientes.

Agulhas Para Tatuagem

Agulhas Para Tatuagem

As agulhas são outro ponto de extrema importância, o tatuador deve retirá-las da embalagem na frente da pessoa que será tatuada, para que esta tenha a certeza de que se trata de uma peça esterilizada e de uso único. Além disso, agulhas novas possuem uma cor prata brilhante, não possuem manchas de tinta e outras marcas.

Esperamos que com as informações deste guia você tenha sanado suas dúvidas, e que possa tomar um decisão mais consciente em fazer ou não uma tatuagem, tendo sempre em mente que por se tratar de algo definitivo deve ser muito bem pensado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>