Cuidados Para Prevenir as Manchas nas Axilas

As axilas quase sempre são esquecidas, pois estão sempre escondidas pelas roupas. Ninguém se ocupa em saber se elas com a coloração desejada, e hidratadas adequadamente, somente a pele do restante do corpo leva a atenção, menos as axilas.

Além disso, somente depois de muito tempo é que se observa se a depilação já está vencida, ou ainda se a pele no local está escurecida. Mas, é só descuidar-se por um minuto que a axila já está à mostra.

http://www.youtube.com/watch?v=MXFIUiqOBlY

Por se tratar de uma parte do corpo que é considerada como área de dobra, as axilas ficam escondidas e nelas retém micro-organismos e o suor, deixando-as bastante sensíveis e, por isso, acabam sendo um ambiente bastante propício para o desenvolvimento de bactérias e fungos.

A Depilação

Durante a depilação, seja ela com cera ou até mesmo com lâmina, podem ocasionar pequenos traumas e isso não ocorre somente em razão da depilação, decorrendo ainda do atrito da pele com o tecido das roupas. Estes fatos são os maiores da pigmentação exagerada da axila com o passar do tempo, culminando com diversas manchas.

no images were found

Para saber com certeza quais os maiores vilões da coloração escurecida das axilas, além de como se prevenir das mesmas, siga o texto logo abaixo:

Dicas Para Prevenir a cor Escura nas Axilas

1-Cuidados com a Higiene Pessoal:

Segundo especialistas, uma higiene adequada das axilas é de grande importância para que a mesma se mantenha com a coloração original. Para isso, o melhor é que seja usada na limpeza os sabonetes que contenham triclosano em sua composição, pois o mesmo tem a capacidade de fazer a remoção de bactérias.

Esses micro-organismos que atacam as axilas deixam a pele do local bem mais sensível, por isso, mais propensa ao surgimento de áreas manchadas. Caso o suor do lugar esteja em excesso, o melhor é fazer a higiene das axilas até três vezes ao dia usando o sabonete.

2-O Uso do Desodorante Certo

Sempre que for comprar um desodorante para o uso diário, opte por aqueles que possuam álcool em sua composição, pois ele pode vir a traumatizar e irritar a pele, deixando-a mais predisposta ao aparecimento de manchas. Conforme os especialistas, ainda deve-se evitar os desodorantes sob a forma de sprays, já que eles, geralmente têm alumínio, sendo que esta substância está frequentemente ligada ao surgimento de vários problemas de saúde, mesmo que isso ainda não tenha comprovações científicas bastante aprofundadas.

3-Qual o Melhor Tipo de Desodorante

Saiba quais os prós e contras dos diversos tipos de desodorantes:

Aerossol: quem tem a pele da axila mais sensível deve passar longe desses tipos de desodorantes, pois eles podem irritar mais a pele, já que os contém talco em micropartículas em sua composição. Além disso, seu jato seco causa o entupimento das glândulas, podendo levar a um quadro inflamatório.

– Cremoso: essa forma de produto é a mais recomendada para as peles muito sensíveis e ainda para homens e mulheres que faz a depilação usando lâmina de barbear. Sua composição costuma conter substâncias hidratantes e hipoalergênicas. A desvantagem do produto reside no fato de que, caso a mão da pessoa esteja contaminada, pode carregar para as axilas micro-organismos e ainda levá-los ao pote do produto.

-Roll-on: para esse produto cumprir com seu efeito, as axilas devem estar sempre muito bem limpas, senão ainda poderá ocasionar danos diversos à pele. Sobre suas vantagens podemos ressaltar que o produto forma uma protetora maior na axila e possui uma duração maior em seu efeito.

-Spray: quase todos os produtos que usam essa forma, sempre possuem álcool em sua composição, então, fica descartada sua utilização em peles sensíveis.

no images were found

A Importância da Hidratação

Bem sabemos que a hidratação é de grande importância em qualquer área do corpo e fundamental às axilas, pois as mesmas têm tendência a ressecar-se com maior facilidade. De acordo com especialistas, as axilas devem ser hidratadas ao menos duas vezes ao dia, logo após de feita a higienização usando um creme para o corpo.

Outra opção é fazer uso de desodorante que possuam hidratantes em suas fórmulas, como é o caso dos produtos em creme.

A Esfoliação

Apesar de quase ninguém fazer isso, como vimos as axilas precisam de cuidados especiais, por isso, todas as vezes que for fazer a esfoliação corporal, aproveite e faça o mesmo tratamento nas axilas. A limpeza local da axila, realizada através da esfoliação da pele pode ser feita, no máximo, apenas duas vezes durante a semana, usando sempre produtos esfoliantes próprios para o corpo, agindo com bastante suavidade, pois a pele da região é bastante sensível.

O ato de se realizar a esfoliação colabora para que haja uma renovação celular e também aconteça a prevenção de manchas e dos desagradáveis pelos encravados.

Roupas que Maltratam as Axilas

O contato diário de tecidos artificiais através de roupas mais apertadas, pode interferir na saúde das axilas, mas para que isso aconteça, essas peças devem ser usadas habitualmente. Portanto, se for usar uma roupa de tecido mais grosso e justo somente de vez em quando, não haverá problema.

Ainda assim, procure usar roupas com tecidos mais leves, e menos justas ao corpo, cujas costuras não estejam em constante atrito com as axilas.

A Depilação Correta

Não importa qual seja o método de depilação que você costuma fazer, a pele geralmente fica irritada com a retirada dos pelos. O dermatologista Claudio Mutti explica que a lâmina e as loções depilatórias são os métodos que mais comprometem a pele das axilas. O método recomendado pelo especialista para quem tem axilas escuras é a depilação a laser.     “Ela reduz uma grande quantidade de pelos em cerca de cinco sessões, reduzindo a necessidade de uso de outros métodos depilatórios”.

Procure Evitar o Excesso de Peso

Por mais que pensemos que esse fator não faz diferença nas axilas, faz! O sobrepeso ou a obesidade são uns dos fatores de escurecimento das axilas. A gordura localizada nos braços faz com que haja um atrito maior nas axilas, causando um traumatismo constante. Isso não ocorrer somente nas axilas, mas em todas as regiões onde há dobras, fazendo com que a pele do local se torne mais escura que as demais.

Além disso, a retenção excessiva do suor traz maiores complicações ao caso, aumentando a coloração indesejada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.