Cuidados Essenciais Para Uma Pele Saudável

Nossa pele precisa de uma grande dose de proteção e ainda de cuidados importantes, entretanto, vamos deixando de lado, e acabamos nos encaminhando para o natural envelhecimento, mas qual a vantagem que levamos em contribuir para que envelheçamos precocemente? Nenhuma!

Mas não vale apenas usar o velho hidratante de todo o dia que costumamos passar à noite, que praticamente jogado no rosto, sem nenhum cuidado maior. Para ficar com a pele saudável não precisa um esforço grande, já que a pele precisa basicamente de uma dose de limpeza, outra de hidratação, acompanhada de uma proteção solar, seguida de atenção redobrada para a área do pescoço e dos olhos.

Hidratar a pele e limpar é tão fundamental quanto tomar banho diariamente, como trocar a roupa todos os dias, lavar os cabelos. Ter um bom cuidado com a pele deve se tornar um costume essencial para todas as pessoas, em qualquer idade. 

A Limpeza de Pele

O correto é que faça a limpeza da pele ao menos a cada 15 dias com a finalidade de remover as impurezas presas à pele. Fazer uma consulta com um especialista para entender qual é o seu tipo de pele e ainda qual o melhor cosmético para se usar, já que muitos deles podem ter substâncias que possam promover a irritação da pele. Pensando nisso, é muito perigoso usar o mesmo cosmético que a amiga usa, já que aquilo que faz bem para a pele dela pode não fazer para a sua.

É preciso conhecer muito bem a sua pele, para saber como ela se comporta diante dos cuidados diários, pois muitas pessoas trabalham em contato com temperaturas e ambientes diferentes, tanto no ar condicionado direto, quanto expostas frequentemente ao sol contínuo. O melhor é procurar não fazer a agressão à pele, pode até ser uma ideia legal fazer uma esfoliação caseira, porem, sem o cuidado certo pode-se prejudicar e não ajudar a pele.

Lembre-se que a mesma não necessita te dar a sensação de esticada para estar limpa, além disso, isso acontece bastante com aquelas pessoas que estão habituadas a lavar o rosto usando sabonete normal no banho. A pessoa fica com a sensação de pele seca e esticada, característica de que foram removidos da mesma seus importantes óleos naturais.

É fundamental salientar que desta forma, os cuidados com a pele devem, ser diários e sucessivos, e devem começar desde cedo. Não sendo interessante e nem proveitoso passar a cuidar da pele somente depois que surgem os primeiros indícios de envelhecimento. 

As Fases do Envelhecimento

Quando se tem 20 anos, a pele do rosto tem uma aparência lisa, misturando partes oleosas e secas, com uma maior tendência a sofrer com a acne. Já aos 25 anos a tendência natural é que se comece a perder o colágeno responsável pela firmação da pele. Quando se tem 30 anos é o momento crítico o qual passam a aparecer as primeiras rugas, mais tênues, próximas da testa e envolta dos olhos.

As pessoas que já têm maior tendência ao aparecimento das manchas, as mesmas se iniciam na fase dos 30 também, especialmente depois da gravidez. E, a partir dos 40 anos para frente a pele tende a passar por uma tremenda transformação, em decorrência da diminuição dos hormônios e da ovulação. 

Cuidados Para Uma Pele Caudável

  • Para ter uma pele mais saudável é importante que se tenha certos cuidados e um dos principais é: tome bastante água. O líquido da beleza pode ser considerado facilmente como sendo a fonte da juventude, proporcionando inúmeros benefícios à pele.
  • Outra dica fundamental, mas que muitos não levam a sério de verdade é: jamais durma maquiada. A maquiagem causa estragos na pele, especialmente a pessoa tiver a pele oleosa, já que a mesma entope os poros, não deixando que a pele respire naturalmente.
  • A maquiagem usada, em qualquer idade, deve ser aquela que esteja de acordo com o seu tipo de pele, para não causar mais malefícios do que benefícios futuros. Isso é mais ainda importante quando a mulher tem a necessidade de se maquiar diariamente. Já pensou você passando produtos errados na pele dia após dia, vai chegar um momento em que a sua pele vai cansar e esse cansaço será evidente através das rugas e manchas. Nesses casos, é fundamental que se faça uma boa limpeza diária e noturna, assim, a pele poderá se recuperar durante o sono e se revitalizar pela manhã. Há várias opções de demaquilantes de qualidade, disponíveis no mercado, por isso, tenha sempre um deles a mão.
  • Outro dado importante a ser levantado é a dificuldade encontrada pelas mulheres, de conseguir remover o rímel que é aplicado nos olhos. Para isso também há produtos próprios, que são aprovados por dermatologistas e não causam problemas a essa região. O que não pode ser feito é sair esfregando os olhos até que a maquiagem saia, pois, além de quebrar os cílios, você ainda pode levar de brinde uma tremenda irritação nos olhos.
  • Os cuidados com a pele danificada, seja pelo aparecimento de uma espinha, seja pela descamação causada pelo frio ou pelo vento, ou ainda em razão da queimadura solar, é o mesmo. Jamais cutuque, e isso inclui não espremer a espinha, não retirar a pele descamada e  tudo mais. Quando a pele está assim, precisa de um bom hidratante e de tempo para que possa se recuperar de forma natural. Caso fique cutucando o que pode ganhar é uma série de manchas ou cicatrizes das quais se lembrará pelo resto da vida.
  • É importante saber que o protetor solar não é frescura e nem artigo de luxo, é uma necessidade e precisa ser usado diariamente. Sem ele, a pele fica totalmente desprotegida e a mercê das ações nocivas dos raios solares, causando o câncer de pele e ainda o envelhecimento precoce.
  • Também é fundamental se ter higiene com os produtos de maquiagem e, nessa categoria devem estar inclusos os pincéis, que precisam ser lavados semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Para isso, basta usar sabonete líquido neutro e água e deixar que os mesmos sequem naturalmente sobre uma toalha ou ao sol. Além disso, cada tipo de pincel possui cerdas diferentes e você deve saber qual o tipo de cerda tem o seu, para que possa realizar a higienização adequada. Esse procedimento deve ser feito, pois os pinceis estão repletos de  bactérias, ácaros e fungos que se alimentam dos restos de pele que neles ficam presos quando são usados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.