Como Fazer Para Não Ter Celulite?

Se tem uma coisa que assusta principalmente as mulheres em relação à estética é a temida celulite. Até porque aquelas “marquinhas” na pele não livram ninguém. Não é verdade que somente as pessoas acima do peso têm celulite, até as mulheres bem magrinhas exibem aqueles furinhos indesejados. Normalmente, o lugar preferido delas é nas coxas e no bumbum. Porém, também pode surgir na barriga, na nuca e nos braços. São as chamadas zonas onde os hormônios determinam a concentração de tecido adiposo. E não pensem que os homens não estão livres do problema, apesar da celulite aparecer com menos frequência no corpo do sexo masculino. Nos homens, ela aparece na maioria das vezes no abdômen.

Não existe um método ou produto totalmente eficaz que faça com que a celulite desapareça. Existem sim, muitos cremes e tratamentos que fazem com que o efeito casca de laranja diminua. O melhor mesmo é tentar evitar a celulite, que digamos a verdade, não é tarefa fácil.

Antes de falarmos como fazer para não ter celulite ou pelo menos tentar evitá-las, vamos entender exatamente do que se trata esse bicho papão das mulheres.

O que é Celulite?

A celulite ataca o relevo da pele criando uma alteração nela, que não é inflamatória. Ela faz com que os vasos sanguíneos e os linfáticos sejam comprimidos. A notícia ruim é que segundo estudos sobre o problema, a celulite ataca 85% das mulheres. Mas, não desanime, você pode adotar hábitos e ficar no grupo dos 15% restantes ou até mesmo aumentar o grupo de quem não tem o problema.

Quais os Problemas criam a Celulite?

Uma vez formada, da forma que foi dito anteriormente, a nutrição das células deixa de ser normal, é dificultada, o resultado, é o acúmulo de toxinas. Naturalmente, elas deveriam ser eliminadas do corpo através dos vasos linfáticos. O que não acontece por conta da celulite. Uma vez alterado esse processo, o resultado são aqueles furinhos que lembram uma casca de laranja, que na verdade são nódulos.

A Celulite Consequência do Tratamento Estético

Não pense que só problemas internos do corpo podem provocar a celulite. Ela pode aparecer em consequência a um tratamento estético, estamos falando da celulite estética. Normalmente é identificada quando se trata de um caso muito intenso. Ela pode ser na verdade uma consequência de uma drenagem linfática, que provoca peso nas pernas e sensação de cansaço. Esse tipo de celulite pode afetar também as outras partes do corpo.

Saiba os Fatores que Provocam a Celulite e Como Evitá-la

- Dieta hipercalórica: se uma pessoa está querendo ganhar uns quilos a mais, porque está abaixo do peso, pode acabar ganhando junto à celulite. Porém, não desanime, você pode sim ter uns quilos a mais e sem levar de “brinde” o efeito casca de laranja. Como? Simples. A dieta hipercalórica deverá ser acompanhada de um plano de atividades físicas. Lembre-se que não existe uma idade certa para o aparecimento da celulite, já na adolescência ela pode começar a surgir ou para quem nunca teve, entre os 40 e 50 anos.

- Herança genética: infelizmente nesse caso não tem muito que fazer somente os tratamentos para atenuar o efeito casca de laranja. Claro, que se você observa a celulite na sua mãe, pode começar desde cedo a manter uma boa alimentação e praticar exercícios com regularidade.

- Sedentarismo: as pessoas sedentárias são as preferidas das celulites, é o tipo de corpo que elas encontram mais facilidade de “ficar”. Neste caso, já sabe, se você quer mesmo evitar o problema, comece desde cedo a praticar esportes e com um ritmo regular. Não adianta ir à academia uma vez por semana ou jogar vôlei na praia só no domingo, tem que seguir uma rotina de atividades, orientadas por um profissional e leva-las com muita disciplina.

- Problemas circulatórios: os problemas circulatórios provocam a celulite. Por isso, para evitá-las é preciso cuidar e curar qualquer tipo de doença que os provoque. E para evitar um problema circulatório, tenha atenção ao tipo de calçado, não fique muito tempo em pé e nem sentado e nem caminhe muito.

- Alimentação inadequada: a alimentação, como todos nós sabemos, quando feita de modo correto é ótima para prevenir uma série de problemas. Quanto melhor e mais saudável for a sua dieta, menos problemas de saúde, de maneira geral, você terá. E como não poderia ser diferente, uma alimentação inadequada ajuda no aparecimento da celulite e para evitá-la, basta comer de forma saudável.

- Cigarro: outro grande vilão para a nossa saúde. Fala-se muito nos efeitos nocivos que ele provoca no sistema respiratório, mas ele não para por aí, entre outras coisas, provoca o aparecimento da celulite. Neste caso é simples evitar, basta não fumar ou parar imediatamente.

- Álcool: esse é outro grande vilão para a nossa saúde de forma geral. O que muita gente não sabe é que ele favorece o aparecimento da celulite. Isso mesmo, para não ter aqueles indesejados furinhos, comece cortando o consumo do álcool.

- Estresse: todos nós sabemos que o estresse provocado pela vida agitada de hoje em dia provoca uma série de danos à saúde, entre eles, o aparecimento da celulite. Por isso, procure manter-se calma, faça atividades que compensem o seu dia estressante e te ajudem a relaxar.

- Desequilíbrio hormonal: esse é outro fator que provoca o aparecimento da celulite. Não é tão simples de evitar, mas pode e deve ser controlado o quanto antes. Neste caso, você deverá observar o seu corpo e caso apresente algum tipo de desconforto, procurar um médico. Ele saberá avaliar se existe um problema hormonal e indicará a cura adequada. Quanto antes você elimina o problema, diminui a chance do aparecimento da celulite por esse motivo.

Todos os fatores que foram listados acima provocam a compressão dos vasos sanguíneos e em consequência faz com que apareça a celulite, que não se apresenta sempre da mesma forma. O efeito casca de laranja pode ser desde mais suave até mais avançado, neste último caso, com saliências muito acentuadas e grandes depressões na pele. No caso mais severo do problema, é difícil que cremes e tratamentos sejam a solução.

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>