Importância de Dormir Bem

O sono é essencial para a saúde e o bem-estar do ser humano. No entanto, milhões de pessoas não dormem o suficiente e muitos sofrem com a falta de sono. Uma pesquisa realizada constatou que, pelo menos, 40 milhões de americanos sofrem de mais de 70 distúrbios do sono diferentes e 60% dos adultos relata ter problemas de sono algumas noites por semana ou mais.

A maioria das pessoas com estes problemas não é diagnosticada e tratada.

Além disso, mais de 40 por cento dos adultos experimentam a sonolência diurna, que chega a interferir em suas atividades diárias, pelo menos, alguns dias cada mês.Além disso, 69% das crianças experimenta um ou mais problemas de sono algumas noites ou mais por semana.

Quais São os Sinais de Que uma Pessoa Não Está Dormindo Bem?

O mau humor e irritabilidade são alguns dos primeiros sinais que uma pessoa apresenta quando não está dormindo bem. Se o problema continua, há um agravamento dos sinais e a pessoa pode começar a apresentar desaceleração da fala, perda da memória e da produtividade, etc.

A sonolência durante o dia é um dos principais sintomas, a pessoa que experimenta este problema sofrerá micro cochilos, que duram de 5 a 10 segundos, e que causam lapsos de atenção. Imagine se a pessoa passa por isso enquanto dirige, por exemplo, o risco de acidente é bastante alto.

Qual a Quantidade de Sono Diária Necessária?

Necessidades de sono são individuais e podem variar de acordo com cada pessoa. Em geral, a maioria dos adultos saudáveis ​​permanece 16 horas acordada e precisa de uma média de oito horas de sono por noite.

No entanto, alguns indivíduos sentem menos sono e precisam de apenas 6 horas de sono. Outros não conseguem realizar as suas atividades se não dormirem 10 horas por noite. E, ao contrário do que muitos acreditam, a necessidade de sono não diminui com a idade, mas a capacidade de dormir pode ser reduzida para seis a oito horas de uma só vez.

O Que Causa Problemas de Sono?

Psicólogos e outros cientistas que estudam as causas dos distúrbios do sono têm mostrado que tais problemas podem estar direta ou indiretamente ligados a anomalias nos seguintes sistemas:

  • Sistemas fisiológicos
  • Cérebro e sistema nervoso
  • Sistema cardiovascular
  • Funções metabólicas
  • Sistema imunológico

Além disso, existem alguns distúrbios e doenças que também podem causar problemas de sono, incluindo:

  • Sonolência patológica, insônia e acidentes
  • Hipertensão e elevados riscos cardiovasculares
  • Distúrbios emocionais (depressão e transtorno bipolar)
  • Obesidade, síndrome metabólica e diabetes
  • Uso de álcool e drogas

Como o Ambiente e o Comportamento Afetam o Sono de uma Pessoa?

De acordo com especialistas do sono, o estresse é a causa número um de dificuldades para dormir a curto prazo. Os motivos mais comuns incluem pressão relacionada a estudos ou trabalho, um problema familiar ou conjugal e uma doença grave ou morte na família.

Normalmente, o problema de sono desaparece quando a situação estressante passa. No entanto, se os problemas do sono, tais como insônia, não são tratados corretamente desde o início, eles podem persistir por muito tempo, mesmo que o estresse inicial já tenha passado.

O consumo de álcool ou bebidas que contenham cafeína durante a tarde ou à noite, fazer exercícios físicos perto da hora de dormir, trabalhar ou fazer outras atividades mentais intensas imediatamente antes ou depois de ir para a cama pode perturbar o sono.

Fatores ambientais, tais como o quarto que está muito quente ou frio, muito barulhento ou muito iluminado pode ser uma barreira para o sono. Interrupções de filhos ou outros membros da família também podem interromper o sono. Outros detalhes para prestar a atenção são o conforto e o tamanho de sua cama e os hábitos de seu parceiro de sono. Dormir ao lado de alguém que tem diferentes preferências do sono ou ronca, por exemplo, pode acabar prejudicando o seu sono.

Os Problemas de Saúde e Perturbações do Sono

Uma série de problemas físicos pode interferir no sono. Por exemplo, artrite e outras condições que causam dor, dor nas costas ou outros tipos de desconforto podem tornar difícil a tarefa de ter uma boa noite de sono.

Para as mulheres, a gravidez e as mudanças hormonais, incluindo aqueles que causam a tensão pré menstrual (TPM) ou menopausa e as famosas ondas de calor, também podem atrapalhar o sono.

Finalmente, certos medicamentos como descongestionantes, esteróides e alguns medicamentos para a hipertensão arterial, asma ou a depressão podem causar dificuldades para dormir como um efeito colateral.

É interessante falar com um médico ou profissional de saúde sobre qualquer problema dormir que se repete ou persiste por mais de algumas semanas. Alguns distúrbios psiquiátricos têm a fadiga como sintoma principal. Incluindo o transtorno depressivo maior (inclusive a depressão pós-parto), depressão menor, dythymia, ansiedade e transtorno bipolar.

Acidentes Causados Por Distúrbios do Sono

Diversos acidentes podem ser atribuídos a pessoas que sofrem de uma grave falta de sono. O ato de sair no sono enquanto dirige é responsável por, pelo menos, 100 mil acidentes, 71.000 feridos e 1.550 mortes por ano no país.

Os jovens, que são particularmente suscetíveis aos efeitos da perda crônica do sono, estão envolvidos em mais da metade dos acidentes nas rodovias do país a cada ano. A perda de sono também interfere na aprendizagem nas escolas, com 60% das crianças da escola primária e do ensino médio relatando que estão cansadas ​​durante o dia e 15% delas admitindo que dorme nas aulas.

Como Ter Uma Boa Noite de Sono

Por fim, não podemos deixar de dar dicas de como ter boas noites de sono. Confira:

  • Mantenha um horário regular de sono.
  • Não comer ou beber alimentos que contenham cafeína de quatro a seis horas antes de dormir e reduza o consumo durante o dia.
  • Não fume, especialmente perto de deitar ou se você acordar no meio da noite.
  • Evite ingerir álcool e fazer refeições pesadas antes de dormir
  • Faça exercícios regularmente.
  • Elimine ruídos, luz e temperaturas excessivamente quentes ou frias no local em que você dorme.
  • Experimente acordar sem despertador.
  • Tente ir para a cama mais cedo todas as noites durante um determinado período. Isso irá garantir que você está dormindo a quantidade de horas necessárias.

Todas as mulheres se preocupam em manter uma pele saudável e um corpo bonito e esbelto por isso sempre procuram adotar determinados costumes que irão potencializar a beleza natural.

Para as mulheres que procuram emagrecer uma dica boa é procurar dormir bem, pois segundo pesquisa tendemos a comer mais quando dormimos pouco.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Corpo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.