Cuidados Com as Unhas Para Mantê-las Bonitas e Saudáveis

As unhas são, querendo ou não, uma janela de sua aparência. E não falo apenas para as mulheres. Unhas são avaliadas não apenas pela cor do esmalte que a mulher está usando, mas pelo tamanho, pelo corte e por sua aparência saudável. Sim, as unhas também tem saúde e elas estão diretamente ligadas à órgãos como fígado, estômago e até o coração.

O Que São As Unhas?

As unhas são um anexo cutâneo que é formado pela diferenciação de certos segmentos da pele. Apesar de ter função estética, as unhas estão envolvidas no processo de proteção do corpo e do organismo em relação ao meio externo.

Unhas Saudáveis

Unhas Saudáveis

As unhas tem um crescimento contínuo, sinal de que recebem estímulos hormonais e nutricionais diversos e constantes, por isso possuem muita queratina. Caso a unha comece a demonstrar problemas como o crescimento interrompido ou se ficar ondulada ou com manchas, isso pode ser sintoma de alguma doença grave e o organismo está reservando proteínas e vitaminas para a defesa de órgãos vitais. Quando se está com uma doença grave, as primeiras partes do corpo que perdem nutrientes e ficam fracas são as unhas e os cabelos. Ambos ficam opacos e sem vida.

A partir da observação da unha e da identificação de certas alterações da normalidade da unha é possível identificar certas doenças sistêmicas, permitindo muitas vezes um tratamento precoce. Para facilitar nosso trabalho para identificar alguma alteração na unha, vamos saber agora como deve ser uma unha normal, sem nenhuma alteração.

Como É a Unha Normal

Para ser considerada normal, a unha deve ser transparente, lisa suave, sempre permanecer colada ao seu leito e estar sempre em crescimento contínuo.  Diversas alterações nas unhas em um desses pontos citados podem significar algum problema interno.

Crescimento das Unhas

As pessoas costumam avaliar o crescimento das unhas como “Elas crescem muito rápido” ou “Elas demoram a crescer”. Esse julgamento é errado. As unhas crescem, normalmente, 3 milímetros por mês. Geralmente, as unhas das mãos demoram de 4 a 6 meses para se renovarem e as unhas dos pés demoram em torno de 6 a 12 meses. Exceto durante a gravidez, as unhas das mulheres crescem mais demoradamente do que a dos homens. Vale ressaltar que esses números variam de pessoa para pessoa, pois são relacionados à idade, ambiente, ocupação…

Primeiros Sinais de Problemas Internos

Normalmente, os primeiros sinais de que não está tudo em ordem nos órgãos internos e que aparecem nas unhas são quando as mesmas começam a ficarem fracas e quebradiças ou não ficam coladas na parte distal. Isso ocorre pelo uso demasiado de esmaltes, fortalecedor de unha com formol ou por microtraumatismos em unhas (muito comum em digitadoras e secretárias). Como já dito anteriormente, existem sinais que são ligados a algumas doenças. Vamos ver quais sinais um dermatologista observa antes de nos encaminhar a um médico específico e quais as doenças relacionadas a esses sinais.

  • Anemia

Unhas secas, opacas, quebradiças, com muitos sulcos transversais, em forma côncava e com descolamento distal

  • Doenças cardíacas

Unhas alargadas, curvadas para baixo, ao invés de rosadas meio arroxeada e/ou pontos arroxeados.

  • Doenças renais

Unhas amarelas ou cinzentas, linhas transversais brancas, unha metade marrom metade clara e o engrossamento das unhas.

  • Doenças hepáticas

A cirrose tem uma unha anormal típica, popularmente conhecida como “Unhas de Terry”. A unha é esbranquiçada  na parte proximal (a parte de baixo da unha) e de cor normal na parte distal (a parte de cima), unhas amareladas, pálidas, aumento e arredondamento da unha.

  • Doenças gastrointestinais

Unhas frágeis, doloridas e que a parte distal descama ou descola. Também há a presença de pontos hemorrágicos.

  • Diabetes

Unhas avermelhadas, grossas e com a visualização de vasos na pele. Também é comum o engrossamento e o endurecimento das pontas dos dedos, e a presença freqüente de micoses.

  • Hipertireoidismo

As unhas ficam fracas e finas, ocorrendo o descolamento da parte distal e abaulamento.

  • Hipotireoidismo

Ao contrário do hipertireoidismo, as unhas engrossam e ficam opacas.

  • Lúpus eritematoso

Ocorre descolamento da parte distal da unha, depressões puntiformes e manchas brancas nas unhas. Também há a hemorragia da cutícula.

  • Reumatismo

Unhas amareladas, sulcos transversais, manchas brancas na base da unha, unhas avermelhadas e o engrossamento das unhas.

  • Leucemia

A unha engrossa, fica quebradiça chegando a causar a perda total da unha.

  • AIDS

A unha de quem tem AIDS é acometida por diversas infecções, causadas por fungos, cândida, vírus ou herpes.

Como vimos à fraqueza, a grossura e a cor da unha sempre são avaliadas para sabermos se está tudo ok no nosso organismo interno. Algumas vezes esses sintomas são apenas maus tratos com nossas unhas, então vejamos agora como cuidar de nossas unhas e evitar que elas fiquem fracas ou quebrando.

Boa Alimentação

A saúde das unhas está muito ligada à alimentação, assim como outros aspectos de nossa vida. Uma alimentação rica em proteínas e nutrientes é essencial para que as unhas permaneçam saudáveis.

Alimente - Se Bem

Alimente – Se Bem

Trabalhos Domésticos

Pessoas que executam trabalham domésticos, como lavar a louça, sem o uso de luvas tem uma tendência maior a ter unhas fracas e quebradiças, além do aparecimento de manchas. Produtos químicos em contato direto com a pele e a unha tornam-lhes desgastados, trazendo o enfraquecimento.

Esmaltes

O esmalte serve para dar beleza às unhas, mas muito cuidado em sua utilização. É essencial que durante uma semana, pelo menos um dia suas unhas fiquem sem nada as cobrindo. Também é interessante usar esmaltes sem ingredientes corrosivos, evitando o enfraquecimento das unhas. Ir à manicure toda semana enfraquece as unhas. Acetona ou removedores de esmaltes ressecam as unhas, enfraquecendo-as.

Corte das Unhas

É bom e saudável manter o corte das unhas em dia. É recomendável que as unhas, principalmente a dos pés, sejam cortadas sempre em formato retangular, evitando assim o encravamento das unhas. Evite a retirada de cutícula, pois esse ato agrava o encravamento de unha e além de facilitar a quebra das unhas, facilita a infecção através de vírus, bactérias e fungos.

Agora que vimos como cuidar das unhas não é tão difícil, podendo até economizar um dinheiro ao cuidar das unhas em casa ao invés de ir à manicure, nada de ficar com as unhas fracas ou quebradiças por aí.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Corpo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.