Depilação A Laser Dói?

A questão da depilação é um hábito cultural muito recente em toda a sociedade. Cada vez mais, homens e mulheres têm se depilado pela considerada beleza de uma pele sem pêlos. Seja pela falsa impressão de higiene que os pêlos passam, seja pelos filmes de pornografia que são atuados por pessoas sem pêlo algum no corpo.

No mundo ocidental, era comum mulheres se depilarem através de uma remoção sofrida de pelos faciais, das axilas e dos membros inferiores, os quais ficavam com as regiões sensíveis por dias em determinados tipos de pele. A moda do corpo depilado foi se tornando cada vez mais popular e maior pelo corpo todo. O estilo brasileiro de depilação foi exportado para o mundo como sendo o Brazilian Waxing, um estilo de depilação quase total dos pêlos pubianos, dando uma segurança maior para vestir biquínis pequenos e ousados nos dias de calor do verão brasileiro.

Depilação a Laser

Depilação a Laser

Esse tendência estética, como dito no começo, não ficou somente no corpo feminino. Para exibir uma maior sensualidade e definição da musculatura trabalhada por horas em academias, homens habituaram se a depilar completamente o tórax e as pernas, deixando também quase todo o corpo lisinho. O que antes era símbolo de masculinidade, passou a se tornar sinal de corpo mal cuidado e relacionado à sujeira.

Para acompanhar tendência estética, a tecnologia procurou trabalhar em função de reduzir a dor e as agressões à pele que a cera quente e as lâminas de barbear costumam causar na maioria das pessoas. Foi desenvolvida a técnica de depilação a laser, conhecida também pelo termo médico de epilação. Quando essa nova técnica de depilação foi lançada os custos da sessões eram caríssimos, mas estão cada vez mais acessíveis e existem até mesmo aparelhos a laser que podem ser manuseados em casa, desde que tenham a orientação previa de um médico.

Antes de se jogar completamente na depilação a laser, confira algumas questões que irão esclarecer se o seu tipo de pele pode receber essa técnica inovadora.

Imagem de Amostra do You Tube

Essa É Uma Técnica Definitiva?

Varia de pessoa para pessoa o resultado das sessões de depilação a laser, sendo fatores determinantes para esse resultado a cor do pêlo e da pele de cada um. Essa importância é devido ao tipo de luz usada nos lasers, o qual é bem absorvido pelo pigmento marrom de pêlos escuros, ocorrendo o contrário – a reflexão – em pêlos claros. O calor formado pela luz do laser queima o folículo, que é nada mais que a raiz do pêlo, gerando um dano que pode ser permanente ou não, podendo também variar de acordo com a intensidade da energia que agride o pêlo. Ou seja, não é sempre que uma só sessão basta para acabar com o crescimento dos pêlos e não é todo tipo de pêlo que pode receber essa técnica, pois ela só funciona com bons resultados em pêlos naturalmente escuros.

Antes e Depois

Antes e Depois

A melhor combinação de cor de pele e pêlos são as pessoas que têm a pele clara e os pêlos escuros, visto que a luz costuma ser mais facilmente absorvida por pêlos. Já nas pessoas com pele escura, esse tipo de depilação deve ser feita com cuidado redobrado, pois a pele na qual está enraizado o pêlo é, também, pigmentada com cor escura, podendo absorver a luz – fato que pode causar manchas pelas pequenas queimaduras que a luz absorvida pela pele pode ocasionar. Essas manchas ficam escuras e, com o tempo vão clareando até se normalizarem, mas se foram manchas claras, o desaparecimento delas é mais complicado e exige cuidados mais atentos. Em pessoas de pêlos, loiros ou grisalhos, não é recomendado se fazer essa técnica, devido aos resultados irrisórios que a depilação a laser acaba apresentando.

Imagem de Amostra do You Tube

Quantas Sessões São Necessárias Para Se Ter Bons Resultados, Em Geral?

Ao menos cincos sessões são necessárias para se ter resultados significativos. Porém essa é apenas uma média, pois a quantidade de sessões varia de pessoa para pessoa. a genética de cada um é o fator que determina a eficiência da depilação a laser. Quando bem feita, as sessões a laser costumam ter resultados excelentes e pouca manutenção é exigida. Para os casos em que a manutenção tem de ser feita, recomenda se um intervalo de oito a doze meses para uma nova bateria de sessões.

A Depilação A Laser É Indolor?

Esse é outro ponto em que a questão genética é determinante. Há pessoas as quais sofrem muito com a dor e outras que não sentem simplesmente nada, ou que sentem dores em áreas especificas do corpo. Ou seja, somente se você tiver pêlos naturalmente escuros e for fazer uma sessão com um profissional confiável para saber se o método é indolor ou não.

A região da virilha e as partes do corpo com a pele mais escurecida que as demais partes são, em média, mais sensíveis. Para aliviar a dor dessas partes do corpo também foi desenvolvido métodos que reduzem a sensação incomoda na pela. Anestesias locais e aparelhos os quais soltam pequenos jatos gelados ao mesmo tempo que o laser aliviam a dor e a irritação da pele local. Uma vantagem das sessões de depilação a laser é a rapidez com que ela é feita.

Homens Também Podem Aderir A Essa Técnica?

Como dito no começo do post, a depilação é sim uma hábito que também é praticado por homens. Mais do que uma questão estética, essa técnica pode ser uma questão de saúde. Para aqueles que sofrem com a foliculite da barba, a qual é um tipo de  inflamação dos pêlos que se forma pelo uso da lâmina de barbear, essa técnica acaba com os pêlos e por conseqüência com as inflamações na pele. Não há contra-indicações da depilação a laser em homens.

A Pele Fica Muito Sensível Após Uma Sessão de Depilação A Laser?

É comum que a pele fique avermelhada e muito sensível assim que uma sessão acaba. Em alguns casos, crostinhas de pele morta, nas áreas atingidas pelo laser, podem se formar. A dica é seguir a recomendação médica de como recuperar a boa saúde da pele de volta. Utilize apenas o que for receitado pelo médico, pois hidratações caseiras podem irritar ainda mais uma região que está sensibilizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>