Benefícios das Lutas para as Mulheres

Em tempos atrás, as lutas estavam associadas como atividades exclusivamente masculinas. Porém, hoje em dia, com o sucesso do MMA (Artes Marciais Mistas) em nosso país, as lutas ou artes marciais se tornaram o esporte da moda, afinal o Brasil tem inúmeros lutadores fazendo sucesso (Anderson Silva, José Aldo, Junior Cigano dos Santos, Vitor Belfort são alguns exemplos.), e por causa disso várias pessoas estão indo as academias com o intuito de praticarem os mais diversos tipos de artes marciais existentes.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

As Artes Marciais são esportes mais democráticos que os outros que existem, pois pode ser praticado por todo o tipo de pessoa, seja homem ou mulher; criança, jovem, adulto ou idoso; sem nenhum tipo de discriminação, bastando que a pessoa que pratique a Arte Marcial respeite os limites do seu corpo e do aprendizado da atividade.

As Mulheres e As Lutas

Nos tempos modernos, as mulheres estão quebrando uma serie de paradigmas da sociedade. Elas se desvincularam da imagem de ser frágil e inseriram-se em meios e atividades que antes eram consideradas apenas masculinas.

Há tempos, as academias tinham as suas atividades bem segregadas: os homens praticavam as lutas e musculação (atividades de maior contato físico e impacto) e as mulheres praticavam as aulas de ginástica. Porém, com o intuito de manter a saúde e obter um corpo mais definido, as mulheres sentiram a necessidade de praticar novas modalidades esportivas e as Artes Marciais e suas várias modalidades foram escolhidas pelo público feminino.

Contudo, para atrair o público feminino a praticar as Artes Marciais, as academias precisaram se adaptar aos objetivos das novas praticantes, passando a ter menos contato violento e tendo ênfase nos movimentos corporais das lutas, que fazem exatamente o que as mulheres desejam, queimam muitas calorias em um curto espaço de tempo e ajudam a definir a musculatura corporal.

Devido a esses diversos fatores, o número de mulheres que estão praticando Artes Marciais está em franca ascensão e tende a continuar crescendo.

Os Benefícios da Prática de Artes Marciais

A prática de Artes Marciais traz vários benefícios nas áreas física, mental e emocional para as pessoas, tais como:

  • Ajudam na melhoria do condicionamento físico;
  • Ajudam no desenvolvimento de técnicas de defesa pessoal;
  • Ajudam no desenvolvimento da resistência muscular;
  • São ótimas para queimar calorias, por isso ajudam na perca de peso e emagrecimento;
  • Auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora e da flexibilidade corporal;
  • Alguns tipos de Artes Marciais combatem o stress;
  • Ajudam no desenvolvimento do corpo e da mente.
Saiba Mais

Saiba Mais

Tipos de Artes Marciais

Segue Abaixo Algumas Opções de Lutas Que Podem Ser Praticadas Pelas Mulheres:

  1. Muay Thai – Arte Marcial oriunda da Tailândia é muito praticada pelas pessoas que desejam aprender técnicas de defesa pessoal e é a modalidade mais procurada entre as mulheres, pois trabalha o corpo por um todo e possui um alto gasto calórico. A prática de Muay Thai fortalece as pernas, glúteos, parte central do tronco e abdômen, esta modalidade é indicada para quem deseja emagrecer (em um treino de 01 hora, pode ser eliminada 800 calorias), e traz benefícios nas áreas da coordenação motora, para a concentração, alivio da tensão e do stress, aperfeiçoamento da coordenação e da agilidade. Porém, o Muay Thai é contra indicado para quem tem problema nas articulações e nos joelhos;
  2. Karatê – Esta é provável a Arte Marcial mais conhecida e difundida mundialmente, pois ensina defesa pessoal e auxilia na diminuição do stress. O Karatê traz benefícios para o corpo e para a mente, ajudando no emagrecimento, fortalecimento de pernas e braços, aumentando a agilidade e o equilíbrio, além de ajudar nas relações pessoais. Não existe contra indicações para a prática do Karatê, e cada aula com duração de 01 hora o gasto calórico pode chegar a até 800 calorias;
  3.  Boxe – um dos esportes mais praticados pelas mulheres, as aulas tem como objetivo desenvolver o preparo físico e a rapidez, além das técnicas de defesa e combate com os punhos. O Boxe exige muita movimentação por parte do praticante, o que favorece o trabalho muscular dos braços e das pernas, além disso, o boxe ajuda a definir o abdômen e a cintura, pois exige que o praticante fique o tempo todo com a barriga contraída. Na prática do Boxe, há um grande gasto calórico, algo em torno de 700 a 800 calorias, alivia o stress, aumenta a resistência muscular, além de ajudar na tonificação corporal;
  4.  Capoeira – Uma luta desenvolvida pelos escravos no Brasil que acabou conquistando muitos adeptos por envolver música e dança. A capoeira movimenta todo o corpo, mas as pernas e barriga se desenvolvem bastante. O gingado e as acrobacias ajudam a ganhar flexibilidade, elasticidade, alem de desenvolver o equilíbrio. O treino da capoeira proporciona o alivio da tensão e do stress. Não existe contra indicações, e o gasto calórico de 01 hora de aula é de 750 calorias. Além do beneficio corporal, a capoeira gera uma grande interação entre os praticantes o que melhora a autoestima, a autoconfiança e a sociabilidade, pois todos podem participar
  5.  Body Combat – O Body Combat é constituído por aulas aeróbicas (ritmadas e coreografas) inspiradas em artes marciais, ele não tem o objetivo de ensinar nenhuma técnica de combate, mas é uma opção para quem deseja emagrecer, definir a musculatura e busca por aulas animadas e sem contatos físicos. No body combat são feitas coreografias com base em golpes de artes marciais. O Body Combat não apresenta contra indicações e uma aula de 50 minutos tem um gasta cerca de 750 calorias;
  6.  Judô – o objetivo do judô é derrubar e imobilizar o oponente, e para alcançar o intento é necessário fazer força com o tronco e os braços. Mas a resistência às investidas do adversário, faz com que o corpo todo se contraia, trabalhando assim o corpo por completo. A disciplina é um dos pontos chaves dessa arte marcial. Uma aula com 01 hora de duração tem gasta 800 calorias.
  7.  Jiu-Jitsu – arte marcial praticada no chão que tem o intuito de imobilizar o adversário. O Jiu-Jitsu contribui para o fortalecimento muscular, para a melhoria do condicionamento físico e da função cardiorrespiratória. Apesar de necessitar de força para a prática da luta, o importante é ter o domínio pleno da técnica, além de muita atenção para dominar o oponente. Em uma aula, o gasto médio é de 800 calorias.
  8.  MMA – o MMA (Artes Marciais Mistas) é a mistura de 07 tipos de lutas: Jiu-Jitsu, Muay Thai, Judô, Wrestling, Karatê, Boxe e Capoeira. O MMA gera vários benefícios aos praticantes como: fortalecimento, equilíbrio, agilidade, flexibilidade e perca de peso. O gasto calórico de uma aula de MMA pode chegar a 1200 calorias.

Para as mulheres que desejam praticar alguma arte marcial, elas devem tomar os cuidados necessários e se proteger de forma correta: cabelos presos, unhas sempre aparadas, treinar sem brincos e outros acessórios, e deve-se usar protetor para boca e seios. Além disso, como em todo inicio de atividades físicas é necessário realizar consultas médicas para saber a real condição da pessoa e o ideal é que não se treine em jejum. E durante o treino, mantenha uma boa hidratação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Corpo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.