As Causas da Pele Oleosa e Como Tratar

Se existe uma coisa que desestabiliza muitas mulheres, e até muitos homens, é ter a pele oleosa. Mesmo cuidando chega um certo momento do dia em que a pele fica com aquele aspecto gorduroso que parece que você não lava o rosto a semanas. As áreas da fronte e do nariz ficam especialmente oleosas.

Além disso, os poros ainda ficam dilatados o que facilita o aparecimento de espinhas e cravos. Uma forma de amenizar o problema é ter bons hábitos de higiene que evitem que se acumule essa gordura no rosto. Quem sofre com as espinhas que aparecem do dia para a noite podem ainda contar com os produtos secativos.

A seguir preparamos um verdadeiro dossiê sobre a pele oleosa, com as suas causas e as melhores formas de tratamento. Vale a pena acompanhar tudo isso e encontrar as respostas para resolver os seus problemas com a oleosidade.

As Características da Pele Oleosa

Em geral a pele que é oleosa é brilhante, está sempre com um aspecto gorduroso e tem poros dilatados. Nesse tipo de pele é bastante comum que apareçam cravos e espinhas e em casos mais extremos podem surgir áreas de vermelhidão e descamação com dermatite seborreica e até mesmo acne.

As Causas

A pele oleosa é causada basicamente por dois fatores que são a genética e ainda desequilíbrios hormonais ocasionais que podem acarretar no aparecimento do brilho, gordura e espinhas assim como cravos. O suor excessivo também pode ser um motivo que faz com que a sua pele seja bastante oleosa. Observe como a sua pele fica ao longo do dia, ou seja, se você fica com o aspecto brilhante entre outros.

Tratamentos Para Pele Oleosa

Se você sofre com uma pele excessivamente oleosa a dica é procurar a orientação de um médico dermatologista para que ele te auxilie na escolha dos produtos corretos. Dentre as opções de tratamento estão produtos como sabonetes e adstringentes que possuem ativos como sulfacetamida, ácido glicólico, enxofre, zinco, piroctone olamina entre outros.

Também é possível que o médico indique a realização de procedimentos à base de AHA (alfa-hidroxiácidos) que atuam como renovadores celulares. Tem ainda os peelings suaves de ácidos glicólico e retinoicos que ajudam a manter o equilíbrio da oleosidade no seu rosto. A limpeza serve para ajudar a remover os cravos da sua pele.

Quem tem a pele oleosa precisa ter hábitos de higiene em casa que incluam os sabonetes e adstringentes especiais para o seu tipo de pele. Outros bons produtos para esse tipo de pele são os séruns e géis mais leves que possuem vitamina C e ácidos de frutas e ácido glicólico.

Dica de Tratamento Caseiro Para Pele Oleosa

A primeira coisa importante a ser dita é que nada substitui uma visita a um dermatologista para que ele faça a avaliação mais correta possível da sua pele para sugerir os melhores produtos para o seu tipo de pele. Contudo, existem algumas dicas caseiras para ajudar a controlar a oleosidade.

Para essa receita precisaremos de meia cenoura ralada misturada a três colheres de sopa de iogurte natural. A mistura deve ser aplicada no rosto, mas com cuidado para evitar a área dos olhos e da boca. Deixe que aja por uns vinte minutos e depois enxágue com água fria.

Para usar esse método é necessário que o seu rosto esteja bem limpo e previamente esfoliado para que possa realmente penetrar na pele dando os resultados esperados. A principal vantagem de consultar um dermatologista é que o profissional irá indicar um hidratante que pode permanecer na sua pele o dia todo. Além disso, com o tratamento em consultório os resultados serão bem mais rápidos.

Receita Caseira de Esfoliante Para Pele Oleosa

Também é possível fazer um esfoliante caseiro para cuidar da sua pele oleosa, para essa receita precisaremos de fubá, limão (em forma de suco), açúcar e óleo de amêndoas, todos os ingredientes devem ser usados na medida de uma colher de sopa. Misture tudo e aplique no rosto fazendo movimentos em forma de círculos. Você sentirá uma leve fricção.

Nessa receita o óleo de amêndoas tem a função de fazer a hidratação da pele para que seja mais fácil para os grãos deslizarem sobre ela. O suco de limão age como o removedor da oleosidade. Já o fubá e o açúcar tem função de retirar a camada mais superficial da pele bem como as suas células mortas e ainda estimulam a circulação do sangue. Após terminar o processo de esfoliação você deverá remover bem o produto com água fria. Faça esse procedimento a noite já que o suco de limão pode causar manchas e queimaduras na pele quando em contato com o sol.

Dicas de Como Cuidar da Pele Oleosa

Para cuidar da pele oleosa é necessário lavar o rosto com água fria uma vez que a água quente faz a estimulação da produção das glândulas sebáceas que deixam a pele mais oleosa. Lave o seu rosto com água fria pelo menos duas vezes por dia, utilize nessa lavagem um sabonete neutro ou mesmo um que seja especialmente indicado para a pele oleosa.

Sabonetes

É importante que os sabonetes usados para limpar a pele oleosa possuam ação antisséptica e anti-bactericida para evitar que haja a formação de cravos e espinhas. Fique atenta ainda para escolher produtos que não tenham álcool em sua composição como removedores de maquiagem, por exemplo. Os tônicos e outros produtos usados na pele devem equilibrar o pH e proporcionar uma ação calmante. Os produtos devem fechar os seus poros.

Hidratação da Pele Oleosa

Existe um mito de que pele oleosa não deve ser hidratada, porém, saiba que todo tipo de pele precisa ser hidratada especialmente aquele que é oleosa. A pele oleosa produz grande quantidade de óleo para tentar hidratar a pele naturalmente, sendo assim usar um hidratante irá ajudar a equilibrar esse fator.

Contudo, é fundamental encontrar um hidratante feito para o seu tipo de pele, existem versões em gel, por exemplo, que são bem melhores que aquelas em creme que podem ficar bem gordurosas. A dica é procurar por produtos que não tenham álcool na sua fórmula e possuam vitaminas, zinco e ácidos que são ótimos para tratar a pele oleosa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pele

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.